segunda-feira, 14 de maio de 2018

Trovoadas de Maio

“Surfcasting”
Boas pessoal!
Esta jornada foi programada no sentido de gastar algum isco que seria para deitar fora se não o gastasse até ao final da temporada que se aproxima.
Cheguei ainda cedo ao spot numa tarde algo solarenga mas pouco depois e felizmente o sol rapidamente deu lugar às típicas nuvens de trovoada, condições que costumam ser normais no mês de Maio, muitas das vezes são as chamadas trovoadas secas. Têm esse nome porque normalmente não são acompanhadas de precipitação, mas podem trazer com elas alguma instabilidade ou tempo quente e abafado, por vezes são perigosas porque conseguem gerar incêndios…


Já começa a haver mais gente nas praias aqui no Algarve e isso é um perigo, vêm meter conversa com um gajo e depois no final dizem a famosa frase proibida (boa sorte ou boa pesca) o melhor é fazer-me passar por surdo para evitar diálogos que levam a tal insulto, ou então o próximo que me desejar boa sorte ou boa pesca vou acusa-lo de bruxedo…


Montei as canas nas calmas, detesto montar o material à pressa e já em cima da hora de pescar.
Foi uma jornada que pouco tem para contar e que terminou cerca das 24h com uma pesca magra (pouco peixe) onde no início saíram dois robaletes de escola primária que foram prontamente devolvidos ao seu recreio, daí em diante o peixe que saiu é o que está à vista. A jornada correu de uma forma normal, apesar de ter estado uma noite fresca mas já não são aquelas friezas do rigor do inverno, não houve vizinhos a chatearem com aquelas luzes tipo holofote, não houve perdas de exemplares consideráveis o que para mim é o mais importante para que uma jornada corra bem…


Como não tive tempo para almoçar em casa, levei umas favas à Lobo (favas com chouriço preto, batatas e um ovo escalfado) para o lanche, um gajo tem de comer alguma coisa 😋


 No dia seguinte fiz logo dois sargos para o almoço, um gajo tem de comer alguma coisa 😋


Ao final do dia encontrei um ninho de andorinha-do-mar com três crias.


Tão vulneráveis.

Pessoal queria deixar aqui um aparte para aqueles que comentam os meus relatos no facebook, se alguma vez eu não responder não é por mal, é porque ficou esquecido no meio de outros, como partilho em três ou quatro grupos por vezes perco o fio à meada 😊
Uma maneira de evitar esses esquecimentos é comentarem aqui no blogue, embora no facebook seja mais simples, façam como quiserem ou preferirem 😉
Saúde e força aí pessoal.

26 comentários:

  1. Boas Pedro
    Mas é um risco pescar com trovoada pelo menos sempre ouvi dizer isso
    Bom mas deu prara apanhar o almoço kekekekeke é o que interessa e ja é bom amigo
    È amigo tu comes favas ao lanxe kekekeke entao nem imagino ao jantar kekekeke
    Muito bonitos os passarinhos nesses nihos na areia,podem ser pisados s porque dificilmente se vê eu proprio também já encontrei um ninho desses á uns anos.
    Abraço Pedro e continuação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Leão branco :)
      Sim, mas não fez trovoada neste dia, por estar tempo de trovoadas não quer dizer que as faça, no entanto estas condições são propicias...
      Deu para o almoço e ainda sobrou :)
      Opa não tinha almoçado, tive de fazer um lanche reforçado hehehe
      Sim por acaso o ninho não estava nada bem ali não, estava mesmo no meio do "deserto"
      Obrigado Carlos, saude e força aí...

      Eliminar
  2. Como é que isso vai Pedro.
    É uma mista de poucos peixes mas pelo menos são bon s.Eu tambem não gosta nada que me desejem boa pesca LOL nunca quase me corre uma pesca bem LOL Acho que vou adotar a tua ideia LOL
    Esses foram logo para almoçºar tem mesmo bom aspeto LOL
    Anda muito dedicado aos passaros,qualquer dia ainda dás em criador de canarios como o meu tio LOL
    muito bem sempre a aajudar os passaros :)
    Eu como sabes prefiro comentar sempre aqui diretamente no blog acho que foi um habito.
    Fica bem e continua Pedro
    Abraço

    Luis Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luis!
      Era o que havia, temos que nos contentar com o que há :)
      Hehehe porra não me digas nada, cada pessoa com que eu falava na pesca dizia isso, agora já não falo com ninguém hehehehe
      Sim no dia seguinte foram para a grelha ;)
      Os pássaros nos últimos tempos parece que estão no meu caminho :) eu também já tive canários quando era puto :)
      Pois, há pessoal que prefere comentar aqui, mas eu compreendo que no facebook dê mais jeito...
      Obrigado Luis, saude e força aí...

