sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Não está fácil

“Surfcasting”
Boas pessoal!
Nas últimas semanas não tem sido fácil programar ou decidir onde fazer uma pesca, a Costa Norte tem sido para esquecer, o mar não está de amigos e ao que parece não tem fim à vista, aproveito para dizer mais uma vez que o defeso natural é bom e faz falta, pode continuar assim mais umas semanas ou até a Mãe Natureza achar que tem de ser, ela saberá o momento exacto para parar.

 Embora esta semana tenham saído uns pexecos bons na Costa Sul, esta ao contrário do que muitos pescadores do centro e norte pensam é uma Costa muito ingrata, o pessoal de fora pensa que um gajo que vive no Algarve tem sorte em poder pescar 300 dias no ano, o que é um engano; pois eu troco esses 300 dias de pesca na costa sul por 10 dias de pesca na zona centro e norte, lembrem-se que o que é demais também não presta… E já agora uns meses de defeso natural na Costa Sul também fazia falta, para não haver tantas redes e barcos a operar por todo o lado, não me admiro desta Costa ter semanas que parece um deserto sem vida, nem sei como é que ainda vai aparecendo algum peixe por aqui…


Esta foi uma jornada de surfcasting com águas tapadas, devido às chuvas dos últimos dias que trouxeram água suja das ribeiras para o mar.

Quando cheguei à praia havia alguns pescadores espalhados, que na conversa mostravam desinteresse pelas canas, pensei logo que aquilo não devia estar muito famoso, fui para o lado onde tinha menos malta e passei por uma personagem que só visto, tinha um carrinho de transporte que aquilo mais parecia o carrinho do homem que vende pipocas na feira, aquela coisa tinha prateleiras, tabuleiro para o isco, esferovite para espetar as agulhas, buraco para meter a tesoura, até cabide para pendurar o casaco aquilo tinha hehehehehe, como se já não bastasse pescava com as canas ao contrário (viradas para terra) ele há gajos que não sabem como é que hão-de dar nas vistas e fazem estas figuras, mais tarde vim a descobrir que a personagem fazia parte do gang dos fritinhos, pois guardava na geleira todas as mocharrinhas que apanhava, enfim…

Bom mas isto da pesca não importa como começa e sim como acaba, eu como não tenho paciência para brincar aos peixinhos aguardei para fazer a transição do dia para a noite, levava na mente fazer uma pesca selectiva e assim foi, a actividade nas minhas canas foi pouca ou nenhuma e este foi o único protagonista da jornada, já não me lembrava o que era vir coxo para casa, apesar de tudo foi bom sacar este belo peixe bem perto de casa, o entusiasmo era tanto que nem geleira levei J não me fiz velho e às 21h bati a asa  😊



Aí um dia um amigo tinha me oferecido uns chocos que apanhou de barco lá fora e eu prometi que lhe oferecia umas amêijoas, como as promessas são para cumprir na semana passada fui apanhar umas ameijoinhas para lhe oferecer, a ver se o gajo depois me arranja mais uns chocos hahahaha  😉




Xôôô gato!!!! Não sei se lhe cheira a peixe ou a amêijoas, gato vadio risca-me a carrinha com as unhas e depois se eu lhe der uma "pazada" no lombo e alguém ver estou sujeito a ser denunciado porque tratei mal um animal. Eu depois logo vejo se é a (Liga de protecção dos animais) que me paga uma pintura nova... Afinal não é só na pesca que as leis estão erradas, parece que é mesmo defeito do país, tipo aquela em que um gajo não pode pisar a praia com uma roda do carro porque é considerado duna e zona de reserva e não sei quê e depois passam os gajos da policia marítima a PASSEAR de moto4 ou de pickup no meio da praia hahahhahahhahaha fonix!!!!!! Quer dizer pisar 1m de areia com uma roda faz mal, mas andar com as quatro rodas durante centenas de metros ou kms já não faz mal!!!!!!?? Enfim é o país em que vivemos...


Ria Formosa

Saúde e força aí pessoal.

20 comentários:

  1. Grande Pedro,
    Pois eu bem sei que o mares anda teimoso e é como dizes temos de ter paciencia e esperar por uma alcamaria.Mesmo acoisa não estando facil encotraste esse belo Robalo,quanto pesava?
    Epa e se juntassses as amejoas a esses chocos ui ui isso é que deveria dar um belo de um petisco.
    Grande Abraço e continua ai sempre que puderes
    XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sandro!
      Ele anda teimoso mas eu sou mais teimoso do que ele e paciência é coisa que não me falta ;)
      Por acaso não estava à espera de apanhar este no sitio que foi, prefiro não dizer o peso deste Sandro, mas acredita que tem mais do que parece ;)
      hahahaha Era capaz de dar um petisco do caraças aquilo tudo junto, mas depois o meu amigo não comia nada pá :)) e o prometido é devido...
      Obrigado Sandro, saude e força aí..

