segunda-feira, 26 de março de 2018

Março Marçagão, salta Sargalhão

“Surfcasting”
Boas pessoal!
Parece que os temporais abrandaram aqui no Sul e as praias ganharam um novo rosto depois da passagem dos mesmos, sinceramente as areias já precisavam de levar umas lavagens como deve de ser para eliminar as escamas deixadas pelos “camones” e outras porcarias que os veraneantes e não só deixam na areia durante as invasões que acontecem todos os verões no Algarve, tal como as fezes de “alguns” cãezinhos que ficam a fazer compostagem na areia onde nós depois estendemos a toalha, sim porque agora está na moda gastar um dinheirão num cão de raça e ir passeá-lo para a praia que serve de WC canino….


Esta jornada de surfcasting foi num dia de bonança a seguir a uma tempestade que já não me lembro se foi a Elsa, o Fernando, a Gina ou o Hilário, pois isto agora sempre que faz um dia de invernada (vento, chuva e mar forte) é baptizado com um nome, só inventam é mariquices…
Neste dia para começar apanhei um robaleco já com medida, mas achei-o assim meio raquítico e decidi libertar o bicho, coitado já não bastava ser raquítico que ainda por cima ter uma vida curta.

Os Sargos foram os protagonistas desta jornada e só dei com eles quando troquei de isco, neste dia andavam de apetites, o peixe em certos dias reage melhor a uns iscos do que a outros, o que faz com que tenhamos de levar sempre vários iscos e ir alternando ao longo da jornada, pois nunca sabemos o que lhes apetece naquele dia. Ainda fiz cerca de quatro ou cinco devoluções de pequenos sarguetos, desta vez não havia lixo (algas) e as bailinhas da praxe sem medida também não apareceram felizmente, aquelas que muitos pescadores guardam e dizem à boca cheia que apanharam 20 ou 30 bailas, para mim foi um descanso e espero que se mantenham bastante longe da Costa durante muito tempo e a salvo dos pescadores inconscientes…


O maior Sargo da jornada pesou 1,5 kg
Ainda o pesei várias vezes a ver se a balança acusava mais umas gramazitas para passar o meu recorde de Sargo que é de 1,550kg mas não, a teimosa da balança confirmou sempre que era 1,5kg e pronto tive de me render às evidências 😊


O resultado final desta jornada foram oito Sargos que no total acusaram 6,7 Kg…... (Sendo quatro deles entre o 1 kg e 1,5 kg)

Quando passei as fotos para o PC fiquei meio desiludido com esta, porque não transmite bem o tamanho e a qualidade dos Sargos, por isso resolvi tirar uma foto à bobine do SkyLine com a fita métrica a marcar um diâmetro de 10 cm, para servir de referência e terem uma ideia do tamanho dos Sargos…


Linhas usadas nesta jornada:
  RayLine 0,18 nos carretos, chicotes Cinnetic e MIMETIC 0,40 nos estralhos


Um dia destes o amigo João Santana veio ao Sul tratar de uns assuntos e claro que combinamos um petisco para meter a conversa em dia, desta vez tivemos a companhia do Cristóvão que tem andado desaparecido mas desta vez juntou-se à festa, também conhecido por “Mata Chibos” no mundo da pesca... 

Está aí a semana da Páscoa, é uma semana que eu detesto porque é idêntico a uma semana de Agosto, um gajo não consegue ir para lado algum sem apanhar trânsito e confusão, se aparecer um raio de sol então é tipo lagartos, lagartixas, osgas e iguanas estendidas ao sol em qualquer palmo de areia, é uma semana boa para os barões da hotelaria que até esfregam as mãos para receberem o turismo Pascoal.
Por hoje é tudo, respeitem os tamanhos mínimos e não deixem lixo nos locais de pesca.
Saúde e força aí pessoal.

28 comentários:

  1. Viva Pedro
    O mes de Março está a ser teu amigo ao que parece é o teu mes dos records,lol e mesmo que ste não tenha sido é quase como se que fosse,um grande exemplo de sargo e ainda mais uns quantos grandes sargos,parabens Pedro.
    Tambem sou da tua opiniao,apesar de ter um cão que é rafeiro há tantos animais para adotar e gastam por vezes centenas de euros num cão só porque é de raça :( eu costumo apanhar sempre o que o meu Pantufa faz e deito no lixo e axo que assim é que todos deviam fazer.