      Eliminar
  3. Mékié Lobão!
    Até fico azul, quando me desejam isso!!....
    Praticamente, nem digo que vou à pesca e quando chego não me dirijo a ninguém. No caso de falar com alguém, tenho que ver se é da 'nossa equipa' (daqueles que fazem o mesmo tipo de pesca e quase de certeza, não dizem nada).
    Não acredito muito nessas cenas, mas que já não corre com a mesma feição, não.... E o peixe, normalmente é escasso!!
    E nota-se isso pela tua pesca 'magra' , hehehehe
    As andorinhas estão mega vulneráveis. Mas com toda a certeza, fazem o ninho a contar em passar despercebidas.
    Grande e forte abraço Pedrão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Porrrrra e eu!!!! O melhor é não falar com ninguém... hahaha
      Olha eu cada vez acredito mais :)
      Mas neste dia não teve nada a ver porque ninguém me disse nada, mas se dissessem em vez de quatro tinha apanhado dois hehehehehe

      Epa aquilo onde estava,qualquer desnorteado passa ali e pisa o ninho :(
      Obrigado e força aí Chicão, saúde...

      Eliminar
  4. Grande Pedro,
    Nem sempre pode ser ou grandes tarolos,e já não foi mal sempre deu para te enerteres e comer umas favas na praia ;)
    Esses sargos assados estão mesmo a pedir o tal branco bem fresco.Eu costumo comentar aqui no blog e nunca te esqueceste de responder,pelo menos que eu saiba Pedro.
    Bom um grande abraço e até á proxima.

    XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sandro!
      Pois, claro que não, podiam ter saído mais três ou quatro mas... Era o que havia :)
      Nesta altura do ano já sabe bem fazer uns sargos na grelha, e sim com um branquinho ;) heheehe
      Aqui no blogue não fica nada para trás, no face é que é lixado porque às vezes perco-me ali com os comentários e depois fica algum para trás...
      Obrigado Sandro, saude e força aí...

      Eliminar
  5. Boa malha Pedro
    Caramba pá tu comes favas todos dias hihihihi, não foi a pesca de sonho mas já foi bem porreira.O mar estava porreiro ai.
    Os bichos não tem frio na areia durante a noite,caramba.Já tens peixes para uns dias hihihi
    Amigo é preciso é lá ir
    Boa malha,um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rafael!
      Hehehehe Não pá, todos os dias não, mas gosto muito de favas ;)
      A minha fé neste dia também não era muita, fui mais uma de gastar algum isco ;)
      O mar estava fracote, durante a noite os pais vão para o ninho para os aquecer, mas mesmo assim deve estar fresco sim :/ porque as noites ainda estão frescas...
      Nem mais, saude e força aí Rafael.

      Eliminar
  6. Boas Pedro Nunes,parabéns por mais uma bonita hestoria de pesca mesmo que nao sendo com aqueles barrrotes que costuma ser é sempre muito agradavel ler as tuas hestorias.
    Do mar até há mesa o que mais podemos querer espetaculo e
    Lembras-te de ter pedido opiniao da linha para os carretes? Olha decidi meter sky line red 0.20 estou muito satisfeito,obrigado
    Até há proxima e boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Tiago!
      Desde já obrigado :)
      Nem sempre pode ser barrotes, mas também não era esse o objectivo desta pesca...
      Estes foram logo para o almoço do dia seguinte ;)
      Ainda bem que gostaste da linha, em regra geral quem experimenta essa linha fica satisfeito com a compra ;)
      Saúde da boa e força aí

      Eliminar
  7. Mais um relato com pinta ....

    O peixe foi o suficiente, eu sei que querias mais, mas assim já foi bom.....

    Hajam mais pescas com essas condições, tempo revolto, paz e alguns pexecos ...

    Forte abraço, vou ver se me faço à feição hoje está bom para a minha pesca....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Cesar!
      Obrigado ;)
      Quando as pescas são fracas queremos sempre mais :) mas sim para o que foi já deu para gastar algum isco que tinha ali e deu para entreter ;)
      Então força aí Cesar ;) saúde da boa...

      Eliminar
  8. Caro Pedro

    Apanhaste uns peixinhos bem bons e deu pra entreter, oxalá fosse sempre assim quando vamos numa de não deixar o isco estragar...!

    Essa das andorinhas do mar tá demais... não fazia ideia que elas fazem o ninho assim numa poça na areia... Agora percebo porque as raposas volta e meia fazem as suas visitas às praias...

    Tenho andado ansioso pra fazer umas pescarias mas o mar na minha zona está muito ruim... águas castanhas , muito frias ainda... tiram a pica toda a um pescador...

    Olha sei que a tua época está a terminar, pois a minha só por estes próximos dias (assim o espero) irá começar... ultimamente o tempo anda todo trocado e o peixe já não segue as rotinas de outrora... e olha que estes meses eram dos meus preferidos pra pescar... os tempos são de mudança cada vez mais rápida.


