segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O velhaco de Ano Novo

“ Spinning “
Boas amigos e seguidores!
Nos últimos anos a opção nº1 para a passagem de ano é passar essa noite a fazer o que mais gosto (pescar), não só pela pesca mas por todo o ambiente que a envolve. No ano passado não houve condições para o fazer porque o mar não me deixou realizar esse desejo mas este ano andei a controlar a coisa durante a semana toda até confirmar que estavam reunidas as condições para tentar a sorte na noite da passagem de ano, apesar de gostar de estar com amigos a beber uns copos nessa noite acho que é uma cena brutal passa-la na pesca mesmo que seja sozinho, muitos até gostariam de o fazer eu sei, mas as obrigações familiares falam mais alto e não o permitem, outros até pensam que haverá mais oportunidades, o que por vezes é um erro, pois as oportunidades de pescar na Costa Norte são raras nesta altura do ano.


 Como também não gosto de levar banhadas em passagens de ano da treta que muitas vezes são só fachada, organizadas por alguns mamões que se julgam grandes empresários da noite que andam por aí, sim porque o dinheiro a mim custa-me a ganhar. Então a pesca seria a opção nº1…


 O spot que tinha em mente era de difícil acesso e muito trabalhoso para lá chegar, logo não quis desencaminhar ninguém ou alguém que não tivesse preparado fisicamente para me acompanhar, depois também não sabia se o mar me deixaria pescar com amostras ou teria de ficar por uma pesca ao reboliço. Então decidi levar material para as duas técnicas e ir no dia antes para acompanhar o desenrolar da situação de perto e tentar perceber qual seria a melhor opção, como bónus esse dia antes servia também para absorver toda aquela beleza de Costa …
Mais tarde constatei que o spinning seria uma boa aposta, embora o mar tivesse um toque forte a previsão dizia que ia baixar.


O dia foi passado a explorar a zona e a rever trilhos e pesqueiros vizinhos mas assim que o sol se pôs deitei-me um pouco na carrinha para descansar, pois adivinhava-se uma noite longa e difícil. Depois do jantar e de ter aberto a garrafa de champanhe da praxe desci o laredo com muito cuidado, pois a noite estava bastante escura, as pedras estavam húmidas e não se via completamente nada.
Quando tinha cerca de 1h de pesca e depois de ter trocado algumas amostras cravei o peixe que seria a recompensa por uma noite dura, fria e húmida. Por momentos vi a coisa mal parada com o peixe a ir em direcção a uma zona de muita pedra e depois quando o vi aos trambolhões no meio das pedras e não lhe conseguia jogar a mão por causa das ondas que dificultavam a cobrança do velhaco. Um peixe que lutou até ao último momento mas que para ele o ano começou da pior maneira possível…

O velhaco tinha 5 kg e havia bastante tempo que não apanhava um destes, foi bom para matar saudades e levantar um pouco a moral, fiquei ainda mais contente porque foi com uma amostra em que eu depositava muita esperança e parece que não me enganei, ainda apanhei uma baila que foi devolvida e tive um ataque de outro peixe talvez kileiro…


Jantar de ano novo à Homem, uma sopa de feijão com massa e repolho com um entaladinho de chouriça e um tintol oferecido pelo amigo João Santana, para fazer frente a uma noite fria e difícil…


À espera da meia-noite


Este ano o jantar de Natal foi um polvo no forno com batata, batata-doce e castanhas, nem imaginam a delícia que isto estava. O polvo foi oferecido pelo amigo João Santana (Mister Polvo) a quem eu aproveito para agradecer e já agora para o ano que vem quero outro amigo :)

Aproveito para desejar mais uma vez a todos os amigos, leitores e seguidores um Bom Ano de 2017

34 comentários:

  1. Ah grande Lobo :)
    Isso é que é entrar com o é direito no ano novo! E como vês, não fizeste a passagem de ano sozinho, o velho robalo também achou melhor ir dar um passeio eheh :)

    Grande abraço e bom ano para ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Morais!
      Olha já não me lembro se entrei com o pé direito ou com os dois heehehehe
      O gajo estava lá em baixo à minha espera ;) Já precisava de apanhar um peixinho destes para o curriculum ;)
      Um abraço e um bom ano, força aí.

