quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Spinningboard

“Spinning”
Boas pessoal!
Desta vez a jornada de spinning foi praticada de maneira diferente. A técnica consiste em pescar sentado em cima de uma prancha de Bodyboard adaptada e aproveitar a “boleia” da corrente para minimizar o esforço e assim percorrer umas boas centenas de metros ou kms se a praia o permitir.


Apelidei este tipo de pesca como “Spinningboard”, nunca vi ninguém pescar desta forma no entanto acredito que alguém já o tenha feito. Não foi a primeira vez que o fiz, mas foi a primeira vez que tive algum resultado, as capturas podem variar entre robalos e bailas.


Não é um tipo de pesca que dê mais capturas do que qualquer outro, talvez pelo contrário, ou pode ter os seus dias não sei… A essência aqui é o contacto com o mar e pescar de maneira diferente, fazer lançamentos em direcção à praia, nas laterais e em direcção ao mar, lançar para cá e para lá da rebentação nos fundões e cabeços de areia por onde vou passando levado pela corrente que também não pode ser demasiado forte tal como o mar que não convém ter mais de 1m, o problema mesmo é agarrar o peixe e tirar-lhe o artificial para o meter num saco de rede atado à prancha sentado em cima da mesma e sempre com um olho no mar, por isso os vinis são os mais apropriados, os Jerkbaits podem dificultar esta tarefa e a coisa até pode correr mal como todos nós sabemos…


Olha aí pessoal, como se costuma dizer, faz o que eu digo e não faças o que eu faço. Apesar de eu achar este tipo de pesca simples e fácil, penso que não dever ser praticado por qualquer um, o mar que se vê quando estamos no areal não é o mesmo que se sente quando estamos na zona de rebentação, eu faço-o à vontade porque pratiquei Bodyboard intensamente durante mais de vinte anos e tenho uma visão e percepção diferente do mar, sei onde e quando as ondas vão cair ou rebentar e estou familiarizado com a força do mar. Penso que este tipo de pesca não deve ser praticado por indivíduos que nunca tenham feito Bodyboard ou surf e que não estejam em boa forma física… O apelo foi feito, depois não digam que eu não avisei 😊


Os Robalos não apareceram mas as suas primas as bailas marcaram presença, poucas mas de bom tamanho, guardei três e devolvi uma pequenita.
Resultado: foram umas horas de pesca e actividade física bem passadas e relaxantes onde me diverti a brincar com estas bailas nervosas e irrequietas como é hábito nesta espécie. Ainda apanhei uma bela chuva, mas também molhado por molhado pouco importa e que tanta falta ela faz, pelo menos aqui no sul.
Mais tarde ao final do dia ainda fiz uns lançamentos até anoitecer a pescar de terra mas não senti qualquer sinal de peixe…



Claro que depois daquele estrafego todo tinha de repor energias.
Batata-doce com mel e canela 😋
Um gajo tem de comer alguma coisa.


Por estas bandas também há lixo para apanhar e bastante, depois de tirar umas fotos às bailas ainda juntei ali algum lixo que estava mais perto, até um balde achei neste dia, enfim…
Pessoal por hoje é tudo, haja saúde e não deixem lixo nos locais de pesca, a Natureza agradece e eu também.

15 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Epa não sei se o esforço vale a pena, mas a moda pode pegar... :)
    Agora levar a prancha para ir para os outros spots, ai já concordo, mas pelo menos desta vez não te safaste de terra pelo menos safaste no mar!
    Continuo a não perceber, como gostas de andar numa prancha de bodyboard e ter o tal contacto com o mar e nunca vires com a gente fazer um ilhada no PNSACV, mas pode ser que seja este ano... :)

    Imagino o estrafego... Já só dar à barbatana já é como é, quanto mais lançar, recolher, estar atento ao mar... lol

    Isso o lixo, até foi pouco por o que encosta por aqui...

