segunda-feira, 19 de março de 2018

Março Marçagão, salta Robalão

“Surfcasting”
Boas pessoal!
Já lá vai o tempo em que ia para a pesca a pensar no tal Robalão grande, aquele Robalo de 7 Kg ou mais que todos os pescadores de cana sonham em apanhar um dia, aquele a que todos chamam “o peixe de uma vida”. 
Alguns mais afortunados já tiveram esse privilégio, uns à custa de muita insistência, dedicação e sabedoria, esses sabem dar valor a capturas desse calibre, já outros por mera sorte ou coincidência estavam no sítio certo, no dia certo e à hora certa no local exacto a pescar com o isco ou com a amostra que o amigo disse que era a melhor do mundo e sem saberem o porquê de terem feito tal captura pensam que isto da pesca até é fácil e vai ser sempre assim, estão redondamente enganados e estes normalmente são os primeiros a abandonar a pesca porque ficaram mal habituados…

Nos últimos anos e desde que me dediquei mais à pesca desta espécie já tive essa oportunidade três ou quatro vezes se não estou em erro, mas o destino não me deixou cobrar esses peixes, achou que ainda era cedo ou que não os merecia e decidiu deixa-los crescer e engordar mais um pouco, já devem estar obesos os velhacos…


Na outra semana quando o tempo estava muito mau, andava com vontade de fazer uma pesca nestes dias de tempestade, mas todos os dias havia condicionantes que não o permitiam e também não gosto de inventar jornadas à “papo-seco” (pegar nas coisas e ir para a pesca sem analisar os prós e os contras).

Mas estive sempre atento às previsões e selecionei um dia em que houve uma pausa/intervalo na ondulação aqui na Costa Sul, um mar estava a cair e outro já se avizinhava, tinha poucas horas para pescar porque além da ondulação a chuva forte também estava prevista para a madrugada, no entanto a maré coincidia com as horas em que o mar estava de feição, coisa que não aconteceu nos outros dias.

A água estava tapada que mais parecia chocolate, mas estas águas por vezes escondem grandes surpresas, havia alguma corrente mas depois de meter uma cana a pescar confirmei que a mesma pescava bem e tive o pressentimento (de que esta noite vou vingar aqui um bom Robalo).

Mas o tempo passou e o filme já levava quase 3h, o actor principal não havia meio de aparecer, o raio do vento parecia o cunhado do Santanas, não dava tréguas e a humidade que vinha do mar deixava tudo encharcado, começava a perder aquele “feeling” que tinha no início da pesca e estava a tornar-se numa noite daquelas em que um gajo pensa se não teria sido melhor ter ficado em casa…


Andava por ali a ver o lixo que o mar tinha trazido naqueles dias de temporal e quando me virei a cana estava completamente arcada, como que me avisando de que estava lá algo de bom tamanho, por breves instantes pensei que fosse algum objecto (lixo) perdido que se arrastava à boleia da corrente e das ondas, mas depois de a cana vir atrás e voltar a dobrar novamente com alguma violência apercebi-me de que tinha lá um Robalão e o coração triplica os batimentos por segundo.

Peguei na cana e já o carreto dava linha ao peixe que aproveitou a boleia da corrente para ir pela praia fora, eu fui com ele e sempre que podia recuperava alguns metros, mas também lhe dava outros tantos quando o velhaco me os pedia, sentia que tinha ali um Robalo grande porque tudo aquilo era diferente de quando se apanha um Robalo de 3 Kg, à medida que o velhaco ficava mais perto da rebentação o batimento cardíaco aumentava ainda mais porque acendiam-se na minha memória episódios de grandes Robalos que eu já perdi no momento de os cobrar e a pior sensação que um pescador pode ter na pesca é perder um peixe grande aos seus pés.

