terça-feira, 26 de março de 2019

Dilema

“Spinning”
Boas pessoal!
Esta foi mais uma simples jornada de spinning em que estava dividido, pois não sabia se havia de fazer um surfcasting ou um spinning, ou seja; estava perante um dilema, sinceramente estava mais virado para a primeira hipótese, mas depois de ter procurado isco e que até havia bastante porque as marés eram grandes, fiquei triste, desiludido e irritado  ao ver que hoje em dia para se pescar com alguns iscos de qualidade é quase preciso abrir os cordões à bolsa, pois pedem um dinheirão por qualquer que seja o isco e que não vale o dinheiro que pedem, o problema é que o pessoal que está carregado de “pastel” e tem a carteira gorda paga o que for preciso pelo isco e a maior parte das vezes vem de volta para casa e peixe nem o cheiro, enquanto houver malta a pagar sem olhar a preços isto nunca vai mudar. Atenção que eu sei muito bem o trabalho que dá a procurar e a apanhar isco, porque volta e meia também o vou apanhar, no entanto não é razão para pedirem o que pedem hoje em dia por certos iscos, depois queixam-se que há dias em que não entra ninguém na loja para comprar nada, pudera… 


Então neste dia optei pelo spinning e não me arrependo nada, pois o dinheiro que gastaria no isco deu para a comida que levei para mim e ainda sobrou para comprar duas garrafas de moscatel, por outro lado senti-me bem porque não me deixei enganar, mas confesso que foi por pouco…
Nesta foto de cima estava a fazer tempo enquanto apreciava um pôr-do-sol fantástico a partir de um dos meus esconderijos preferidos no meio da serra onde tenho por hábito descansar entre jornadas de pesca em spots diferentes, mas sempre perto do mar, com ou sem peixe esta noite ia ser comprida e trabalhosa 😉
Pois antes de ir para a pesca queria fazer uma visita a uma horta que eu conheço e por lá costumo passar, nesta altura do ano tem sempre um faval que chama por mim quando lá passo 😉


Depois de apanhar as favas de que precisava, sim só apanhei as que precisava para encher um tacho, também não se pode abusar porque o gajo que as semeou também tem direito a comer umas poucas  😉 e que Deus lhe dê muita saúde para continuar a semear todos os anos 😉 depois disso rumei ao spot que tinha em mente para lançar uns vinis, levei algumas amostras mas neste dia era spot de vinil.

Quando cheguei não havia viva alma por perto, mesmo como eu gosto e depois da cana montada comecei a lançar aqui e ali sempre concentrado no mais pequeno toque, tinha talvez uns quarenta minutos de pesca quando senti alguma coisa a agarrar no vinil e fiz uma ferragem rápida e forte, peixe a cabecear mas ao mesmo tempo parecia que estava meio dormente, rapidamente o meti cá fora e logo descobri o porquê daquela falta de energia por parte do peixe, pois tinha o vinil completamente dentro do “garganil” tal não era a fome, por vezes fico abismado quando isto acontece, é incrível como os Robalos conseguem detectar as vibrações do vinil no meio da escuridão e devorá-lo por meio de sucção. Com o peixe guardado na saca ainda andei por ali mais 2 horitas com algumas paragens pelo meio e nada de peixe, outro filho único que andava perdido, meti o ceirão às costas e lá vou eu para cima porque o estômago já roncava com fome…


Já na carrinha eram horas de dar ao dente, aqueci uns ovos com tomate e duas perninhas de frango que foram empurradas com dois copos de vinho, um gajo tem de comer alguma coisa 😉


Aqui as vi...


E aqui as comi 😋
Esta foto já foi tirada depois do almoço, pois a fomeca era tanta que quase me esquecia de deixar uma fotozinha para vocês, espero que gostem tanto como eu 😂


Momentos como este para mim já valem a ida à pesca.
Enquanto o sol se despedia, as Perdizes faziam chamamentos algures no mato...


Tranquilidade


Cores da Primavera


Parente próximo do chibo.
Este já dava um belo casaco 😊

Saúde e força aí pessoal.

