terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

A Hora H

“Spinning”

Boas pessoal!

Recentemente o Mar deu uma quebra para se fazer umas investidas numa zona de que eu gosto muito, como tal não podia perder aquela oportunidade, nesta que para mim está a ser uma das piores temporadas de sempre, se não a pior.


Neste dia a escolha caiu sobre a vertente de spinning, pois apesar de já ter saudades de pescar por estas bandas ao corrico e de sentir aquela liberdade de me deslocar a todos os cantos para lançar aqui e ali, ainda tinha a vantagem de poder ficar por lá mais uns dias se quisesse, pois não precisava de me preocupar com o isco e levava menos material do que se fosse fazer surfcasting. Durante o dia andei por ali a tirar medidas e a ver onde podia ter mais hipótese de cravar algum peixe comprido.

Assim que o sol começa a mergulhar no mar a temperatura começa a cair a pique e está na altura de começar a vestir roupa e equipar a rigor para enfrentar a noite gelada que se avizinha, o ficar em casa não é solução, se um gajo deixa de ir à pesca por causa do frio, disto e daquilo quando sabe está tornado num maricas, há que meter o corpo e a mente à prova e saber como lidar com tais situações… 

Aproveitei para jantar uns peitinhos de frango fritos com alhos e ovo que empurrei para baixo com um belo vinho que o meu amigo Cabeçudo me ofereceu, obrigado Cabeçudo 😆 assim vale a pena ter amigos Cabeçudos como tu Cabeçudo 😂😂

Quando cheguei lá em baixo pousei o ceirão em cima de uma pedra que eu já conheço bem e comecei a pescar num sítio onde desde o início eu sabia que ia ser um risco porque ali havia muitas pedras, para além de perder material poderia também perder algum peixe bom e esse é que era o meu maior receio, pois neste spot costumam aparecer uns velhacos lá de vez em vez, mas era ali onde eu depositava a minha fé naquela noite fria. 

Andei a bater todos os cantinhos que me pareciam propícios a entrar um Robalo e até que num de tantos lançamentos houve alguma coisa que me bloqueou a recuperação da amostra, instintivamente faço uma ferragem forte e o “assalto” tinha começado, cedo me apercebi que tinha lá um belo tronco e o batimento cardíaco acelerou assim que o gajo começou a pedir-me linha, por momentos temi a perda deste peixe, ele puxava para fora e eu puxava para dentro, as pedras em silencio espreitavam só com os olhinhos de fora à espera de um pequeno descuido para me tricarem o multi, entretanto aos poucos fui encostando o velhaco que por duas vezes andou muito perto das rochas, sempre concentrado no que estava a fazer após alguns minutos lá consegui meter o velhaco cá fora, e levei-o para onde a água não lhe chegasse, que alivio que foi ver este peixe a salvo, era um peixe grande e comprido que já tinha desovado…

Os peixes grandes não saem todos os dias, por isso quando apanho um bom exemplar agradeço ao Oceano pela oferenda que tinha reservada para mim naquele dia, temos de ter consciência de que a pesca não é fácil, é difícil e cada vez será mais difícil fazer boas pescas ou apanhar bons exemplares… Por vezes para se ter êxito nas pescas de Inverno há que actuar antes do tempo, gosto de fazer prospecção dos spots antes de chegar a hora H, aqueles momentos especiais porque tanto espero durante meses não podem ser passados à papo-seco, saber como estão e como estiveram os fundos nas últimas semanas ou nos últimos meses faz toda a diferença nestas praias de fundos mistos, muitos passam o ano à espera disto e daquilo, pois eu passo o ano à espera do dia em que todas as condições se vão alinhar para que seja prometedor pescar em tal spot, o Inverno aqui no Sul do Sul é curto e está por um fio…

Quando cheguei lá em cima à carrinha era esta a temperatura que me esperava para uma bela e confortável noite de núpcias.

Nestas noites rijas de Inverno quando vou para a pesca tenho por hábito abusar nas calorias, um gajo também tem de comer alguma coisa, atão 😋😆

No dia seguinte descobri este parque de diversões 

Ainda recolhi por ali algum lixo que alguém se “esqueceu” não tenham vergonha de apanhar o lixo dos outros, tenham sim orgulho de não serem como eles.