    Bom Pedro parabens mais outra vez e cumprimentos.
    André Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas André!
      Sim não me posso queixar do mês de Março, mas o Março está de rastos já :)

      É verdade André, não vês que a maior parte dessa malta que anda aí com os cães é só para mostrarem quem tem um cão porque agora está na moda... E a essa gente faz-lhes confusão passar com um cão rafeiro ao lado de um cão de raça, achas que isso são pessoas que gostam de cães... Até ao passear os cães a aparência já conta, onde isto chegou... É só fachada e aparencia...

      Obrigado André, saúde da boa e força aí...

      Eliminar
  2. Boas
    Dá lhe Pedro, lindos e belo esse outro maior :)
    Por aqui cá vamos com vento, ou chuva ou mar grande, ou ventania ou chuva ou mar grande.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Miguel!
      É uma prazeria do caraças apanhar uns Sargos destes :)
      Pois, desse lado não está fácil, deixa estar que eles logo as papam ;)
      Obrigado e um abraço Miguel, força aí...

      Eliminar
  3. Mékié Pedro,kue grande tabua ;}
    Meus parabéns porque esso nao é todos os dias kue se apanham um sargo desses chiça ;} e como se ja nao bastase ainda fizeste uma excelente pescaria ó Pedro ;}
    Agora é apanhalos ;}
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Gualter!
      Este e os outros, só que assim na areia não se tem percepção, os Sargos são lixados para a foto :)
      Eu por acaso tenho conseguido dar com eles todos os anos, eles entram em condições que são difíceis de acontecerem ;)
      Obrigado e força aí, Saúde...

      Eliminar
  4. Como estás Pescador?
    Entao deste descanso aos Labraxs e foste a procura dos Diplodus ? hihihihi
    Andas sempre a trocar as voltas aos peixes tu hihihihi,mais nada Pedro ha que presseguilos sempre que ha oportunidade,isso sao Diplodus XL Pedro hihihi que belo lote.
    Parabens e até á proxima.

    João Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João, tas em forma! :))
      Opa um gajo tem de se virar para o que poderá ser mais prometedor e desta vez eram os Sargos ;)
      Não faz mal é para as vezes que os gajos me trocam as voltas a mim hehehe
      Obrigado e força aí João.

      Eliminar
  5. Tremenda pescata de sargos Pedro, enhorabuena!me gusta esa forma que tenéis en Portugal de terminar la pesca "siempre tomando unas cervezas y otras esas comilonas que enseñas en el blog" jajaja.

    Un saludo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel!
      É verdade, não foram muitos mas foram bons ;)
      Como já disse anteriormente aqui ao pessoal, felizmente tenho conseguido dar com Sargos destes todos os anos nem que seja pelo menos uma vez, mas é difícil de se reunirem as condições para eles encostarem e pescar bem, porque há sempre a possibilidade de haver lixo (algas, limo) que não deixam pescar como deve de ser...
      Nos petiscos com os amigos da pesca há sempre conversas interessantes (PESCA) hahahha
      Obrigado e força aí Miguel, saúde.

      Eliminar
  6. Oh Lobão, tu matas-me a rir!!
    É a pascoa é o Agosto, é as bailas! Raio do moço que na gosta de nada!!
    Dêxa lá o português aproveitar estas pequenas épocas festivas para tirar selfies e postar no fakebook diéb, a malta na lisbia mata-se a trabalhar o ano todo para levar o país pa frente, (sem eles na somos país né) para vir cá baixo fugir dos 365 dias de casulo a comer massa com alface...!

    Bom, já te chateei um pouco, combina lá masé para matar-mos os tordos que tenho ali na arca!

    Essa bitola de Sargo, só quem não está atento é que não conhece amigo!
    Aproveito para te dar os parabéns novamente pelo record do robalo que mataste!

