sexta-feira, 26 de maio de 2017

O Lobo e a Raposa (parte 1)

“Surfcasting”
Boas pessoal!
Esta foi uma noite de Surfcasting aqui na Costa Sul em que não sabia o que me esperava, claro que a pesca é isso mesmo mas na Costa Sul normalmente os mares do quadrante sul trazem lixo (algas), o que por vezes impossibilita a prática da pesca. Nada como dar um tiro no escuro e ir ao pesqueiro ver o que se passa, assim foi…


Preparei tudo e timidamente abordei o spot, a coisa não começava da melhor maneira e tinha uma raposa sentada a olhar para mim mesmo no sítio onde eu queria ficar “já o burro não vai direito” pensei eu… “Há muito tempo que não te deixavas ver óh zorra”. Não vale a pena tentar fugir dela porque para onde eu for ela vai também, então vá de montar o material e tentar afugentar a zorra, qual quê quanto mais eu a enxotava mais ela vinha, “ tem de haver sempre qualquer coisa para me complicar a noite, ou é o mar que está forte demais ou é o limo ou são os gajos dos holofotes e hoje é a raposa” porrrrrraaa!!!!


Bom, montei apenas uma cana para tentar perceber como estava aquilo por ali… Confirmava-se a presença de algum lixo mas já tinha visto dias bem piores, acabei por montar a outra cana também, foram saindo uns sargos e aos poucos fui juntando alguns de boa bitola enquanto outros iam sendo devolvidos. Claro que isto tudo sempre de olho na raposa que estava à espera de uma oportunidade para me gamar alguma coisa, mas teve pouca sorte porque o saco da comida enterrei debaixo do ceirão, a saca do peixe esteve sempre atada com um cordel e o balde do isco andava sempre comigo, “ se estavas à espera dum gajo distraído esquece porque aqui na mamas nada”


 Acabou por ser uma noite de pesca produtiva
Dois Sargos de 1,100kg e 1,200kg perfazendo no total 6kg de Sargos.


Com o calor já apetece apanhar um marisco para o petisco, e naquelas regueiras que ficam “ilhadas” onde os ciganos não chegam dá para apanhar sempre qualquer coisa, sim porque os ciganos molharem-se a cima do joelho "tát sogado" neste caso foram umas ameijoas 😊


A raposa bem que tentou, mas quem o papou fui eu 😋

Este final de temporada tem sido uma surpresa para mim, com boas pescas feitas aqui “perto” de casa.
Entretanto esta semana foi uma correria para aproveitar as condições de pesca em spots distintos e numa dessas investidas fiz outra noitada no mesmo sitio, uma pesca que nem estava à espera, bom mas isso é historia que fica para contar para a semana que vem ;)
Saúde e força aí pessoal.

24 comentários:

  1. Olá Pedro,
    Epa ainda tu mais um pouco ainda levavas a raposa para casa HaHaHaHa.Eu é que nao pescava descansado com esse bicho sempre a olhar para mim
    E ainda juntaste uns belos sargos mais uma vez e que saudade que eu tenho de comer umas ameijoas á bolhao pato HaHaHaHa
    Essa linha rayline nunca esperimentei mas o skiline tenho e gosto muito,lá resistente ele é embora com o nó fica sempre mais fraco
    Parabens plos sargos e cuidado com a rapoza HaHaHaHa
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Jorge!
      Se eu me descuido ela vinha dentro do ceirão :)))
      E pensas que eu estava descansado!!! Um altura fiquei mais descansado porque guardei tudo a salvo e compliquei-lhe a vida :)
      Deu um lote porreiro pa safar a pesca nos dias que correm, fosse sempre assim ;)
      As ameijoas gosto delas de qualquer maneira...

      São duas linhas de excelente qualidade, com diferenças minimas...
      Claro, no nó fica sempre mais fraco, mas isso aí não pudemos mudar nada, no entanto convém fazer um nó de qualidade e que fique bem feito "forte" neste caso não existe margem de erro, ou é ou não é...

