sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

A Burra

Boas pessoal!
Um dia destes estava assim meio indeciso se ia ou não à pesca e quando assim é o melhor é ir mesmo, pois nunca se sabe o que nos espera e só indo é que se pode tirar as dúvidas e foi o que aconteceu…
Mas preparar uma pesca à pressa é coisa que nunca corre bem e para começar esqueci-me da luz que costumo usar, o que vale é que tenho sempre uma suplente (dos chineses) no ceirão para no caso de haver algum azar.
A viagem para lá também foi meio stressante, pois mais uma vez quando um gajo anda à pressa parece que nada corre bem, fiquei preso nas obras da Rua EN:125 e só pensava (tanto peixe à minha espera e eu aqui parado) é sempre o que um gajo pensa quando vai à pesca hehehehe, bom mas eu queria chegar ainda de dia e quando entrei numa zona de terra batida que conheço bem meti pata a fundo que aquela coisa até fazia pó na lama…


As Douradas este ano prolongaram a sua estadia por cá no Sul devido ao verão comprido que tivemos e não é de admirar que se apanhe uma ou outra perdida que vaguei por aqui junto à costa, não foi ao acaso que fiz a escolha deste pesqueiro pois sabia que podia ter a sorte de apanhar alguma, embora confesso que o objectivo eram os sargos mas estes foram poucos, tirei apenas dois mas como não eram nada de especial não tiveram direito a foto.

Estava eu relaxado e a ouvir o som do mar quando de repente uma pancada violenta quase que fazia cair a cana e assim que a agarrei tive a certeza de que tinha ali um belo peixe, demorei foi a admitir que seria uma Dourada destas, sempre teimosa e lutadora durante a recuperação mas foi quando ela encostou à falésia que eu vi que estava metido em trabalhos, pois meter o cesto à noite e sozinho a uma altura considerável não é tarefa fácil...

Naquele momento dezenas de metros de linha madre faziam união com 2m de estralho; ambos roçavam na falésia e nas rochas, cheguei a temer pelo pior mas com calma e jeitinho lá consegui encestar a burra que se debatia lá em baixo, a força do mar não ajudava em nada e tudo feito às escuras ainda piorava mais a coisa, assim que a senti dentro do cesto virei-o e icei-o uns metros para o afastar do mar que batia com força na falésia, quando o “elevador” chegou cá a cima é que realmente vi que o cesto vinha preenchido com uma bela Burra com o rabo de fora, tinha apanhado uma Douradona acima de 3kg em Janeiro, se estivesse gorda certamente o peso seria outro...

Mais tarde e depois de algum tempo sem sentir qualquer actividade pensei (vou mas é arrumar a tralha e picar a mula que se faz tarde…)

O tempo na Costa Norte está de poucos amigos, está do lado dos peixes e só a pescar em altura e em certos pesqueiros se poderá tirar algum proveito da pesca, temos de aceitar pois acredito que estas condições nos tragam grandes alegrias no futuro. Não só em Robalos, Sargos e Bailas mas também em Douradas que são alvo da pesca embarcada no inverno…
Ao que me parece e em conversa com pessoal que anda ao mar este tem sido um ano bastante fraco em cefalópodes (choco, polvo e lulas) pelo menos é o que tenho ouvido falar aqui no sul, escassez ou anos menos bons, vai-se lá saber…


O que mais me consolava era saber que tinha uma sopa de feijão para aconchegar o estômago às 3h da manhã, e para empurrar um copo de Rio Mira 😋


Farol do cabo de S.Vicente, onde a terra acaba e o mar começa…


Saúde da boa e não se esqueçam da regra nº1 (deixar sempre o pesqueiro mais limpo do que estava)
Força aí pessoal.