    Forte Abraço e aperta com esse Spinningboard

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel na foste à pesca!!
      Falando em esforço, também digo o mesmo de (algumas) ilhadas que vocês fazem, tanto esforço para apanhar meia dúzia de sargos e é quando é :)
      A essência aqui tal como nas vossas ilhadas é pescar de maneira diferente, interessante e que por vezes até pode dar uns peixe ;)

      Não é esse o objectivo, criar uma moda, mas que pode despertar algumas atenções talvez. Para mim é uma alternativa tal como as ilhadas ;)

      Até pensei em apanhar mais alguma baila ao final do dia a pescar de terra, mas elas ou não encostaram ali ou foram pastar para outros campos ;)

      Em relação às ilhadas, talvez ainda não tenha calhado, prefiro apostar de outra maneira...

      Yah, há por aí lixo espalhado por todo lado infelizmente :( mas vai-se fazendo o que pode, enfim...
      Saúde da boa e força aí Manel

      Eliminar
  2. Como estás Pescador?
    Pedro tu sempre a surpreender,muito porreiro amigo e nem os Labraxs imaginam que tu até vais de prancha em busca deles hihihihihi
    Os Labraxs não apreceram mas em compensação vieram as várias deixa e bem gordas que elas estam.Essa linha multi é top tenho em 0.20
    Infelismente não tenho conseguido ir o mar é muito e o tempo é poco,espero que isto melhore.
    Sempre a apanhar o lixo parabéns Pescador pela atitude e pelas várias
    Até á próxima.

    João Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João!
      Vai-se andando como diz o Fernando :))
      Eu acho que eles já sabem, por isso não se aproximam de mim :/
      Já tenho feito este tipo de pesca mais vezes, não tinha é tido capturas ainda e por isso não achava que fosse relevante falar aqui...

      Por acaso estas estavam bem boas sim Sr :)
      Áh acabaste por comprar o 20, pois tem os seus benefícios, o que importa é que sintas mais confiança, tal como tinhas falado ;)

      Quando fores vingas-te deixa lá ;)
      João o lixo apanho sempre, peixe esse é que não :)
      Saude da boa e obrigado, força aí..

      Eliminar
  3. Grande Pedro,
    Sempre a inovar,Boa técnica para apanhar uns cabecudos ja tinha visto os pescadores irem de prancha de body mas para apanhar sargos em cima das rochas.
    Olha uma coisa e não te disiquilibras quando estás sentado em cima da prancha?
    Batata doce dá forca ;)
    Espetaculo de post Pedro
    Grande abraço Pedro
    XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sandro!
      Não sei se a técnica é boa, mas que gosto de o fazer gosto :)
      Isso que falas é outra coisa, é a pesca ilhada...
      Por acaso não tenho assim grandes problemas com o equilíbrio, mas por vezes quando lanço a cana aquilo faz um pouco de cachão :))
      Batata doce é power ;)
      Obrigado Sandro, saúde da boa e força aí..

      Eliminar
  4. Olá Pedro
    Boas bailas,ja que nao vem robalos que venham bailas,
    este ano tem sido um ano dificil de robalos eu quase,que nem lhes vejo a cor e quando ésao muito pequenos,vou copiar a receita da batata doce,isso deve ser mesmo bom ;)
    Abraço amigo e dalhe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Tito!
      Foi o que eu pensei, já que os Robalos não querem nada olha pelo menos levo umas bailas e sempre dá para brincar e pôr a ideia em prática ;)
      Este ano tem sido particularmente bom e mau, bom para alguns e mau para outros, é incerto...
      Experimenta só a fazer uma batatinha doce dessas e logo vês ;)) hehehehe
      Saude da boa e força aí Tito.

      Eliminar
  5. Boas Pedro!
    Epá conheço pessoal que faz esse tipo de pesca e em zonas complicadíssimas e digo-te que nao mesmo para qualquer um, daí dever ser praticado por alguem como tu que s sente bastante à vontade com uma prancha no mar...

    Essas bailas bem jeitosas!