      A raposa está controlada ;) obrigado e força aí...
      Saude

      Eliminar
  2. Boas Pedro,
    Com essas maganas todo o cuidado é pouco e a isca e o pescado é aquilo que elas querem mamar logo... :)
    Parabéns pelo bom lote de sargos, pena não ter encostado um ou dois robalotes, mas também não podemos ter tudo...
    Este ano, têm saído aqui uns peixes porreiros, o problema é quando chegamos lá e não conseguimos pescar.
    Cá para mim, o mar não quer que tu estejas OFF esta temporada! lol

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel!
      Pois, um gajo tem de andar sempre atento pa ver se elas não gamam nada ;) andam famintas...
      É verdade, foi uma boa teca de Sargos, os Robalotes virão no próximo capitulo da raposa ;)
      É sempre o risco, de chegarmos à praia e não conseguirmos pescar, ou é o mar ou é o lixo e agora esse risco é virado a sul e a norte...

      Ai quer quer, não tarda muito porque com o calor a enchente do verão e o estado em que a estrada está não há paciência...
      Saúde da boa e força aí

      Eliminar
  3. Mékié Lobão!!
    A Raposa deve ser o castigo do dono do faval ou dos caracóis do cemitério, hehehehe :)
    Andas sempre a aliviar as pernadas e a trazer a comida dos espíritos... ;)
    Ainda deu para fazeres uma pesca fixe, mas sempre de olho no bicho!
    Venha de lá mais um relato ao pé de casa.
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Porrrrra achas que sim :) não me digas que o velho do faval rogou-me a praga da raposa :)
      Aquelas caracoletas são mesmo boas, e como ninguém as costuma apanhar há muitas lá ;)
      É verdade ainda safei uns sargos bons, fiquei satisfeito...
      Para a semana que vem há mais raposa ;)
      Obrigado e saude, força aí.

      Eliminar
  4. Como estás Pescador?
    hihihihihihi A raposa queria fazer te a folha hihihihi
    Esses bichos andam famintos e comem tudo o que encotram,se apanharem peixe fresco então melhor ainda hihihi
    Com um sargo desses de 1 kg ja ela não te chateava mais hihihi
    Bonita pesca parabens,a foto de qeu eu gosto mia é a ultima ;)
    Até há proxima.

    João Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé João!
      Queria fazer mas eu não lhe dei hipótese ;)
      Pois e o prato preferido delas é o peixe e o isco, se um gajo se descuida levam tudo...
      Porrrrra e não achas que isso era sargo demais para ela :)
      Hahahaha eu também gostei muito da ultima foto ;)
      Obrigado e força aí.

      Eliminar
  5. E nao houve um sarguinho para a raposa?...Cheguei a dar-lhes comida á mao na CV e sinceramente lamento a sua falta devido ao desbravamento que por lá fizeram...era uma companhia nas noites embora tenhamos tido algumas desavencas hehe. Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Não houve porque eram todos de boa bitola, ainda pensei em oferecer-lhe um pequeno que viesse embuchado, mas esses estavam todos bons para devolver...
      Eu apesar de tudo gosto das raposas, mas é preciso ter cuidado com elas...
      Saúde e força aí...

      Eliminar
  6. Comé meu amigo :-) Coitada da raposa..hahaha..fizeste uma inimiga..hahaha. Este desgraçado vem para o meu território pescar e na dexa nada..hehehe
    Tem compensado ficar perto de casa amigo e com uns belos peixes e petiscos :-)
    Fico feliz por saber que estás bem e a malhar nos peixes :-)

    Grande abraço mano

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô Luisão!
      Coitado mas é de mim que tive de andar a noite toda com o balde do isco atrás para a gaja não me banhar ;)
      Hehehehehe já tenho encontrado muitas zorras destas, mas assim tão chata como esta nunca....
      Sim este ano por excelência tenho feito uns peixes mais "perto" de casa neste final de época para mim, petiscos agora vem altura de meter o cu de molho na ria e apanhar qualquer coisa ;)

      Obrigado Luisão ;)
      Um grande abraço e força aí amigo...