Talvez tenha andado cerca de 100m a passear o velhaco pela praia, não estava fácil de separar este peixe da água, mas com calma e jeitinho lá o consegui meter em seco, é claro que foi uma alegria enorme quando lhe deitei a mão e o agarrei pelas guelras, este estava seguro e não teve a mesma sorte que os outros, desta vez ganhei eu 😊

Para mim esta captura teve um sabor especial, pois já perseguia um peixe deste calibre tenazmente há uns bons anos e o facto de estar ali sozinho à noite sem ninguém por perto e à mercê das instáveis condições atmosféricas foi para mim como uma recompensa do mar pela minha insistência e dedicação e é com muito gosto que eu partilho este peixe com vocês…

Acusou pouco mais de 6 Kg e estava magro, tinha a barriga completamente vazia, nem ovas nem comida no bucho, por um lado fiquei satisfeito por já ter desovado, mas se tivesse ovas e/ou comida talvez batesse nos 7 kg e era o tal Robalo que eu procuro há muitos anos. Mas o “se e o magro” não conta e por isso o registo fica pelos 6 Kg e é o maior que apanhei até hoje, pelo menos passei a barreira dos 5 Kg e tal que já era uma sina…


As últimas semanas têm sido de invernada, com algumas tempestades a fustigarem a Costa Portuguesa de norte a sul, o que para além de ser bom para a Natureza, também evita que a Costa seja cercada de redes e aparelhos dos profissionais e também dos ilegais, assim sendo poupam-se muitos Robalos, por outro lado é mau porque a espécie não encostou para desovar tranquilamente nos devidos locais e por essa razão grande parte da desova não vinga, o que faz com que se percam milhões e milhões de alevins, já os Robalos que entraram nos rios e estuários desovaram tranquilamente e há mais probabilidade dos alevins serem bem-sucedidos.


Mais umas fotos das últimas tempestades na Costa Sul oferecidas pelo amigo Zé Dias que está sempre pronto a ajudar…

Peço desculpa por ter abusado na escrita desta vez, mas com um peixe maior o relato também tem de ser maior 😉

Respeitem a Natureza e façam uma pesca consciente libertando os mais pequenos, pois só assim serão recompensados no futuro com exemplares de bom tamanho.
Saúde e força aí pessoal.

52 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Parabéns pela excelente captura, já merecias o tal robalão!
    Agora vais ver que é de seguida... Aqueles que perdestes e andaram a engordar e agora vão todos ter às tuas linhas! :)
    O que interessa é lá ir e pescar bem e se possível dar com eles. Aqueles que de fato já se safaram a fazer spinning com uma cana de surfcasting e que agora nem no prato pescam, são os das modas... Outros como tu, ficam por cá e vão fazendo aquilo que mais gostam e têm épocas melhores que outras, mas pelo menos mantens sempre a média!
    Nem tiveste tempo para o petisco desta vez... lol

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!
      É verdade, já merecia e este já vem com uns aninhos de atraso, o azar costuma estar comigo quando ferro peixes grandes, alguns já nem falo deles no blogue... Mas este não teve a mesma sorte dos outros :)
      Agora de seguida Manel!!!! Hahahaha... agora vou ter de esperar mais 10 anos outra vez e ainda por cima com a época no fim...
      Mas é mesmo isso, desde que dê para ir e pescar em condições neste momento já é bom.
      Hehehehe, yah há por aí malta assim, com sorte como o caraças na pesca, depois nunca mais vão...
      É verdade, nunca há épocas iguais ou parecidas e bastante diferentes de ano para ano até, tenho reparado nisso...
      Achas!!! Nem me lembrei de comer hehehe
      Obrigado e força aí... Saúde.

      Eliminar
  2. Eh lobo bruto! :)

    Totalmente de acordo com o primeiro ponto.... Muita gente à procura do tal que nunca aparece... Depois alguem sem saber "ler e escrever" apanha um e já se acha o rei da macacada.
    Depois é ver o material a baixo custo, pouco usado e como novo ;)

    Parabéns pelo tarolão, não era eu que ia atrás dele com o tempo que tem estado ahah :D

    A barreira dos 6kg já está batida, agora é rumo aos 7kg!!

    Grande abraço!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Morais!
      Tens andado desaparecido!! Hibernaste :)
      É verdade, acontece muitas vezes esse filme, até mesmo ao meu lado, conheço vários casos que o maior peixe que apanharam foi ao meu lado e com dicas que lhes dei e eu a ver passar o padeiro hehehhhehe é assim a pesca :))))
      Há certas condições aqui no sul que não se podem desperdiçar ;)
      ÚÙiiiii!!!! Isso agora é que vai ser uma obra dos diabos, chegar aos 7 hehehehehe se continuar o ciclo nem daqui tão cedo... Acredito mais que tirem as portagens da via do infante...
      Obrigado e força aí Morais, muita saúde...