    Abraço!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Móó é preciso meter aqui uma foto tua pa comentares!!! Malandro...
      Não gosto de nada atão!!! Gosto de apanhar bailas com 2kg hahahhaha e uns Sargos de kg pa cima também gosto e olha uns tordos no prato também gosto hahahhahaha

      Hahahahaha, Olha que massa com alface é uma boa dieta...

      Atão mas os tordos ainda tão vivos!!!? hehehe
      Opa pois quando o João vier aí a ver se dá para combinar isso ;)

      Os Sargos são manhosos para as fotos como tu sabes e há pessoal que não tem bem a pecepção do tamanho.
      Obrigado ;)
      Abraço e força aí Mata Chibos.

      Eliminar
  7. Grande Pedro,
    Tens andado a safar-te bem ultimamente,eu sei que é merecido porque ariscas tambem,muitos parabéns Pedro.É um quebracabeças com os iscos a levar eu também já me calhou ter longueirão e eles só queriam Americano e quando acabei o Americano nem mais nada que apanhei,tem dias assim

    Estou contigo,quantas e quantas vezes vou escolher o sitio para pousar a mochila da pesca e lá está o presentinho do cão,a culpa não é dos animais e sim de quem é responsavel por eles,é uma falta de etica.

    Grande abraço

    XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sandro!
      Tenho me safado!! Sim e não :) Queres um chibinho eu dispenso-te um hahahahaha
      Yah ás vezes os gajos só querem o que não temos, ou o que temos menos e está quase a acabar, parece que adivinham :)

      Porrra e eu, parece que o raio do cão adivinha :) mas a culpa não é do bicho, porque supostamente é ali a casa de banho dele, por isso que eu digo que nem toda a gente sabe ter um cão, bom mas isso dava pano para mangas :)

      Obrigado e força aí Sandro ;)

      Eliminar
  8. Grande Lobo, sempre á espreita da oportunidade :) Bonitos peixes... Nós por aqui ainda andamos no defeso natural. Abraço e boa continuação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Luís!
      Tens andado desaparecido pá :)
      Tem de ser, as oportunidades são poucas e quando se dão um gajo tem de aproveitar ;)
      Yah a norte tem estado difícil, mas é preciso é calma que ele logo baixa ;)
      Saúde da boa e obrigado, força aí...

      Eliminar
  9. Como é que isso vai Pedro
    Fizeste uma ultima incursão antes da matilha da Pascoa chegar em força lol saiste-me ca um lobo matreiro lol
    Que grandes chapas amigo,mais um grande exemplo de pescaria e desta vez de sargos parabens Pedro.
    Um abraço e boa Pascoa e fica bem,continua ai.

    Luís Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Luís!
      Teve de ser, isto nesta semana não se pode andar por aí, haja paciência :(
      Estas pescas de Sargos nem sempre dão, então quando eles andam lá é uma satisfação enorme tirar estes bichos da agua ;)
      Obrigado e igualmente Luís, saúde e força aí...

      Eliminar
  10. Mékié Lobão!
    Essas tempestades de nomes esquisitos, até acabam por ser boas para essa vossa costa. O mar mexe e mete aí uns peixes, onde normalmente não abundam com mares pequenos. E poupas uns trocos em gasóleo ;)
    Bonitos sargos esses e de boa bitola.
    Deixa lá os Lisbios tomarem conta da vossa terra. Nunca se consegue agradar a todos. O que te chateia a ti para outros é música :)
    Grande e forte abraço Pedrão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      São sim Sr. :)) venham elas que são todas bem vindas, são boas para se apanharem uns peixes de qualidade e enquanto elas se mantém os assassinos do mar não estendem as redes e outros artefactos...

      É uma prazeria sacar uns Sargalhões destes ;)
      Fonix aí a tua malta, alguns parece que não tiveram educação, isso é o que me chateia mais, mas eu sei que não são todos iguais...

      Obrigado e um abraço Chicão, força aí...

      Eliminar
  11. Boas Lobão,
    Só falta as tempestades acabarem em "ão" lol
    Isso de medir os sargos e coiso e tal... Só quem lá vai é que sabe dar o devido valor! É claro há sempre aqueles que vieram ao Mundo sempre para criticar...