    Olha tu cada vez que vais à pesca tratas-te bem, é assim mesmo, um gajo tem que acomodar o estomago com algum petisco que revigore energias..

    um abraço, e fica bem...
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas J.Pedro!
      Foi essa mesmo a intenção, gastar algum isco que seria para ir para o lixo, mesmo assim ainda irá algum, pesquei menos vezes do que inicialmente pensei e pronto....
      Yah estas aves fazem assim o ninho, aí para cima não sei como é mas elas aqui na Costa Algarvia fazem ou nas dunas ou em qualquer sitio que passe despercebido, mas muito à mão dos predadores sim, onde houver gatos ou raposas não devem ter um final feliz :(
      As raposas comem tudo o que seja comestível, independentemente de estar estragado ou não...

      Pois em certas zonas as aguas estão feias, mais uns dias e pode ser que melhore... Não tarda estás de canas montadas e a fazer umas pescas vais ver ;)

      Sim eu no verão paro por vários motivos...Por um lado é bom, mas deixa saudades...
      Já sabes que um gajo tem de comer alguma coisa hehehehe era o que estava à mão neste dia ;)

      Obrigado e força aí na tua nova temporada ;)

      Eliminar
  9. Buenas Pedro !!!!
    Muy buenas pescas y buena comida como siempre amigo...
    Que bonitas las golondrinas...
    Un abrazo compañero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alex!
      As boas pescas pedem boa comida, para a pesca saber melhor no caso de não haver peixe ;)
      As andorinhas é uma ave comum aqui nas nossas praias e agora estão em criação :)
      Saúde e força aí Alex...

      Eliminar
  10. Boas Pedro,
    É sempre bom ir só ali gastar o resto do isco e trazer uns peixes, desde que seja perto de casa, pois caso contrário a pesca não sai barata!
    Sem vizinhos, sem chatices, de papo cheio, melhor só se viessem uns travessões ou matulonas... :)

    Forte Abraço e aperta com elas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!
      Sim, pois todos os anos sobra sempre isco e às vezes já tem uns meses de tar congelado... Neste caso aproveitei para o ir gastar e ainda deu para fazer uns peixes ;)
      A pesca só é barata para quem vive no pesqueiro, caso contrario é um vicio que sai caro, mas como eu não entrei na moda das viagens e não dou dinheiro às companhias aéreas para viajar para fora, o dinheiro que eu gastaria numa viajem por ano da-me perfeitamente para fazer as minhas pescas, passar uns dias onde eu mais gosto e com sorte ainda trago uns peixes para casa ;)
      Isso os travessões e as matulonas não querem nada comigo, enquanto for apanhando uns pexes pá grelha já me contento ;)
      Saúde da boa e força aí Manel...

      Eliminar
  11. Boas pedro, andas sempre de olho nas mudanças do tempo para ires tirar uns bons peixes,vá lá velhaco deixa as favas do homem hahahaha
    Ainda és contratado para tirar fotos para um grande canal:)))
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Grande Alexandre :)
      Isto um gajo tem de andar de olho aberto :) mesmo que não tenho sido uma grande pesca mas poderia ter sido, nunca se sabe ;)
      Agora vou deixar as favas em paz, prometo que só para o ano que vem é que me vou a elas ;))
      Obrigado Alexandre, abraço e força ai...

      Eliminar
  12. Me parece que se eu atopase eses pitiños, os levaría para a casa para crialos. Sen embargo, a natureza é sabia e seguro que a nai, andaba por alí.
    Noraboa polas capturas e un saudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josiño!
      Hahaha, neste caso não há nada como deixar a mãe Natureza fazer o seu trabalho ;)
      Obrigado e força aí ;)

      Eliminar
  13. Boa tarde Pedro
    Espectáculo de blog...todas as noites depois de jantar venho visitar o teu blog para ver se há novidades... Comecei no surfcasting há cerca de uns 4 anos (por isso ainda tenho muito que aprender ) , ando sempre à procura de dicas com os verdadeiros "profissionais" e tu tens-me dado algumas bem boas. Descreves as coisas como elas são, não tens problemas em dizer onde pescaste nem que linha utlizaste ( ao contrário de muitos pescadores ). Um grande abraço e que continues a relatar as tuas jornadas que tanto nos fascinam. Ps. Já mudei para a Skyline por tua causa lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Carlos!
      Desde já obrigado, nem sempre é possível arranjar tempo e material para postar, isto requer mais tempo do que parece...
      Fico satisfeito por ter contribuído de alguma forma para a tua continuação na pesca...
      Brevemente vou fazer uma paragem, irei anunciar no próximo post.
      Fizeste uma boa escolha porque a SkyLine é sem duvida uma as melhores linhas que está no mercado ;)
      Vai passando por aqui, saúde da boa e força aí Carlos.

      Eliminar