      Eliminar
  2. Como estás Pescador?
    Opa tu tens uma sorte em viver no algarve,podes pescar sempre todos os dias hihihihihi
    Parabéns Pedro mais um robalo á maneira,como conhecedor da zona deves saber onde os encontrar.As autoridades no nosso Pais podem tudo,entao nao vês que ate batem nos velhotes como ja aconteceu,tristeza como eu te compreendo amigo.
    Olha força aí nesses Labraxs que é o que faz falta para amal ver e ir lendo as tuas historiasáh e por historias ele áh com cada personagem hihihihi
    Até á proxima

    João Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João!
      Vai se andando pá ;)
      Hahahahaha pois, isso é o que muitos pensam :)
      Obrigado, eu sei onde os encontrar mas nem sempre aparecem e tento não juntar muitos chibos porque isso deixa um gajo de rastos, então vou pela certa, mas nem sempre a certa dá certo ;)
      Pois é quase isso,eles podem quase tudo... Mas a vida às vezes dá muitas voltas ;)
      Ok João :) Saúde da boa e força aí..

      Eliminar
  3. Boas Pedro,
    E... ao menos a Polícia Marítima ao abordar um pescador, diz "boa noite", é que há uns "fregueses" que nem isso dizem!:)
    Aqui por Sintra, está complicado de mar e peixe, vamos ver se esta noite consigo apanhar uns peixes, pois desde que começou o Ano, ainda não consegui por as canas de molho!:(
    Abraço,
    José Carlos Oliveira
    P.S.: Também tenho uma Strakar, e pelas dimensões do robalo, tenho uma ideia do tamanho do robalo:)Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José!
      Realmente é verdade, aliás até à data não tenho nada a dizer da PM, já a Guarda Fiscal uma vez abordou-me de uma maneira um pouco fatela, mas fiz o meu papel e ignorei-os no que pude...
      Pois desde o Natal que a coisa não anda fácil, espero que te tenhas safado ;)
      Pois só mesmo conhecendo aquela tampa para ter uma percepção porque este era maior do que parece na foto ;)
      Saúde da boa e obrigado José, força aí...

      Eliminar
  4. Boas Pedro,
    Bem que isto, precisa de um defeso e devia ser durante muito mais tempo pelo menos aqui a SUL...
    Já sabes aqui com umas condições dá sempre um ou outro pexeco, com alguma insistência. Agora se for para trazer uma fritada não te esqueças da geleira... :)
    Eu quando vejo pescadores com esses carrinhos de pipocas na zona que escolho para pescar, fico logo a pensar, já estou a ver que me enganei, mais vale ir para casa... lol
    Tu atreve-te a dizer Xôôô ao gato, vais logo preso... uiii... e quando eles se metem no motor... Fonixxx
    O petisco e peixe não falha e pelo menos consegues sempre ir fazer o gosto ao dedo isso é que é preciso!!!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!
      É verdade, já pensei nisso, esta Costa Sul precisava de uns defesos naturais de varias semanas a ver se os gajos das redes davam descanso à Costa...
      Pá um carrinho de transporte por vezes dá jeito e eu também tenho um embora o use poucas vezes, mas aquele estendal todo não há necessidade :)
      Hehe porra ainda não tá assim tipo isso mas para lá caminha, qualquer dia levamos porrada dos animais e ainda levamos com uma queixa crime :)
      Vou fazer o gosto ao dedo mas como tu sabes não é bem isto que eu gosto, para pescar na Costa Sul com fé gosto daquelas condições especiais ;)

      E tu tens andado muito soft com o blogue!!!! Cá pra mim andas a carregar e não dizes nada....

      Saúde da boa e força aí Manel...

      Eliminar
  5. Boas Pedro
    Com aguas tapadas ou destapadas lá tiraste mais um para a tua coleção kekekeke
    Este ano sao ondulações atrás de ondulações pode ser que haja uma brexa para fazer uma pescaria.Também ja vi uns tipos a pescar assim com as canas viradas ao contrario kekekekeke New Style kekekeke olha podias ter aproveitado e tinhas pedido um saco de pipocas aos homem kekekeke
    Um abraço Pedro e olha já me deixaste com agua na boca com esses chocos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Leão branco!
      É preciso é eles irem saindo ;)
      Mas sim naquele dia a agua estava bastante tapada, se um gajo não leva um isco que funcione bem nessas condições leva logo um barrete...
      Deixa lá, estas ondulações fazem muita falta em todos os aspectos. Eles já não sabem é o que fazer para inventar e depois fazem estas palhaçadas :)
      Isso é que era, um saquinho de pipocas, mas aquilo dali acho que só caixinhas de minhoquinhas ;)
      hahahahaha Então bom apetite :))
      Saúde da boa e força aí Carlos.