      Eliminar
  7. Boas amigo.
    Há sempre alguma coisa a morder os calcanhares a um gajo,lol.
    Essa raposa é atrevida.
    Foi uma pesca bem agradável essa;)
    Epa, não me mostres essas amêijoas, que isso, eu não tenho aqui e da-me uma vontade de comer do caraças, eheheheh
    Bela dieta que tu tens seguido :)
    Se os ciganos aprendem a nadar estiguem as regueiras ilhadas, e rapam o resto, tenho que perguntar a um, qual é a licença que tirou que eu quero uma igual, eheheheh...
    Não me digas que não leveste uma marmita a raposa na proxima pesca??
    Que venha aproxima história.
    Belo post;) Parabéns e um grande abraço.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Já viste, heheheheehe porrrra que um gajo não está descansado em lado nenhum...
      Se eu me descuido dou com ela dentro do ceirão :)
      Sim, consegui reunir uma boa teca de Sargos, para a pesca que é já é bem bom ;)
      Hahahahahahahaha deixa estar, avisa-me uns dias antes quando vieres cá que se as marés forem boas eu vou apanhar umas poucas pá gente comer ;)
      Dieta salvo seja, já sabes que eu sem batatas e pão não me aguento de pé ;)
      Esses gajos já nascem com licença vitalícia amigo, licença sem limites diários obrigatórios...
      Hahahahaha isso queria ela, eu acho que a gaja é da família dos ciganos ;)

      Obrigado amigo João, um abraço e força aí.

      Eliminar
  8. Boas Pedro,olha lá a velhaca da zorra que estava de olho no lobo:)))bela caixa de sargos amigo:))
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Alexandre!
      Hehehehe... Um gajo tem de ter cuidado com estas maganas, se um gajo vira as costas quando sabe já levam qualquer coisa na boca ;)
      Obrigado amigo, abraço e força aí.

      Eliminar
  9. Boas Pedro,
    As raposas, são mesmo bonitas. Mas temos de ter cuidado com elas (não vão roubar o material a um gajo).
    O mais parecido com isto, foi há um bom par de anos, em Agosto na Praia do Malhão; um casal de ginetes que andavam ao lixo, e o que me assustei com o barulho que fizeram, pois estava na praia sózinho e quando lhes apontei a lanterna, um veio ter comigo e ficou a cerca de 10 m. Que animal mágnifico!
    Abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José!
      É verdade, eu também o acho e até gosto de as encontrar mas quando não estou na pesca, porque se estiver à pesca já não pesco tão à vontade porque as gajas são umas ladras ;)
      Sim, esses ginetes também são bonitos, gosto de encontrar a bicharada no meio da Natureza :) esses nunca os vi na praia, mas na semana passada ao vir da pesca de madrugada encontrei um na estrada...
      Saúde da boa e força aí José..

      Eliminar
  10. Boas Pedro,
    É preciso ter cuidado com essas zorras! Há uns tempos atrás assamos uma chouriça e veio uma c@br@ dessas com o cheiro, descuidei-me e papou-me a isca c@#"€* LOOOL
    Às vezes não é preciso ir muito longe para se fazer boas pescas, parabéns pelos sargos! ; )

    Haja saúde! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Paulo!
      Sim isto quando eu sei que ela está lá tenho sempre cuidado, se não ao menos descuido olha...
      Essa enganou-te bem, enquanto tu mamavas a chouriça ela mamou-te a isca :)
      Obrigado e força aí.
      Saude ;)

      Eliminar
  11. A raposa é unha oportunista. Se pode apañar algo, non o dubidará jejeje.
    Noraboa pola pesca e pola información da liña de pesca.
    !!Bo proveito¡¡

    Saúdos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Josiño, é uma oportunista de 1ª ;)
      Se ela apanhasse um sargos destes fazia uma festa hahahaha
      Obrigado e força aí, saude ;)

      Eliminar
  12. El zorro también quería pescar!!! Jejejeje
    Muy buenas esas almejas y esos sargos.
    Buena entrada como siempre amigo.
    Un fuerte abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alex!
      A Zorra queria pescar mas era no prato ;)
      As ameijoas são apanhadas aqui perto de casa ;)
      Obrigado e força aí, saúde...

      Eliminar