      Eliminar
  3. Como estás Pescador
    Élá andas bruto homem hihihihhi que grande robalão,isso é que foi ter fé com tempo mau a chegar e tu em ves de ficares na lareira foste para o frio,os meus parabens Pedro.Olha eu nem sabendo muito nem pouco ainda não apanhei nenhum desses nem parecido mas um dia vou apanhar hihihihi
    Até há proxima pescador e venham mais
    Abraço

    João Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João!
      Áhh desta vez assinaste :) assim está bem...
      Euuu!!! Ele é que estava bruto hehehehe não queria sair da agua :)
      Opa eu até gostava de ficar na lareira, mas como não a tenho!!! hehehe
      Isso é porque tens insistindo muito, começa a ir só uma vez por ano que vais ver como apanhas logo um de 7 hahahahha
      Obrigado João, saúde e força aí...

      Eliminar
  4. Parabéns Pedro,
    Efectivamente só fogem os grandes peixes. É a sina de um pescador! Se fosse fácil, nem se ligava à pesca, tal a fartura.
    Aqui por Sintra, continua tudo na mesma, há 3 semanas que não vou à pesca. Quando o mar dá tréguas, é durante a semana (e no dia seguinte, é dia de escola...). Nesses dias, têm saido uns peixes (sargos e robalos - pelo menos é o que a pandilha destes lados relata).
    Pela Páscoa e se o tempo permitir, irei para o Malhão, se o mar for muito, talvez vá apanhar uns robalos e sargos na quintinha do João Santana (S. Torpes)é um local que só gosto de ir quando o mar mexe e já lá fiz umas pescas boas!...
    Abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José :)
      Obrigado...
      Podes querer são quase sempre os grandes que se vão embora, as vezes os pequenos também vão, mas nós é que passados 20 minutos já não nos lembramos :)
      Aí em cima tem sido complicado de pescar, deixa lá que daqui nada vem aí os mares de feição para essa zona... Aqui nas ultimas semanas o que tem safado é a Costa Sul que vai dando uns peixes com as tempestades...
      Essas zonas que falas são zonas que eu não frequento...
      Ok José vai dando noticias, saúde e força aí nessas investidas ;)

      Eliminar
  5. Boas Pedro

    Não falhas amigo,nao dás descanso ao peixe.Esta o mundo todo á espera que passe o mau tempo e tu vais para a pescaria e apanhas um babalu desses? Esse é mesmo de fazer juz ao seu nome fonix kekekekeke
    Parabens Lobo do mar e é memos pena que o rapazão nao tenha a barriguinha cheia para que xegasse aos 7,mas para a proxima de certeza que será kekekeke
    Grande abraço e não perdoas Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Leão branco!
      Não dou descanso ao peixe!!! Eu é que não descanso por causa do peixe hahahahha
      Tive de ir, não vês que o mar me chamou ;)
      Eu até fiquei satisfeito do gajo não ter ovas, mas pronto pelo menos podia ter comido alguma coisa não, com tanta comida que há aí agora para eles comerem, na volta andava com falta de apetite ;)
      Obrigado e força aí Carlos...

      Eliminar
  6. Olá Pedro`
    Eu disse pra lhe dares mas não era preciso apanhares logo o Avô lol.Dizes bem quando falas que peixes desses é um peixe da vida,pois nem são todos os dias que se conseguem emcontrar trofeus destes,esse deve ter percorrido muitas milhas mas acabou nas tuas garras lol
    Grande e forte abraço amigo,muitos parabens e dalhe lol mas com calma ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Tito!
      Bom primeiro mandas um gajo atacar forte e depois já não era para apanhar o avô, ou é ou não é!!!! hahahhahaha
      Não é todos os dias nem todos os anos, se ele percorreu muitas milhas eu percorri muitos kms para o encontrar :)
      Obrigado Tito, vá agora daqui para a frente vou tentar não apanhar um tão grande hehehehe, saude ;)

      Eliminar
  7. Mékié Lobão!
    São esses sonhos que nos perseguem e não tem como ficar em casa à espera, que ele apareça no sofá!
    Uma boa média de peixe e o bater de recordes, só se consegue com as canas a pescarem.
    Parabéns pelo teu nove record!
    Grande e forte abraço Pedrão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Podes querer, lembrei-me disso quando tinha o peixe ali na areia a minha frente e estava a olhar para ele :)
      Yah, é isso mesmo, enquanto as canas ou pelo menos uma estiver a pescar estamos a fazer o nosso trabalho, o resto seja o que tiver de ser ;)
      Obrigado Chicão, saúde e força aí...