      Eliminar
  2. Boas Pedro

    Ora ai está uma passagem de ano que nunca fiz :), talvez um dia experimente :)
    Foste brindado com excelente Robalo, nos tempos que correm não saiem muitos desses.
    A ver se 2017 se revela um ano de bons exemplares

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Miguel!
      Há sempre uma primeira vez, claro que se o peixe comparecer ainda dá mais sabor á passagem de ano, mas se não também aproveitamos de outra forma...O que também dificultou um pouco foi o terreno, muita pedra húmida e noite muito escura, eu até gosto mas pa andar em cima da pedra é preciso muito cuidado, principalmente quando ferramos um peixe destes que por vezes ficamos "cegos"

      É verdade estes já andam escassos, no entanto com muita insistência e um pouco de sorte à mistura lá vai saindo um ou outro.
      Vamos esperar para ver Miguel, acho que se o mar deixar pode ser ;)
      Abraço e bom ano Rato do Mar :)

      Eliminar
  3. Boa malha Pedro, só tu.hihihihi
    Passagem de ano com boa comida e com um bom peixe parabéns,caramba que peixe.Espero que este ano aparecem uns peixes desses para a malta se deliciar hihihihi
    Essa amostra é que de que tamanho?Lança bem?Gosto muito da cor.
    Bom ano e já sabes que é preciso é la ir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rafael!
      Nestas noites com ou sem passagem de ano ração tem de ser forte para aguentar :)
      Obrigado, vamos a ver se eles aparecem ;)
      Esta amostra tem 12,5 cm e é lançadora, tem um trabalhar muito nervoso... Há outras cores que prometem também ;)
      Bom ano para ti também e o resto logo se vê :)
      Abraço e força aí.

      Eliminar
  4. Mékié Lobão!!
    Acho, que se tivesse a ideia brilhante de dizer lá por casa, que nessa noite ia para a pesca, era logo despedido!! Heheheh
    Que belo tronco para abrires o Ano Novo... Mesmo aos trambolhões, lá deu para o meter a seco.
    Esse polvo está de cair de costas, até fiquei com água na boca ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Hahahahahahahahahaha.... Tu e muito boa gente, desafiei o João Santana também e ele disse-me o mesmo só que por outras palavras :)
      Uma vez não são vezes, e acho que temos de fazer de tudo nesta vida tão curta, mas claro cabe a cada um decidir e eu respeito tal como os outros respeitam as minhas vontades...

      Agora durante uns tempos não posso pedir muito já sei hehehehehe...
      Nem tu imaginas, ter ali um peixe às escuras no meio de tanta pedra e estar sozinho sem ajuda e com um set a entrar naquela altura, quando o meti em seco até me benzi :) quase que o coração me saltava pa boca...

      Opa o João é um ganda polveiro, arranja com cada um que aquilo é uma delicia, este já vinha cozido e tudo, foi só meter no forno ;)
      Tive cá um velhote no Natal que toda a vida andou no mar a apanhar de tudo e disse que havia mais de 20 anos que não comia um polvo tão bom......

      Abraço e obrigado amigo, bom ano e força aí.

      Eliminar
  5. Boas Pedro.
    Epa deixa me felicitar te pelo tronco de Natal atrasado kekekekeke só o tamanhao da cabeça desse peixe,acomeçares asim nao sei onde vais parar este ano kekekekeke
    Afinal é matadora essa menina,tens mais cores dessa amostra que te tenham dado outros peixes?
    Se eu soubesse que ias levar um manjar desses para a passagem de ano ia tinha ido mas é contigo kjekekekekeke

    Olha Pedro um bom ano e tudo de bom.
    Parabems e um abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Leão branco :)
      Olha não sei se era de Natal ou de Ano novo, mas acho que mais de ano novo :)
      Ohhh na volta saiu este agora e é o resto da temporada sem apanhar nada, que é o mais certo...
      Esta tinha que ser mesmo matadora por obrigação :) tinha tudo para dar certo... Eu só tenho esta cor, esta amostra é difícil de arranjar, há uma parecida que é a Orca, aguenta mais mar ;)
      hahahaahahhaha Sabes, eu às vezes tenho receio de levar pessoal para certos pesqueiros....
      Muito obrigado Carlos, um bom ano e força aí.