16 comentários:

  1. Boas amigo
    Andam as aguas tapadas para nao dizer negras e tu apareces-me aqui com uma dourada destas?Sim senhor isso assim é que é,pelo menos fico feliz por ti e por saber que afinal há peixe no mar lol
    Essas fotos do farol estão uma maravilha,lindas mesmo.Como é habitual por aí nao se passa fomelol

    Felicidades
    Miguel Carrapato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Miguel!
      Pois, mas neste dia as aguas não estavam tapadas nem negras, até tinham boa cor, pelo menos nesta zona onde pesquei...
      Por enquanto ainda há peixe no mar, deixa ver até quando...
      Yah estas fotos ficaram porreiras do Farol, na pesca não se pode passar fome Miguel, já basta as secas que um gajo apanha entre outras coisas :)
      Obrigado e saúde da boa, força aí...

      Eliminar
  2. Olá Pedro,
    Sempre a surpreender fonix,por essa eu não esperava nem eu nem axo que muita gente HaHaHaHa
    Se fosse comigo é que havia de ser lindo meter para meter a rabeca á noite e sozinho brrrrrrr só de pensar arrepia até HaHaHaHa
    A lanterna era dos chineses mas a seda ao que parece era boa,quanto aguenta essa 0,50 skyline Pedro?
    Ui não são por serem horas de almoço mas essa sopa já ia HaHaHaHa
    Parabens por mais um lindo peixe e sempre a surpreender,
    Força com eles
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Jorge!
      Nem eu Jorge hehehehehehe
      Pode ser fácil e pode ser complicado, dependo do pesqueiro e do estado do mar, por acaso aqui não foi nada fácil... Mas um gajo tem de manter o sangue frio nesta altura Jorge se não só faz asneira...
      Sim a linha é boa, não é dos chineses :) este 0,50 da SkyLine aguenta 32,5kg de força e o 0,40 MIMETIC 13,5kg
      Uma sopa destas Jorge à noite e com o frio sabe tão bem ;)
      Obrigado e força aí, saúde da boa ;)

      Eliminar
  3. Boas Pedro,
    Parabéns pela burra!!! Mesmo preparando as coisas em cima do joelho a coisa não correu nada mal...
    É sempre de valor conseguir colocar em seco um peixe desse calibre à noite sozinho com o cesto e de preferência sem ninguém a desajudar... :)
    Vamos ver o que estes mares vão trazer, entretanto tu lá vais aproveitando e bem as boas e poucas oportunidades!

    Forte Abraço e aperta com eles ou elas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!
      Obrigado, andei naquele impasse do vou não vou e depois quando decidi atrasei-me, já sabes que eu gosto de chegar sempre cedo e preparar tudo nas calmas, mas neste dia calhou assim, vá lá que até nem correu mal :)
      Yah, às vezes ter alguém para ajudar é o mesmo que ter alguém para atrapalhar hahaha
      Eu acho que eles não vão trazer nada, acho que vão é levar, pelo menos areia :)
      Pois um gajo tem que aproveitar as poucas oportunidades que há para se pescar por aquelas bandas ;)
      Saúde da boa e força aí Manel.

      Eliminar
  4. Boas Pedro
    Douradas em janeiro?
    E ainda por cima desse gabarito?Fostes a pensar nos sargos e saiu te essa sra burra kekekeke,mas mais uma vez mostra que conheces os sitios bem e nao deixas a coisa por mao alheia amigo Pedro.Isso um peixe deses dá para alimentar uma familia,pelo menos par a a minha dava kekekekeke
    .Na costa oeste as aguas andam sujas e castanhas,pode se dizer que estao feias mesmo.Deixa la ver quando é que is to acaba :(
    Abraço e parabens Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Leão branco :)
      Olá!!!! Douradona em Janeiro ;)
      Fui a pensar nos sargos mas com uma ligeira lembrança de uma possível Dourada ;) por acaso correu bem hahahahaha
      Já frequento este sitio há uns anos e tenho algumas referencias, mas isso não é tudo, imagina tu se não tivesse aparecido esta :)) por acaso apareceu e olha é o que interessa hahhahaha
      Neste dia não havia aguas castanhas, até estavam bonitas pelo menos aqui...
      Calma Carlos, um dia vai acabar, não se sabe é quando hahahaha
      Saúde da boa e força aí...Obrigado.