      Eliminar
  8. Como é que isso vai Pedro.
    Pelos vistos vai bem LOL
    A apanhar peixe desse tamanho so podes ir bem LOL.Excelente relato e só foi o tempo ir piorar se nao talvez ainda apanhavas outro.Robalos nao tem saido muitos segundo se ouve por aí,pelo menos desse tamanho.Sargos tem saido alguns bons.
    Parabéns porqu~e tu mereces campeao.
    Fica bem e continua aí.

    Luís Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luís!
      Vai mais ou menos :)
      Não é todos os dias que se apanha um destes, como podes ver, tu que andas sempre por aqui ;)
      Não sei porque também não ficava muito mais tempo, a maré também não ia ser a melhor, havia vários factores contra...
      Este já era mais que merecido ;)
      Obrigado Luís, saúde da boa e força aí...

      Eliminar
  9. Olá Pedro,
    Nem mais,pois nao podem fujir todos e este pagou pelos outros HaHaHaHa

    Só quem anda por la noites a fiu é que sabe o que custa,so e de estranhar nao aparecer mais uns peixes.Falo de sargos porque t^em apanhado uns bons.
    Parabens Pedro isso é que é um verdadeiro troféu. Força com eles
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Jorge!
      Alguma vez tinha de ser, não podem fugir todos :)
      Yah neste dia estava mesmo para as bestas, até eu tinha esse feeling, ou saia Robalão ou não saia nada ;)
      Muito obrigado Jorge, saúde da boa e força aí..

      Eliminar
  10. -Boas Pedro Lobo
    -Não é o dos 7kilos mas é como se fosse ou talvez mais até porkê esse peixao parece ter bem mais,tens a certeza ke de a balança esta boa Rssssssss
    -Um vesinho meu apanhou foi umas varias porreiras,e uns sargos mas os sargos eram piquininos.-Ker dizer ke esse gajo ainda te levou a pasear pela na praia Rsssssssss
    -Fico satisfeito de teres pescado um bicho desses a serio,
    -Parabéns e xau aí Pedro Lobo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rui, tás com bom aspecto :))
      Não não, isto da pesca ou é ou não é :)) há muita malta que olha para o peixe e manda um palpite, mas não pode ser assim :)
      Parece ter mais, mas na balança marcava 6 kg e mais umas gramas....
      Tive de ir com ele, não me digas nada que ainda vi aquilo mal parado :/
      Obrigado Rui, saúde da boa e força aí...

      Eliminar
  11. Parabéns Pedro, há já algum tempo que sigo o teu blog e só posso dizer bem do mesmo. És um exemplo a seguir e um pescador a sério. Muitos parabéns pela cobrança desse grande robalo. Na luta de lobos, desta vez ganhaste tu. Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro!
      Muito obrigado...
      É sempre bom ver malta nova por aqui :)
      Assim como é gratificante saber que o pessoal gosta dos relatos que faço...
      Obrigado mais uma vez pelas tuas palavras.
      Saúde e força aí.

      Eliminar
  12. Boas amigo Pedro Lobo,
    Aí tens a tua recompensa por estas investidas que tens feito nos ultimos tempos!
    Não te preocupes porque alguns hão-de desovar mais tarde...
    Eles esperam pelo tempo certo...
    Já agora peço-te um conselho, estou para comprar uns vadeadores que tenham pé de neoprene, que tipo de calçado aconselhas, visto que usas muito material desse, eu nunca tive nenhuns.
    Continua a dar-lhe forte!
    Abraço
    J.Pedro


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas J.Pedro!
      É verdade, veio tarde mas ainda veio a tempo e mais vale tarde que nunca :)
      Não sei se será assim, não me parece que o peixe desove quando quer ou lhe apetece...

      Olha eu uso com os vadeadores botas de neoprene com fecho e sola rija, eu tenho umas nava que são boas mas são caras, na decatlon também há umas porreiras e mais baratas...
      Normalmente o fecho devido à pressão tem tendência em descer mas não há nada que um cordão em volta do tornozelo não resolva...