      Eliminar
  6. Boas Pedro, antes de mais um bom ano.
    Realmente devemos comemorar os dias "especiais" com muita satisfação e não propriamente em função do consumismo como faz a maioria da sociedade. Muitos tem o do costume, comer e beber até cair a espera de um segundo que muitos outros países já comemoraram... ahahah... tu tens a mesma comida e bebida e uma historia que certamente daqui a um ano será relembrada e repetida... boa malha ;-)
    Parabéns pelo torpedo e continua a aproveitar o melhor que o planeta nos tem para dar.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô Hélio!
      Obrigado e bom ano para ti também :)
      Completamente de acordo contigo, pena que muito boa gente não pense assim, seria tudo muito mais bonito...
      Já fiz muitas transições de ano assim, mas foi antes de me lembrar que poderia passar essa noite de uma maneira mais bonita e agradável :)

      Faz dois anos que fiz o mesmo e também apanhei um belo Robalo no nascer do dia 1..... Foi muito bom :)
      Muito obrigado Hélio mais uma vez, abraço e força aí...

      Eliminar
  7. Como é que isso vai Pedro?
    Olha lá era o que eu teveria ter feito o mesmo,eram 2h da manha e ja estava deitado LOL. Valeu bem a pena pelo barrote,grande peixe parabéns.Essa amostra é matadora pelos vistos mas quase que nao se encontra madaste vir da net ou arranjaste em alguma loja?
    Fica bem e continua ai,abraço e bom ano.

    Luís Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luis!
      Cá tasse :)
      Agora chapéu, fica para o ano que vem :)
      Desta vez foi só um mas dos bons hehehehhe
      Esta amostra eu já tinha fé nela, agora ainda mais, e soube de alguém no Norte que apanhou um ainda maior com ela...
      Esta magana é difícil de arranjar, mas a loja do Duarte em Quarteira tinha... Tenta lá.
      https://www.facebook.com/algarve.pesca

      Abraço e bom ano, força aí.

      Eliminar
  8. Boas amigo.
    Isso é uma passagem de ano `a lobo das arribas, é dureza;) não é para todos.
    A noite de passagemvde ano com idade cada vez me diz menos, é mesmo só um motivo para um gajo petiscar, pois a vida continua a rolar tal e qual como estava. Ainda ponderei comer fora, mas o que havia era caro e muito fraco, com 20 euros fiz um manjar em casa do caraças;)
    Já merecias um peixe desses amigo... pode ser que agora a coisa melhor, e te calhes mais uns quantos...
    Ainda bem que o polvo estava bom, pois a varia xl que me deste deu uma senhora caldeirada;)obrigado também, pois eu daquelas nunca tinha comido.
    Bom ano e um grande abraço, força ai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João :)
      Devias ter ido comigo :))
      O vicio sobrepõe-se a esses factores :)
      Mas tu já sabes como dar a volta nesses dias de confusão e gastos :)
      Não fosses tu o Rei do petisco hehehhehe

      Podes querer já merecia um destes, porrrrra...
      Agora já não peço tanto porque já sei que vou ter que patinar muito para apanhar outro, por isso é preciso é calma...

      Tu és mesmo o Mister Polvo hehehhehehe tava um manjar mesmo, toda a gente gostou...
      Pode ser que este ano entrem aí umas poucas dessas....
      Obrigado e força aí amigo, bom ano e um abraço.

      Eliminar
  9. Grande Lobo, a entrar com tudo no novo ano. Que assim continue...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luis!
      Patinei patinei mas lá dei com o velhaco :)
      A ver vamos...
      Abraço e bom ano, força aí.