    O recorde do sargo ainda não foi ultrapassado, mas isso com naturalidade mais dia, menos noite facilmente alcanças esse objectivo! :)

    Quer dizer que isto hoje é só lagartixas... lol

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!
      Por este andar vão ter de inventar nomes para os dias de vento e chuva...
      Pois foi por isso mesmo que eu meti uma referencia, porque há muita gente que não tem noção do tamanho dos Sargos...
      Em relação ao tamanho dos Sargos não tenho objectivos e bater recordes, como está; está muito bom e se apanhar um ou dois destes por ano como tem acontecido já fico bastante satisfeito, tomara muitos...

      Com certeza que haverá por aí muita malta estendida ao sol hahahaha e daqui por uns dias com certeza que também haverá muitos de cama hahhahaha...

      Saúde e força aí nessas ilhadas ;)

      Eliminar
  12. Boas Pedro

    Aí tens uns sarganecos dum caneco!

    Aí em tua casa não deves ter tempo de comer carne!

    Esses sargos brutos devem dar uma pica do caraças..

    É isso mesmo continua a dar-lhe assim que a malta gosta de ver... aqui é só mar bravo e uma ventania desgraçada.. e não desatines com os Lisbios.. a maior parte é fixe ;)
    Abraço!

    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas J.Pedro!
      São uns belos Sargos :) e ao vivo é outra coisa, até são muito mais bonitos :)
      É ao contrario, não tenho é tempo para comer peixe :)
      Verdade, normalmente os Sargos ao Surfcasting não dão muita luta, mas quando são deste tamanho e a pescar com 0,18 dá-me uma pica do caraças :)) principalmente quando chegam ali à zona de rebentação...

      Hahhahahaha... Tranquilo, eu evito os Lisbios e todos os outros invasores, sim conheço malta da Lisbia bem porreira sem duvida e os mal educados eu já aprendi a lidar com eles ;)

      J.Pedro obrigado e força aí, saúde da boa ;)

      Eliminar
  13. Boas Lobo
    Mais uma grande pescaria e esses sargos são umas autênticas tábuas mas bem redondinhas
    Nos pesqueiros que frequento cá em Esposende só há robalos (não me estou a queixar) mas ás vezes podia sair uns sargos desses para alterar o menu.
    Abraço e continua no ataque

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Diogo, tás fixe :)
      Volta e meia e quase sempre no Inverno lá fazem umas boas condições para se apanharem uns belos Sargos :)

      Pois aí para cima o menu normalmente são Robalos, nós temos mais Sargos e Douradas mas vocês aí têm mais Robalos, as praias no centro e norte são mais Robaleiras que aqui no Sul, eu por vezes vejo fotos das praias do centro e norte (Peniche até Viana do Castelo) com certas condições que até me babo todo, condições de sonho para pescar que raramente acontecem nas praias da Costa Vicentina e Alentejana e muito menos a Sul... São zonas que diferem muito...

      Saúde e força aí Diogo ;)

      Eliminar
  14. Boas amigo rei do sargo;)
    Estas forte nos dentuças parabens.

    Pois as fotos dos sargos por vezes enganam mesmo muito, digo -te uma coisa as vezes há pescas que nem posto porque as fotos ficaram uma treta, e a pesca era boa e parece fraca.
    Bom petisco, a ver se voltamos a fazer tordos à Mata Chibos;)
    Amanhã vou para baixo amigo, se quiseres beber uma cervejola apita;)
    Força e um abraço rei do sargo😉

    ResponderEliminar
  15. Comé amigo João!
    Hehehehe nããã o Rei do Sargo és tu :)
    É mesmo, estes gajos se um gajo se descuida com as fotos quase que não se vêem, eles são bons é pa engolfar os anzóis :)
    Também já me aconteceu, apagar ums fotos que tinha pa publicar e ficaram uma merda e não publiquei...
    Hahahahaha, queres é papar os tordos do Mata Chibos :)))
    Abraço e obrigado amigo, força aí...

    ResponderEliminar