Pessoal por hoje é tudo, devolvam as medalhas para que um dia elas se transformem em troféus como este que nos dão tanto prazer e alegria…

Haja saúde e força aí.


 

15 comentários:

  1. Viva!

    Epá, belo relato e belo peixe! Obrigado pela partilha!

    O que tenho aprendido neste meu primeiro Inverno de pesca é que um tipo tem que ser duro. Ainda ontem fui apanhar um belo chibo ao nascer do dia... chegar ainda de noite ao pesqueiro, com uns 4ºC e um vento malino com rajadas 50km/h, ao fim de dois minutos já não sentia os dedos e a parte da cara que estava descoberta, mas um gajo lá tem que aguentar se quer tentar enganar um peixito, especialmente agora que eles têm dado um ar da sua graça. Entretanto, as gaivotas lá continuam na sua luta pelas minhas amostras, mas ao menos já passei das tainhas pelo rabo para os robalos quileiros!

    Esse parque de diversões tem muito bom aspecto!

    Eu também tenho o hábito de recolher o lixo dos outros e tenho colocado os dados do que recolho neste site: https://trashanglers.org

    Grande abraço, muita força e tudo a correr bem!
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Epa essa foi uma boa maneira de começar o comentário :) obrigado eu pelas tuas palavras ;)
      É mesmo isso Filipe, pescar no Inverno não é para todos, por isso muitos não o fazem, quando o frio ameaça congelar as mãos sofre-se muito e se estiver esse tal vento pior ainda, até passa pela roupa... Acho que as gaivotas gostam mais das tuas amostras do que os Robalos não!!! hahaha
      O parque de diversões só o descobri no dia seguinte num outro local que fui espreitar, já havia muito tempo que não via aquilo assim ;)

      Não conhecia esse site, vou dar uma espreitadela...

      Muito obrigado Filipe, haja saude e força aí, um abraço.

      Eliminar
    2. Normalmente tudo o que é parecido com sardinha elas sentem-se atraídas... Esses kileiros muitas vezes são a nossa salvação de não trazermos a saca vazia e sim já é bem bom quando calha um ou dois desses... Eu por acaso não devolvo peixe grande que tenha barriga, no entanto admiro e dou os parabéns a quem o faz, mas tenho a minha medida mínima dos 42 cm e ando a pensar em subir....

      Ok.... ;)
      Saude

      Eliminar
  2. Boas Pedro,
    Parabéns pela captura e se foi com esta LUA, ainda melhor, que eu só dei com robalotes... Aliás eu acho que este ano, não passo da bitola dos 2kg´s e já não é mau... lol
    Se um gajo se põe com cenas do frio e da perna e do braço, quando vai a ver nem da cama sai... O problema é que tudo cada vez está mais caro e torna-se dispendioso, um gajo tem que pensar 4 vezes seriamente se vale a pena... :(

    Já vi que no dia a seguir foste atacar esse belo spot... Espero que tenhas carregado mais uns quantos... lol

    Forte Abraço e continua a apertar com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Manel!
      Óhh Manel atão, robalotes de 2 kg para muita gente é o peixe de uma vida, tu é que andavas mal habituado :) era só travessões e bater recordes duas vezes no mesmo dia, isso não dura sempre Manel, e sim já não é mau, apanhasse eu um desses sempre cada vez que lá vou ;)

      Hahaha... Podes querer, quando não é do cu é das calças, mas nos dias em que a temperatura abaixa dos 5º torna-se complicado e se tiver vento então mais ainda, mas um gajo já sabe o que a casa gasta e sabe como se precaver...
      No que diz respeito a preços nem sei o que te diga, ainda hoje no supermercado umas bolachas que custavam 1,40€ agora é 1,99€ até fiquei a bater mal, já nem umas bolachinhas daquelas que embaçam um gajo pode comer, fonixxxxx....

      Uiiiii este spot, este spot!!..... Ai aia

      Obrigado Manel, haja saude e força aí, um abraço...

      Eliminar
  3. Boas grande Pedro...

    Lindo peixe amigo, esses são daqueles que fazem valer por tudo.