      Saúde da boa e força aí J.Pedro

      Eliminar
  13. Grande Pedro,
    Parabéns
    Quem procura sempre alcança e este não escapou como sos outros.Deixa estar que vão ficar tão obesos que não se vão conseguir mexer hehe.como tu mesmo costumas dizer eles que esperem hehe.O ator principal nao queria aparecer hehe esta está boa. .
    A pesca sao mesmo estes momentos que nem esperamos e acontecem,mas com esses mares e chuva normalmente aparecem eles.
    Grande abraço

    XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sandro!
      Algum tinha de pagar as favas ;)
      Hehehehe e ainda me vão fazer carregar com eles os malandros hahahha era bom era :))

      O actor principal chegou atrasado para o capitulo mais esperado ;)
      Aparecem, o problema é saber onde e não há nada como ir procura-los.
      Obrigado e força aí Sandro.

      Eliminar
  14. Boa malha Lobo :)
    Caramba que isso é mesmo grande hihihihi. (imagino se tivesse de barriga cheia)
    Parabéns pela tabua assim é outro nivel que so está ao alcance de alguns mesmo...Se um dia apanhar um desses nem sei hihihihi
    Ainda tu pensavas que era lixo hihihi imagino a força que isso nao deve ter feito Pedro hein?
    Venham mais desses que a malta quer ver amigo,eu bem te disse que aqueles sacos do lixo todos iam te recompnsares.
    É preciso é la ir,um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rafael!
      Atão teve a crescer o gajo hehe querias o quê!!!
      No dia em que apanhares logo vais saber :)
      Yah, havia algum lixo que o mar trazia, até estava com receio de alguma coisa encalhar na linha e a cortasse, pode acontecer nestes dias de mar bravo...

      Porra mas se for por causa do lixo tinha de apanhar pelo menos metade do peso do lixo que carrego hahahhaha
      Obrigado e força aí Rafael, saúde...

      Eliminar
  15. Parabéns muito bom peixe e exelente relato..fez me lembrar que vivi uma noite idêntica a bem pouco tempo,encontrava sozinho perdi 3 peixe desses de uma vida e por fim o 4 consegui recupera lo com muita dificuldade ,registou 6,4 kg .abraco e continuação de boas pescas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pintassilgo!
      Obrigado :)
      Pensava eu que tinha azar às vezes, afinal parece que tu tb tens uma nuvensinha negra a perseguir-te :/
      Perder três peixes desses e depois o ultimo acusar esse peso um gajo fica a sonhar com a pesca que poderia ter feito...

      Muito obrigado e vai dando noticias, força aí, saúde...

      Eliminar
  16. Grande captura companheiro..na minha opinião não pelo tamanho (que tem o seu grande valor) mas sim pela perseverança que tens, a vontade e o querer que te faz escolher um spot que permita pescar nem que seja por uma brecha entre tempestades..enquanto 90% dos pescadores nada batalha e só querem saber quando e como (se é que me entendes)...enquanto aos cabeçudos também tive aí uns aninhos preso nos 5k e andava todo nervoso só a pensar nisso e dali não passava..até dava nervos...quando deixei de pensar os maganos começaram a aparecer a toa...ahahahah...o meu gold agora é outro...devolver um cabeçudo ao seu habitat..e tu continua com esse excelentes reports que a malta adora..forte abraço..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé André!
      Muito obrigado pelas tuas palavras amigo, vindo de quem vem é um prazer...
      Pois tu tal como eu já sentiste tal interesse por parte de outros em quererem saber tudo da maneira mais fácil e simples...

      Yah já percebi que andas noutra onda, gosto muito de devolver mas os pequenotes, libertar cabeçudos já é uma onda muito à frente para mim ;)
      Muito obrigado mais uma vez e força aí amig, abraço...

      Eliminar
  17. Já tive o privilégio de assistir à uns bons anos atrás um primo que pescava junto comigo a fazer a tal pescaria de uma vida :-)!!...um de oito quilos e outro de cinco ( tinham mais umas gramas mas não me recordo ao certo) na praia do mindelo ( vila do conde ) ...meu primo já não pesca mas eu ainda me povoam os sonhos poder ter esse prazer e sensação :-):-)...parabéns pela captura e pelo blog ...continuação de grandes pescarias ...bem aja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Anónimo!
      Essa é certamente a pesca de uma vida e é para quem nasceu com uma estrelinha na testa :)
      Por vezes quem faz pescas dessas quer voltar a repetir, não ficam satisfeitos por fazerem o muitos nunca o vão conseguir, ás vezes são os garganeiros que têm essa sorte...