      Eliminar
  5. Mékié Lobão!
    Uma burra com o rabo de fora do cesto nesta altura, teria mais peso que esse certamente!
    De noite nas alturas, essa teve seguramente um sabor especial...
    Quando se pensa em ir, não merece a pena arranjar maneira de ficar em casa. Tem sempre, qualquer coisa para trazer para casa. Nem que seja um curral de xibos, hehehehe
    Grande e forte abraço Pedrão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      É verdade, se fosse no final do verão os nrsº seriam outros certamente, mas um gajo não pode escolher quando quer que elas venham :)
      Sabor especial só depois de ter chegado cá em cima, porque durante aquele processo todo não soube foi a nada hahahhaha

      Pois eu também penso assim, mas a distancia faz com que um gajo pense duas três quatro e às vezes mais... Se morasse no pesqueiro como já aconteceu em tempos seria tudo diferente, apanhei bons peixes em dias que nunca pensei, apenas fui porque vivia lá e só queria aproveitar ao máximo, agora com mais de 100km pa fazer numa estrada de merda e o preço do gasóleo faz com que um gajo pense varias vezes antes de fazer o que mais gosta na vida, infelizmente é assim...
      Mas eu também tenho ali um curral e olha que deve ter mais chibos do que o teu hahahahaha, um dia destes vamos conta los para ver quem tem mais hahahahahaha...
      Obrigado Chicão, abraço e força aí...

      Eliminar
  6. -Boas Pedro Lobo
    -Kuando eu penso ke vou ver uns robalos o uns sargos tu trocas as voltas e apareces aki com uma burrra destsa,bruto rssssssss
    -Eu ja nem pedia tanto,apenas uma ai com meio kilinho rsssssss
    -Então quer dizer ke o material teve á altura da batalha,imagino se tivesses á pesca com fios 0,30mm ou parecido o desfeixo teria sido diferente
    -Deixa la ver mas é se o mar acalma parra se fazer uma pescaria em condicoes.
    -Ena e logo com uma das comidas ke eu mais aprecio mnha mnha rsssssss
    -Xau Pedro Lobo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rui, tás com bom aspecto :)
      Foi só para o pessoal não enjoar dos Robalos :)
      Meio kg não, 1kg vá :))
      Acredita que sim, se tivesse a pescar com linhas dessas esta foto não estava aqui Rui, porque com aquelas pedras que estão lá em baixo tinham feito o que elas melhor sabem fazer hahaha
      Ele vai acalmar um dia, não sabemos é quando ;)
      Eu agora no inverno também acho que é das comidas que mais gosto, hehe com um tintol então é do melhor ;)
      Saúde da boa e obrigado Rui, força aí...

      Eliminar
  7. Boa amigo, grande arranque de ano, parabéns, linda burra;)
    Eu sou desgraçado, fdx não me calha nada,eheheheh.
    Imagino a luta que essa magana deve ter dado para vir para cima, as escuras então vai lá vai:)
    Uma sopinha e um tinto andes de dormir, depois de tirar uma dourada dessas, é mesmo à Lobo;)
    Tenho tido pouco tempo e o tempo que tenho só me acontece é percalços, mas um dia as coisas viram, sabes como é amigo...
    Parabéns por mais um peixao à homem;) Força ai amigo um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Obrigado, mas tem dado bastante trabalho e dedicação, não anda facil um gajo escolher o spot certo...
      Hahaha, deixa lá que logo dás com eles, alguma coisa me diz que sim ;)
      Aquilo foi uma guerra dos diabos, já suava por todos os lados, porrrra...
      Acho que esta sopa depois de tirar um peixe destes ainda soube melhor ;)
      Andas com a bruxa amigo!! Nem mais, é preciso é calma ;)
      Obrigado e um abraço amigo, força aí....

      Eliminar
  8. Granda burra amigo os meus parabéns:)
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé grande Alexandre :)
      Obrigado, foi só uma mas das boas ;)
      Abraço e força aí...

      Eliminar