    Epá...essa das pedras com os olhinhos de fora fez-me imaginar a situação, ver aqueles olhinhos a brilhar tal como os de uma zorra no meio do mato refletindo a luz dos faróis do carro.😅

    Ainda bem que ficaram só a olhar e não te morderam o multi, não por não quererem mas sim devido a perícia do pescador.😉

    Mais um relato daqueles que nos faz pescar ao teu lado e saborear esses Ferreros, se possível com um belo Medronho para fazer subir esse 1° de temperatura.😉

    Forte abraço e mais uma vez obrigado por esta jornada literária.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha respondido mas o comentário desapareceu Miguel, não sei se viste, abraço e força aí...

      Eliminar
  4. Mas um bom Cardhu a seguir a um café bem quente além de saber muito bem, também é um excelente "aquecedor"!!! 😅😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como eu disse ali em cima, desde que aqueça e tenha qualidade vale tudo, medronho para mim só daquele da garrafa sem rotulo e Whisky tem de ser no mínimo 12 anos independente da marca ;)

      Eliminar
  5. Olá Pedro!
    Mais um excelente relato e um óptimo exemplar, parabéns!
    Eu faço spinning durante todo o ano e o inverno exige mais do equipamento que usamos mas também de nós próprios. Tenho uma fé que este ano será bom para a pesca, atendendo ao outono e início de inverno chuvoso que tivemos.
    Há que insistir, passar frio, perder sono e acima de tudo respirar salitre que faz bem à sinusite :)
    Abraço e boas jornadas.
    Pedro Neves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro!
      Desde já obrigado :)
      Eu acho que exige mais de nós principalmente quando está frio e se tivermos de fazer muitos kms :)
      Na minha humilde opinião acho que já era para estar a dar mais frutos o Inverno chuvoso que tivemos, mas a ver vamos...
      E sem duvida, a insistência é a nossa melhor aliada ;)
      Obrigado mais uma vez, saude e força aí Pedro.

      Eliminar
  6. A hora H no spot X
    Algo que por norma levamos na mente e no coração a cada jornada que damos início sempre procurando essas duas variáveis entre outras tantas.
    Grande Pedro fico feliz por ti e agradeço mais esta grande partilha da tua parte, sempre muito bem descrita que nos leva muitas vezes a imaginar estando a teu lado ou até mesmo jornadas passadas. Um barrote bem merecido lá chegou às tuas mãos e deu um belo quadro.
    De louvar também esses teus sempre apetitosos petiscos e a tua boa vontade em apanhar o lixo dos outros (obrigado).
    Saúde da boa e força para continuares a deliciar a malta com as tuas aventuras.
    Grande abraço
    Emanuel Fernandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Emanuel!
      Acho que sim, qualquer um de nós tem a sua hora preferida e o spot predileto e mesmo que nesse dia não funcione havemos de lá voltar um dia :)
      Obrigado amigo, ainda bem que gostaste, é bom saber que o pessoal curte, pois dá mais animo para a próxima ;)

      Os petiscos na pesca são quase como um piquenique para mim, pois acho que a refeição ao ar livre sabe sempre melhor ;) já o lixo sinto que faço a minha parte, mesmo assim gostava de fazer mais mas não dá para tudo...

      Obrigado eu pelas tuas palavras

      PS: No post anterior que comentaste, eu respondi mas a minha resposta desapareceu, espero que tenhas visto.... Isto volta e meia tem desaparecido alguns comentários não sei porquê....
      Grande abraço e força aí...

      Eliminar
  7. Viva amigo.
    É bom ver essas pedras nas tuas fotos, é sinal que foste onde tu tanto gostas e pescas-te no teu habitat, fico mesmo contente, já sei que vamos beber um litro de tinto e vais me contar esta jornada pessoalmente, ahahahahahhaah.

    Belo peixe, é bem comprido, muitas histórias essas pedras com olhos eu já ouvi, mas desta vez conseguiste engana-las.
    Fogo és pouco guloso Lobão, tenho aqui umas coisas doces para te levar, já fiz o stock ;)

    Força ai amigo, e parabéns por mais um peixe à Lobo, com relato como tu sabes:)

    ResponderEliminar
  8. Amigo João tinha respondido mas o comentário desapareceu não sei se viste, tem acontecido este erro não sei porquê.... Abraço

    ResponderEliminar