      Eliminar
  10. Mestre Pedro andas-te e deste com ele, que 2017 te traga muitas capturas.
    Grande abraço, e ver se vou há pesca que já estou a ressacar, ehehehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Mestre Silvo :)
      Porrrrra tinha que dar com o velhaco, este tinha de sair, algum dia tinha de ser eu a ganhar :)
      Não é preciso muitos, basta que vá dando para o gasto já é bom ;)
      Apanhaste as Douradas todas mas agora tens de ir aos Robalos, lá no teu cantinho das Douradas eles tb devem entrar ;)
      Abraço e obrigado amig, força aí

      Eliminar
  11. Tchii...ó amigo, então nã viste que o desgraçado estava a curtir a passagem de ano!!!...hahaha. Grande entrada Pedro e que lindo peixe para começar bem o ano..hehehe.
    Esse pitéu de polvo é que marchava agora e são só 16h..hahaha.
    Desejo-te um grande ano amigo e que tudo corra bem e com saúde :-)

    Grande abraço amigo

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahahahaha
      Então assim curtimos os dois, cada um à sua maneira hehehhehehe
      É verdade, era um peixe bem bonito...
      Tu não tás bem a ver como este polvo estava, ganda petisco :)
      Vamos a ver amigo ;) Um bom ano para ti também e um abraço, força aí.

      Eliminar
  12. Boas Pedro,
    Ganda maluc que tu me saíste, tens que arranjar uma matlona que te aqueça os pés pa na passares a noite de fim d´ano enregelado à procura de compridos! LOOOL
    Parabéns pelo peixe ; )

    Saúde, da boa, e bom ano pra ti e familia! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé PJ!
      Êhhh quero lá saber de matlonas quando dá pesca!!!!! Quando dá pesca é pesca :) e pa aquecer as pés ligo ali a sofagem um bocado e tá safo ;)
      Obrigado e um Bom Ano para ti também :)
      Abraço

      Eliminar
  13. Feliz ano Pedro¡¡¡
    Que o 2017 sexa moi bon.

    Saúdos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josino!
      Esperemos que sim :) para ti também...
      Bom ano :)
      Saude e força aí.

      Eliminar
  14. Boas Pedro,
    Parabéns pela bonita captura e sendo ela ao spinning tem um gosto ainda mais especial!
    Pode ser que agora sejam de seguida :)
    Bom Ano com muita Saúde.

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel!
      Obrigado, sabe sempre melhor um Robalo ao spinning do que ao fundo...
      De seguida!!!! Axas!!! Isso comigo não é assim, agora é patinar muito até dar com outro, sou um desgraçado que tem que sofrer muito pa apanhar um peixe...

      Bom ano para ti também...
      Abraço e força aí.

      Eliminar
  15. Mister Lobo ora aí está uma bela passagem de ano, e a começares da melhor forma,boa pinga, boa comida e no final um belo velhaco, é de valor... um Bom Ano Pedro e Aperta com eles um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Gonçalo!
      É uma noite que passada na pesca tem um sabor especial, e se correr bem ainda sabe melhor :)
      Calhou bem apanhar este peixe nesta noite ;)
      Obrigado e um Bom Ano, abraço e força aí.

      Eliminar
  16. Bom Ano Pedro! Um reveillon piscatório com uma bela de uma recompensa! Bonito comprido! Votos de muita saúde e tiros certeiros para tuas as capturas! Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Nuno!
      Obrigado e um bom ano para ti também :)
      Este peixe veio dar força para continuar a luta :)
      A ver vamos Nuno ;)
      Abraço e obrigado, força aí.

      Eliminar
  17. La mejor forma de empezar el año, enhorabuena por la captura Pedro,aquí seguimos con vientos de tierra y pocas olas. A ver si se asoman los buenos temporales. Un abrazo amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Salah!
      É verdade, mesmo como nós gostamos :)
      Os mares não têm sido de temporal, embora tivessem agora aí dois dias mas coisa pouca...
      Esperemos para ver ;)

      Obrigado e saude, bom ano...

      Eliminar