      Penso que sejas novo por aqui, da próxima assina ;)
      Obrigado pelo comentário e vai passando por aqui... Força e muita Saúde...

      Eliminar
  18. Mékié Pedro,lindo peixe até uma pessoa fica espantada a olhar para foto e isso sim é umn robalo chiççça
    Kue é kue tu tens kue atrais os robalos todos para as tuas canas ;} tou a ver kue tenho kue arranjar uma cinetic ;}
    Isto este mes tem sido umas retroescavadoras a tirar areias das praias talvez por esses motivo andem por ai uns peixes jeitosos.
    Apanhalos Pedro,mais uma vez um abraço e parabens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Gualter!
      Não andava fácil mas estes temporais fizeram questão de me oferecer este velhaco :)
      Porrrra atraio!!! Axas!! hehehehehe Não vês tu os chibinhos que eu tenho ali hahhahaha...
      Então e estás à espera do quê!!?? hahahha ;)

      As praias já precisavam de umas tempestades destas...
      Andam ou andaram ;)
      Obrigado e força aí Gualter...

      Eliminar
  19. Boas Pedro Nunes;
    Ainda bem que ja tinha desovados ,deixa estar que vais ainda a dar com um maior e sem ovas :)
    Parabéns pelo barrrote e pela atitude que tens como pescador e nas recolhas de lixo que costumas fazer Pedro;bonitas fotos também que são estas.É isso mesmo como os ses) não contam no futuro logo se vê.
    Até á proxima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Tiago!
      Sim eu não fiquei lixado de já ter desovado, mas posso dizer que fiquei algo satisfeito...
      Obrigado, é isso mesmo, o futuro é futuro :)
      As fotos foram me oferecidas pelo amigo Zé Dias do "Pesca é Fish"
      Saúde da boa e força aí...

      Eliminar
  20. Boa noite Pedro.Axo que foi o peixe mais bonito que vi nos ultimos tempos aqui na net,um exemplar que faz crescer agua na boa para ir á pesca,de tempos a tempo lá aparece um peixão destes.
    Quase que é preciso um coador para os encontrar,eles andam por aí.
    Parabens pelo peixe e dedicação.
    Cumprimentos

    Manuel Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel!
      Tens razão, se foi o mais bonito não sei, mas que é um peixe magnifico lá isso é, obrigado...
      Sim, como deves calcular não é fácil encontrar peixes destes e quando se encontram é uma alegria enorme :)
      Obrigado e força aí...Saúde.

      Eliminar
  21. Viva Pedro Opa sempre em altas,entao dizes que é um defeso natural que o mar nao deixa pescar e tal e tu sempre a faturar lol mais nada grande Pedro contrariar sempre as condições adversas e apanhar uns robalôes para a malta ver lol :)
    Já me disseram que a desova este ano esteve atrasada em alguns locais,nao sei se é verdade,
    Assim que ele deu a seco jogaste lhe logo as garras lol não fosse o menino escapar igual aos outros ;)
    Parabéns e cumprimentos

    André Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas André!
      Hahahaha, não deixa de ser um defeso, desde que os profissionais não cerquem a Costa já é um grande defeso ;)

      Isso acontece normalmente, nem sempre o peixe desova na altura certa por vários motivos, mas não é só com os Robalos que isso se passa, com outras espécies também, depende também das zonas do País e temperatura das aguas...

      Hahahaha Ai não, este daqui já não saí ;)
      Saúde e força aí André..

      Eliminar
  22. Há algum tempo que sigo o blog, e hoje venho deixar os parabens pela captura.
    Mas muito mais pela forma de estar na vida, na pesca, e pelo atitude para com o mar e com o ambiente que se percebe em cada texto. Pela postura, essa sim, merece Parabens com “P” grande.
    Sei bem o que é passar noites à espera dos grandes robalos (é quase exclusivamente a pesca que faço). Ao longo dos anos já tive o prazer – e a sorte - de cobrar vários de 5Kg, e de por duas vezes ver a balança a marcar 9 Kgs. Animais que achava já não existirem, tendo em conta os anos que têm que escapar aos profissionais para chegarem a esse tamanho. O que nos dá alguma esperança nas capacidades da natureza. As noites, grades (chibos) que levo, e uma ou outra captura, fazem-me entender bem cada letra deste relato.
    Haja coragem e coração forte para batalhar um bicho desses com essas linhas, mesmo em praia!
    Parabens pela luta, pela captura, e acima de tudo pela Atitude!!! Mais se seguirão, alguns quando não forem esperados. Serão todos merecidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sintrense!
      Desde já o meu obrigado pelo comentário, fico feliz por saber que há pessoal que gosta de ver e ler os meu relatos de pesca aqui no blogue :)