    Digo-te pelo que tenho visto que essa pesca tem de especial é mesmo o uso de jerkbaits! Para facilitar aconselho-te umas luvas de neoprene e evitar riscos com as fateixas... Para os peixes um enfião com corda amarrada à prancha, é mais simples e seguro!

    Força aí nessas pescas... Que eu também vou apertar com eles!

    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas J.Pedro!
      Pois isto tanto um gajo pode fazer em praia de areia como em laredos e falésias e sim ele há zonas ou pesqueiros lixados, principalmente para entrar e sair da agua, é preciso ter muito cuidado...

      Bailas porreiras :) pena não terem aparecido mais, mas já deu para brincar...

      Se há coisa que eu não gosto mesmo nada é pescar de luvas, mas sim pode dar jeito em certas situações, eu até tenho mas raramente as uso.
      Yah essa cena do enfião já me tinha passado pela ideia, talvez experimente da próxima vez ;)

      Em relação ao carreto levou massa nas juntas e tento minimizar ao máximo o nº de banhos que ele apanha, o que não é fácil... Depois em casa mangueira com ele, ou chuveiro na banheira sem dó nem piedade ;) Depois deixar secar bem durante dois ou três dias e lubrificar novamente como deve de ser...

      Então aperta com eles J.Pedro ;)
      Saúde da boa e força aí.

      Eliminar
  6. Epá depois de banhos desses que tratamento dás ao carreto?

    Um abraço
    J.Pedro

    ResponderEliminar
  7. Boas Pedro,
    Andas a treinar prás ilhadas? LOL
    Não foste o primeiro a descobrir a América, há uns anos atrás circulava um video no Youtube dum gajo a apanhar robalos de prancha na costa vicentina e se pesquisares existem N vídeos de pesca com prancha ; )
    Ora viste que pra apanhar peixe na precisa muita marafunda, foste ai à porta de casa, na gastaste pitroil nem dormiste em cima das pedras e safaste, parabéns! ; )

    Haja saúde! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Paulo!
      Eu sabia que ias aparecer, não resistes a uma prancha...
      Treinar pás ilhadas!!? Não sei, talvez...
      O que eu quis dizer foi que nunca tinha visto ninguém a corricar aos robalos de cima de uma prancha de bodyboard, esse video que falas por acaso nunca vi e os restantes nada têm a ver com isto...
      Eu normalmente não apanho peixe com barafunda porque não pesco com barafunda, pena que isto aqui mais perto de casa seja meia dúzia de meses só, mesmo assim há camones por todo lado...
      No entanto nada tem a ver com o outro lado...
      Obrigado e força aí, saudinha ;)

      Eliminar
  8. Boas amigo.
    Ainda lanças uma nova moda de pesca, eheheheh, ainda não me tinhas falado dessa surfada com cana, ahahhaah.

    Belas bailas, apanha-las nos tempos que correm...
    Eu já apanhei douradas em prancha softboard (borracha) com os óculos a vê-las comer, foi ai que vi como elas são manhosas a comer, depois era um filme para as agarrar, imagino essas bailas a correr.
    A pescar assim com fateixas não deve ser fácil não.

    Esse petisco nunca provei, mas que deve dar força deve;)
    Força ai e da-lhe ai nas bailas surfistas:) Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amig João!
      Se todos forem como eu a moda não pega, porque eu não sou de modas como tu sabes :) de qualquer maneira o PJ diz que já tinham descoberto a América antes de mim :)
      Pois isto foi uma pesca recente, mas acho que já tinha comentado este tipo de investidas contigo...

      Foi fixe apanhar estas bailas, peixes muito energéticos e não se deixam agarrar, até me irritei com elas vê lá hehehehhe
      Poisssss!!!! Com fateixas pode ser complicado, já pensei nisso...

      Hehehehe... Vais ficar fã de levar batata doce para a pesca hahahahha
      Obrigado amig ;) Um grande abraço e força aí.

      Eliminar