quinta-feira, 10 de abril de 2025

Na Recta Final

“Spinning”

Boas pessoal Robaleiro!

Há uns dias atrás as condições ofereceram-me uma janela de oportunidade e uma vez que estou na recta final da minha temporada não quis perder esta hipótese, sinceramente não me dava muito jeito no dia em que foi mas calhou assim e não sou eu que decido e sim o Mar, aprendi à minha custa que se quero ter sucesso na pesca tenho de a meter como prioridade nrº1 na vida…

O spot escolhido neste dia é para mim algo de majestoso, é um laredo que quando lá vou sinto que vale a pena viver só para disfrutar daqueles momentos, é como se tratasse de uma relação íntima com a Natureza.

Cheguei um pouco atrasado, coisa de que eu não gosto nada porque acabo por ter de preparar tudo numa correria, a pressa é o maior inimigo da perfeição e por vezes até mesmo da segurança, esse elemento que na pesca não pode ser ignorado.

Aos primeiros lançamentos senti dois toques, um deles até com alguma potência mas fiquei com o pressentimento de que o intruso não estavam com muito apetite, os Robalos muitas vezes não atacam apenas para comer, atacam por territorialidade, atacam para afugentar ou simplesmente porque sim, é o instinto de predador. 

O Mar trabalhava bem, contornei um bico de pedra e fui para um caneiro mais a norte, o jeito era igual e ao primeiro lançamento levei uma cacetada à qual respondi com uma potente ferragem, desta vez consegui cravar a amostra nos queixos do menino, seguiu-se aquela brincadeira que todos os amantes do corrico gostam e pouco depois lá estava ele ao meu lado em cima das pedras, já tinha peixe para sujar a saca, fiz mais uns lançamentos mas pouco depois voltei a contornar o bico de pedra e fui lançar novamente ao caneiro mais a sul, desta vez foi o segundo lançamento que me presenteou com um Robalo, este um pouco maior e mais brincalhão bem tentou libertar-se da amostra mas sem sucesso, quando dei por mim estava em seco e foi fazer companhia ao outro para dentro da saca, entretanto já tinha passado algum tempo e tive um pressentimento de que a pesca estava feita, limitei a mais dez lançamentos e satisfeito dei por terminada esta jornada com dois Robalos de boa bitola.

Eu costumo dizer que na pesca não preciso de ter sorte, só preciso é de não ter azar, pois sei que mais cedo ou mais tarde os resultados vão aparecer com certeza…

Material utilizado:

Cana: 3m

Carreto: 4500

Multi: 0,18

Amostra: Leika Killer (Hunthouse)


No dia seguinte acordei com uma larica do catano e preparei logo um pequeno-almoço à Homem, fiz um refugado de cebola e alhos…

E misturei uns ovos mexidos com frango, um gajo também tem de comer alguma coisa atão 😄😋

Efeitos da Primavera

Depois do habitual passeio estava na hora de voltar ao mundo dito civilizado, o qual eu acho que de civilizado não tem nada.

Maré de búzios

Maré de búzios

Bom pessoal por hoje é tudo, haja saúde e portem-se bem 😊

10 comentários:

  1. Viva!

    Epá, até ao lavar dos cestos é vindima! ;) Mais um belo par de robalos!

    Por aqui continuam bailas aos magotes, não me lembro de final de Março/ início de Abril com tantas... robalos para mim têm sido mais raros, mas mesmo assim esta semana ainda consegui lá deixar um dos jeitosos, que aproveitou um mar ainda com alguma força, a escoa e a maré baixa para cortar a linha nas pedras.... se perder um peixe assim já é chato, depois de ser ver o calibre dele ainda mais chato é...

    Obrigado por mais belo relato!

    Grande abraço, muita força e tudo a correr bem!
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      É como se costuma dizer né :)
      É bom sinal que elas vão aparecendo, foi pena esse que perdeste :(
      Obrigado pelo teu comentário...
      Abraço e saude da boa, força aí....

      Eliminar
  2. Meu grande amigo, tenho andado desaparecido nos comentários mas não deixo de ver e de ler sempre as tuas aventuras. Elas me fazem recordar os meus momentos de juventude na costa vicentina e o cheiro das flores e maresia tão próprio daquela costa. Fico mesmo feliz por te ver a fazer o que amas e apanhar lindos robalos por entre esses caneiros e pedras! Ai esses petiscos..ai..ai..que saudades desses mariscos..kkk. Talvez um dia os volte a sentir quando regressar de vez. Muitos parabéns pelas capturas amigo e que a noite te leve e traga sempre são e salvo. Aquele abração grande e até já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Luisão!
      Tranquilo amigo, eu sei que és um homem ocupado e nem sempre dá jeito comentar tudo e todos, por vezes também me acontece...

      Ainda bem que me entendes, se eu pudesse ficava lá para sempre, não só pela pesca mas por tudo o que envolve aquela zona, infelizmente a vida não me deu essa oportunidade, talvez um dia...

      Os mariscos aqui da Ria sei eu bem onde os apanhar ;)
      Obrigado amigo, um grande abraço e tudo de bom para ti, força aí....

      Eliminar
  3. Boas Pedro,

    It's "The Final Countdown"...😁

    Se há condições há que aproveitar e mesmo se não der peixe sabemos que estávamos lá preparados para haver...😂

    É melhor aproveitares, como isto anda só se vai conseguir começar a pescar lá para dezembro...Tu vais ver... Agora queixam se que não há sol, depois vão se queixar que não há frio... 🙄

    Forte abraço e aperta com eles!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel tás bom!
      É mesmo isso, por alguma coisa estou acordado a esta hora ;)
      Ainda um dia destes comentei isso com um amigo, vamos ter verão até ao Natal e depois um Inverno curto, é daqueles pressentimentos que gostava de estar redondamente enganado...
      Saude e força aí....

      Eliminar
  4. Boas amigo.
    Olha que parece que ainda vais fazer uma gracinha em Abril, este Inverno ainda não se foi, já tive aqui 2 dias de calor, mas parece que se vai inverter outra vez.

    Belo par de robalos, desta feita foi mais peixe do que chibos este ano...
    És mesmo o rei do Búzio, não falhas:)
    A Natureza é tudo... hoje vinha a remar no meio de pedras com ondas a ver aqueles corvos Marinhos a secar as asas que parecem o símbolo da Alemanha epa... como eu te percebo nesses laredos:) a mim é mais as ilhas, adoro mesmo andar nas ilhas aos sargos.

    Força ai amigo , grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Pois o Inverno está demorado, é bom sinal, mas como tu bem sabes está quase na hora de atacar outros spots de maneira diferente ;)

      Sim este ano como também já tinha comentado contigo foi o tal ano, ou aquele ano :)
      Eu nos buzios e tu nos sargos :)
      De uma maneira ou de outra o mais importante é ir fazendo o que se gosta e dá prazer amigo...
      Um grande abraço e até breve, força aí....

      Eliminar
  5. Belo relato, belos peixes, parabens, quem sabe e percebe o que faz, acaba por colher os frutos, abraço, continuaçao de boas jornadas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro!
      Penso que é o teu primeiro comentário aqui no blogue, sê bem vindo ;)
      Obrigado pelas tuas palavras, como em tudo na vida quando nos dedicamos a fazer aquilo que gostamos com afinco os resultados acabam por aparecer ;)
      Haja saude por aí e muita força ;)

      Eliminar