      É uma pesca que apesar dos chibos dá gosto porque nunca sabemos quando vai ser o dia ou o momento em lá vai calhar o tal Robalo :)
      9 Kg deixa-me que te diga que não fazem parte do meu objectivo, dois então ainda menos haahahahaha não peço tanto, no entanto seria um dia inesquecível sem sombra de duvidas :))
      Esperemos que a mãe Natureza faça com que esses tais Robalões continuem a dar a cara de vez enquanto, é bom sinal...

      Esperemos que sim, que apareçam mais destes, quer sejam a curto ou longo prazo :)
      Mais uma vez obrigado, e obrigado pelas tuas palavras Sintrense :)
      Força aí nessas investidas e muita saúde...

      Eliminar
  23. Boas amigo.

    Eheheheh, Além do record de robalo é record de escrita, porra estava a ver que não chegava ao comentário, eheheheheh.
    Já te dei os parabéns pessoalmente, nada que me surpreenda, mais que merecido, já devias de ter uns quantos no teu currículo pois és um especialista da captura de lindos robalos, e o meu mentor robaleiro também, a ti devo-te hoje em dia apanhar estes lindos peixes, assim sendo cada captura tua deixa-me bastante contente;)

    Depois dessa captura, merecia um folar daqueles e um shot do tal de 12 anos, eheheheheheh, deves ter o feito não??
    Acredito que um dia vais apanhar um maior, disso não tenho duvida amigo, agora só falta eu apanhar um de 6 quilotes, sou um desgraçado:)
    PARABÉNS Amigo ;) Força!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Hehehehee... Porra podes querer, já havia muito tempo que não escrevia tanto hehehehe
      Pois é amigo, devia; mas isto não é como a gente quer, é como eles querem ;)

      Ainda bem que assim é, fico satisfeito de te ouvir dizer isso amigo João.
      Olha, o folar por acaso não porque não tinha mas o shotsinho de 12 anos não falhou ;) hahahaha
      Tu não tens mas olha que já tenho as minhas duvidas e é tal como te disse, já poucas vezes penso em Robalos Grandes, desde que faça uma pesca razoável já fico satisfeito...

      Já tás a chorar!! hahahaha Vai lá aquele sitio que eu te disse que vais apanhar lá um de 6kg vais ver ;)
      Muito obrigado amigo João, um abraço e força aí...

      Eliminar
  24. Seguro que en outro momento do ano, ben pesaría máis dos 7 kilos. Por sorte tivo tempo de se reproducir.
    Noraboa e a ver se veñen moitos máis no ano, Pedro.

    Saúdos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Josiño!
      Sim, também fiquei com essa ideia e se assim foi espero que as suas ovas produzam muitos e muitos Robalos :)
      Obrigado e força aí, saúde...

      Eliminar
  25. Boa Noite caro Pedro,

    Não o conheço mas gosto do seu blog e admiro a forma como encara a pesca e se relaciona com a natureza.
    Quando damos o nosso melhor desprendidamente a vida acaba por bafejar-nos com realizações positivas.
    Parabéns pela captura.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Paulo!
      Bem vindo ;)
      Desde já obrigado pelo seu comentário, é sempre gratificante saber que vai aparecendo por aqui pessoal que gosta de ler o blogue "Lobo do Mar"
      É verdade, quando trabalhamos para um objectivo seja ele para o qual for, mais cedo ou mais tarde somos recompensados, mesmo que não seja o que tanto queremos pelo menos andamos lá perto que já é bastante bom...
      Muito obrigado Paulo :)
      Saúde e força aí...

      Eliminar
  26. Boas Pedro,meus sinceros parabéns pelo sumario:))
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Alexandre!
      Andas a dar nos carapaus :)
      Obrigado e força aí, saúde...

      Eliminar