      Eliminar
  6. Boa malha ó Pedro
    Com 99% dos pescadores de portugal com fome de pescar e tu apareces por aqui com um Robalo detes,parabens amigo e este está bem gordo.Por acaso ja apanhei fulanos com esses carrinhos mas a pescar ao contrario ainda nao me calhou esse espetaculo raro hihihihi caramba que hà com cada um.
    É preciso é la ir e o resto logo se vê.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rafael!
      Opa, pois não tenho culpa de viver na Costa Sul hahahahahha, não tive sorte numa coisa mas tive noutra ;)
      Então se já apanhaste desses com o carrinho das pipocas prepara-te que um dia destes dás com um gajo a pescar de costas para o mar hahahahaha...
      Saúde da boa e força aí ;))

      Eliminar
  7. Boas amigo.
    Belo peixe, parabéns já foi um começo de ano porreiro, mesmo ao pé de casa, a costa ocidental é para esquecer...
    Eheheheh tu enventas com cada uma, gangue dos fritinhos,ehehehehh, já da trabalho 3 canas imagino esse carrinho que esse gajo levava;)
    Esse choco na frigideira é um luxo, devia estar mesmo bom:)
    Tenho umas saudades de apanhar ameijoa que nem imaginas, gosto mesmo de ir a maré, essas são de boa bitola...
    Es tu na troca de choco e ameijoa e eu sargos e legumes.
    E tua avó gostou da abóbora amigo?espero que sim;)
    Eheheheh o gatalhao a dormir em cima da carrinha, eheheheh essa é boa;)
    Parabéns pelo tarolo amigo tu mereces;)
    Grande abraço e força ai;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      É verdade, um peixe já muito bom para o sitio onde foi...
      Ao pé de casa como quem diz, quem ouve isso pensa que foi a 5 minutos hahhaha...
      Yah essa Costa agora esquece, deixa-a trabalhar ;)
      Porra um carrinho dá jeito para alguns pesqueiros, que por acaso não era o caso ali, acho que dá mais trabalho montar o carro com aquela sucata toda do que levar tudo à mão...
      Hahahaha esta choco estava de mais amigo, por acaso; porra porra, mamei metade dum pão daqueles que tu sabes com aquilo hehehehe
      Yah estas ameijoinhas são boas, mas tá tudo muito batido, os ciganos cavam o mar todo móó...
      Tou lixado com o gato, volta e meia vai bater uma soneca em cima da carrinha, já me deixou lá as impressões digitais o malvado...
      Obrigado amigo João, é preciso é calma ;)
      Abraço e força aí.

      Eliminar
  8. Boas Pedro mesmo com os mares brutos vais tirando uns compridos e arranjando uns petiscos 😃😃
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Alexandre!
      Volta e meia consigo apanhar umas condições propicias para eles aqui na Costa Sul ;)
      E em relação aos petiscos, já sabes que um gajo tem de comer alguma coisa :)
      Saude da boa e força aí Alexandre.

      Eliminar
  9. Mekie moçe!
    Epa, onde foste tu sacar esse robalao? Andas a carregar geleiras com robalos para a foto, bem dizes que não mas não dá para enganar! :)
    Essa do gang dos fritinhos.... Aahahah, garanto-te, ainda vou roubar essa e usar! :)

    Grande abraço, continua a malhar neles! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Morais!
      Hahahaha Volta e meia lá aparece um destes aqui na zona ;)
      O gang dos fritinhos não deixam nada crescer, porrrra....
      Hahahaha
      Andam difíceis ;)
      Saude da boa e força aí Morais...

      Eliminar
  10. Grande Pedro!!
    Lá deste com um bom robalo, com este defeso natural está bom para eles.
    Epah o gato estava a espera do Gang dos fritinhos, mas deve-se ter enganado, que da tua parte fritinhos não há nada.
    Olha que ele bem esfolado dava um belo de um coelho, e com essas ameijoas, já estou a ver qual vai ser no próximo relato do teu petisco!! Carne de "coelho/gato" à Alentejana.
    Grande abraço e aperta com eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Gonçalo!
      Isto não tem andado fácil, o mar não deixa pescar bem e só sai algum a muito custo...
      É verdade, está bom para proteger um pouco as espécies ;)
      hahahaha Opa não me fales no gato, mesmo ainda há pouco lá estava ele outra vez, agora não quer outra coisa.. O sacana. Pois se ele se descuida ainda vai para na frigideira hehehehe
      Força aí Gonçalo ;) Saúde da boa....

      Eliminar