quinta-feira, 7 de março de 2019

Em busca da Escama Perdida

“Surfcasting”
Boas pessoal!


Esta foi uma jornada de Surfcasting com algumas capturas mas com poucas retenções, pois o peixe que ia entrando no pesqueiro resumia-se a pequenas bailas, mucharras, ferreiras e até uma douradinha que veio presa pelos dentes ao elástico de atar o isco, só por aí já podem calcular o tamanho destes matulões que andavam por lá…


A azáfama de preparar o spot começou bem cedo, logo a seguir ao almoço procurei um sítio propício para fazer uns peixes, havia bastante tempo que não fazia uma pesca de Surfcasting e as canas estavam esfomeadas por lançar e pescar.


Depois das canas montadas e de tudo preparado era hora de explorar o que se passava, o primeiro lançamento é sempre um momento de ansiedade até verificar se há lixo (algas) ou não, o mar estava limpinho e prometia uns bons peixes mas passado 1h não havia qualquer actividade, as iscas iam e vinham na mesma, parecia que não havia vida naquele mar tão bom.


Se a cana que estava à direita não dizia nada, a que estava à esquerda pouco ou nada dizia, pareciam duas mudas, tanta vontade que tinham de pescar e agora comportavam-se como duas meninas tímidas no primeiro dia de escola.

Fez-se noite e de um momento para outro entraram uns peixinhos esfomeados que ratavam e traçavam tudo o que era isco, foi do oito ao oitenta, mas nem um que se aproveitava, uns já com medida mas pouca e outros sem, iam sendo libertados conforme iam saindo, não os contei mas talvez umas dez devoluções entre bailas, mucharras e sarguetas. Um pouco mais tarde resolvi fazer uma pausa a ver se a rataria se ia embora, pois já sabia que enquanto o peixe sentisse o pesqueiro “engodado” com o isco que eles próprios migavam não se iam embora e àquele ritmo rapidamente ficava sem isco para pescar o resto da jornada…


Agora era a minha vez de dar ao dente, uns ovos mexidos com atum e duas ou três azeitonas com uma garrafita de vinho, um gajo tem de comer alguma coisa 😉 e a primeira cena que me veio à cabeça foi (esta isca não papam vocês não, rataria marafada)  hahahaha…


A seguir com a barraca montada era hora de esticar o esqueleto e descansar um par de horas até a maré dar a volta, a humidade encharcava tudo e soube-me bem estar ali amalhado na barraca onde ainda passei pelas brasas…


Levantei-me antes do Sol nascer, o mar do dia anterior já tinha caído bastante e a madrugada trouxe temperaturas que pediam um bom agasalho, comecei a 2ª parte da jornada e não havia sinal da rataria, menos mal pensei eu…
Nisto dei por mim a pensar (isto está mesmo mal, daqui nada tenho 20 h de pesca e com uma boa teca de peixe que tirei não consegui aproveitar peixe para uma refeição, anda um gajo a fazer uma pesca sustentável, a apanhar o lixo dos outros e não merece apanhar uns pexecos!!?)  Era o que faltava, decidi então que a partir daquele momento tudo o que viesse e tivesse medida legal ia comigo, fosse ele que peixe fosse, fui buscar a régua para perto de mim, coisa que já nem me lembro da última vez que a usei…


Passado pouco tempo lá entalei um robalote, curto mas gordinho 1,1kg… não era o que eu procurava mas como a coisa ia já servia bem, logo a seguir na outra cana tinha mais um robalete, este confesso que tive de usar a régua, media 38cm, não é a minha medida mas estava dentro da medida legal e essa não fui eu que estabeleci, penso que a medida mínima para o Robalo deveria ser revista e alterada no mínimo para os 40 cm ou mais até, mas lei é lei e se é para cumprir, hoje vai ser cumprida a 100%
A seguir ainda tirei quatro bailas e mais uma vez lá tive de usar a régua, duas sem medida foram devolvidas e duas dentro da medida vieram comigo, mais uma espécie que também deveriam alterar a medida mínima para bem acima da actual…


As bailas fizeram uma fritada e com 1kg de batata doce e uma salada ainda deram para duas refeições, um gajo tem de comer alguma coisa 😉 


Como o peixe não tem sido muito, pelo menos para mim, aproveitei as marés gigantes da Super Lua para apanhar um mariscote.
Nestes tempos de modernice tudo é super, até a Lua cheia e marés grandes já são super, deixa lá ver onde é que isto vai parar com tantos super inteligentes a fazerem super leis e a comandarem este País…
Pessoal por hoje é tudo, era para não relatar esta jornada mas apeteceu-me escrever e assim aproveitei as fotos. Mesmo que não tenham as vossas próprias medidas mínimas, pelo menos respeitem as medidas legais que já é bem bom, coisa que muitos infelizmente não fazem.
Saúde e até à próxima…

14 comentários:

  1. Boas Pedro,
    O que já me ri com a régua! AHAHAHAH Da próxima levas o lápis e esquadro e vens da pesca com o curso de arquitectura LOOOL
    Pracase hoje apanhei dois peixes bem acima da medida legal e devolvi ambos para crescerem já que não me dá pica apanhar peixes "pequenos" e muito menos come-los, prefiro posta grossa ; )
    Esse marisco é que tá com muito bom aspecto! ; ) Também era pa ter ido fazer a "super" LOL maré mas como me decidi pela pesca acabei por não ir (infelizmente uma pessoa não pode tar em dois sítios ao mesmo tempo...)
    Não stresses porque os grandes logo hão-de aparecer, é uma questão de tempo, há fases boas e outras menos boas mas, acima de tudo, o mais importante é ir à pesca e espairecer ; )

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé PJ!
      Voltei aos tempos da régua ;)
      Ri-te ri-te, quem ri no fim ri melhor...

      Pois a mim também não me dá pica apanhar peixes pequenos, mas desta vez teve de ser, pelo menos o da régua porque o outro vinha de qualquer maneira, não devolvo peixe para me exibir nem para para ganhar seguidores, devolvo quando entendo que devo ou posso devolver e guardo quando acho que o devo fazer... Depende do que chamas (bem acima da medida legal) isso para mim são 45cm, e duvido que tenha sido o caso, no entanto não duvido que tenhas devolvido peixe...

      É isso, nem sempre um gajo pode ir a todas e há que fazer escolhas, aliás a vida é feita de escolhas como nós sabemos ;)

      Pode ser que apareça algum ainda, a esperança é a ultima a morrer. É o que tenho feito, ir espairecer porque peixe de jeito tát kiét...

      Um dia destes conheci o Tozé do Rogil, um gajo que te partiu uma cana :) pareceu-me um moço porreiro...

      Saúde da boa e força aí...

      Eliminar
  2. Como estás Pescador?
    Pedro eu junto sempre uns peixes com a medida obrigatoria até ter uma refeiçao para em familia.Depois é que só almento a medida e ai sim ja posso fazer as libertações necessarias para uma pesca sostentavél.E esses robalotes como tu lhes chamas ja sao bem porreiros
    Realmente esse mar tem bom aspeto e é pena nao terem aparecido os Labraxs que tu procuravas.
    Olha esses canivetes abertos com limao sao um pitéu ;) hihihihi
    Até á proxima um abraco.

    João Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João!
      Vai-se andando, pois cada qual tem a sua estratégia de assegurar uma pescaria :) e essa é uma boa alternativa, uma coisa é trazer uns peixinhos para uma refeição e outra é trazer um balde cheio e depois metade vão pó gato, mal empregados porque os gatos hoje já têm um bom granulado...
      Pois não apareceram, isto não é como nós queremos :)
      Os lingueirões podem ser feitos de muitas maneiras ;)
      Obrigado e força aí João, saude...

      Eliminar
  3. Boas Pedro
    Para começar em beleza uma foto espetacular parabens amigo,
    Depois e mesmos em a pesca nao ser o que pretendias ainda apanhaste dois robalos que dao um bom de um jantar
    Isso seim e que foi uma autentica maratona,que belo do jantar na pesca nao podia faltar kekekeke muito bom aspeto ou pedro
    Acredito que vais dar com eles é e so uma questao de tempo
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Leão branco :)
      Obrigado Carlos, quando o peixe escasseia há mais tempo para tirar umas fotos ;)
      Há dias em que temos de baixar a bitola, pois isto não é como nós queremos que seja...
      Um gajo tem de comer alguma coisa hahaha
      Vamos a ver se estás certo.
      Saude da boa e força aí.

      Eliminar
  4. Mékié Pedro,Para tanta insistencia não foi uma grande pescaria mas foram bem merecidos ;}
    Kue uma jornada me correse assim eu já não me kueixava ;}
    Chiça 2 ou 3 azeitonas,isso é mas é um jantar de azeitonas ;}
    Parabens pelas pescarias de peixe e marisco e pelas fotografias Pedro ;}
    Apanhalos,um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Gualter!
      Pois foram muitas horas de pesca para tão pouco peixe, mas ele há dias assim...
      Hehehehe, foi para acabar o frasco ;)
      Obrigado mais uma vez e força aí Gualter.

      Eliminar
  5. muito bom.
    já agora spinning é onde?

    ResponderEliminar
  6. Boas Pedro,
    Parece impossível, mas com essas condições e sem limo, PEXECOS... Impressionante, não entendo, talvez as dragas deram um cabo desses pesqueiros, simplesmente não entendo!
    E essas douraditas, nem entendo o que andam para ai fazer, voltem para a RIA... lol

    Lá fizeste a investida e ainda safaste algo comprido. Pelo menos já valeu o esforço. A raposa desta vez não mamou nenhuma azeitona?

    Gosto muito desse nascer do SOL, às vezes até fico parado com as canas fora de água a contemplar o momento!

    O que vale é que ainda vamos podendo mariscar qualquer coisa, não sei até quando, é aproveitar. Essa batata doce é um must, mas a batata doce laranja ainda fica melhor...

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!
      Isto por estas bandas quando não é uma coisa é outra, quando um gajo pode fazer uma pescasita fixe sem lixo o peixe decente não aparece :/
      Fiquei admirado com a douradita, nesta altura e ali devia mesmo andar perdida...

      Foram tirados a ferros, no entanto foi uma pesca que o tempo foi passando nas calmas, tivesse aproveitado mais meia dúzia de peixinhos já tinha sido porreiro... Não é o spot da raposa, este fica quase em frente à tua casa ;)

      Neste dia deu bem para contemplar o momento e tirar umas fotos, pois não se passava mais nada :)

      As apanhas de marisco é que tem rendido, tirando isso pouco há a contar...
      Gosto muito de batata doce ;)

      Saúde da boa e força aí Manel.

      Eliminar
  7. Como é amigo.
    Olha 2 robaletes dentro da medida é melhor que chibo, eheheheeh.
    Um post à lobo... pois as medidas que estabelecem para certas espécies é ridícula, tais como as leis, também não mostro as minhas devoluções, não me dou ao trabalho disso, cada um com a sua consciência, o certo é que tudo o que apanho e levo é muito bem aproveitado como tu sabes...
    Ainda vais abrir uma tasca para fazer concorrência ao Amilcar com esses petiscos :)
    Força ai nesses berbigoes, a malta é que não provou esses canivetes à lobo, poucos bons sim, ahahahahah
    Saúde amigo, abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Folião :))
      Pois amigo isto este ano está assim, é o que há...
      Em relação ás leis nós já falámos e as medidas são ridículas como tu mesmo dizes...
      As devoluções têm se fazer um video e eu já há muito que me deixei disso, não temos de provar nada a ninguém...

      Hahahhahaha... O Amilcar tem se portado bem ultimamente, mas um dia destes temos de puxar por ele a ver se o gajo faz uns truques de karaté daqueles hehehehhe
      Por acaso naquele dia queria-te dizer das marés do marisco mas depois puxaste a conversa do barco e passou-me...

      Abraço e força aí amigo.

      Eliminar