20 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Na pesca nunca tenho esse dilema: meto as canas ao fundo e, volta e meia, dou uma emposta ao corrico, duma maneira ou doutra sempre hei-de arrabanhar! ; )
    No isco também não tenho dilema: vou apanhar ou compro directamente aos apanhadores, não encho o cú a gulosos! ; )
    Parabéns pelo peixe! ; ) Deves ser pai tirano, é sempre filho único LOOOL
    Ah malvade, cavar, plantar e regar tá de chuva, só queres é chegar e apanhar! LOOOL
    Pracase ontem foi favas ao jantar, hoje também comi ao almoço e ao jantar vai a remessa final ; )LOL
    Havia de ser bonito ver um lobo com casaco de cordeiro LOOOL

    Saúdinha e tudo a correr bem! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé PJ!
      Eu logo vi que tu eras anti dilemas...
      Salvo raras excepções nunca pesco dessa maneira, já o fiz anteriormente e cheguei à conclusão que isso não é nem carne nem peixe...
      No isco depende do isco, neste caso e o que eu queria tinha de comprar porque não me compensa ir à procura, aqui os apanhadores andam feitos com os gajos das lojas, é como se fosse um gang...

      Pois, já sabes que isto aqui na nossa zona não é fácil tirar mais do que um e quando saem dois bonsinhos já é preciso muita sorte, coisa que eu não tenho na pesca...

      Hahahahaha... Opa e olha que apanhar favas depois da meia noite não é para qualquer um ;)
      Eu também tenho andado entretido com o tacho ;)
      Hahaha, não me digas que não fazias um casaquinho com aquele bicho ;)

      Obrigado e saúde Paulo, força aí...

      Eliminar
  2. Ahhhh as bem ditas favas :D :D :D
    Espero que tenham tido tanto sabor quanto aspecto :D Só faltam duas coisitas..... O toucinho e linguiça frita :D

    Este domingo voltei às lides... Uma captura com devolução e vim de "alma lavada".

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luis!
      Não te disse que estavam quase a sair ;)
      Hahaha, nada disso Luis, claro que levaram toucinho e linguiça frita, foi a minha avó que as fez e é mulher que não brinca em serviço, como disse esta foto já foi tirada depois do almoço e como aqui em casa é só malta gulosa a linguiça desaparece em três tempos, se a minha avó metesse duas linguiças era igual :))))

      Pois tens andado afastado da pesca, eu sei que tens a caça e é complicado ir a todas, mas força aí ;)

      Saúde da boa e obrigado...

      Eliminar
    2. Ahhh assim está explicado!!! São cá dos meus... Toucinho e linguiça é que não pode faltar :)

      Agora com a pausa cinegética já há tempo para umas fainas...
      A ver se descubro "prá'qui" um cardume de um :D

      Grande abraço e carga neles

      Eliminar
    3. Ahahahaha... Porra eu gosto muito de linguiça, frita, assada, cozida e mesmo crua com um panito caseiro ;)

      Epa isso cardume de um não deve ser dificil, se apostares acho que dás com ele ;)
      Força aí Luis...

      Eliminar
  3. Mékié Pedro,tu com dilema ou sem dilema apanhas sempre um cachaço para o forno e isso é kue interessa ;} E desta vez ate trazes umas favas,chiça kue tem mesmo bom aspeto ;}
    Comida não falta por ai ;} nao sei como nao troxeste a ovelha para casa ;}}
    Apanhalos Pedro um abraco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Gualter!
      Nem tu imaginas o que um gajo patina para apanhar um peixinho :) o que vale é que é de gosto...
      Os dilemas são lixados por vezes ;)
      As favas foi para assegurar a refeição, fui-me logo a elas hahahaha
      Olha que se não tivesse as favas e o peixe não sei não se o carneiro não tinha vindo comigo hahhahahaha
      Obrigado e força aí Gualter ;)

      Eliminar
  4. Boas Pedro Nunes;
    Ou amigo tu nunca vens de maos a abanar para casa,mesmo que nao apanahes peixe trazes favas lol Também tenho que descubrir uma horta dessas no caminho dos meus pesqueiros lol.Magnificas fotos do por do sol um peixe e umas favas o que se pode pedir mais,excelente relato como sempre.
    Até a proxima
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Tiago!
      Favas para mim é a fruta da época ;) e enquanto houver são sempre bem vindas...
      Procura com atenção que ainda descobres alguma :)
      Podes querer Tiago, não carreguei de peixe coisa mas voltei de bem com a Natureza...
      Obrigado e força aí...

      Eliminar
  5. Como é que isso vai Pedro
    Tens razão por vezes penso 2 vezes para escolher o isco e a quantidade a levar e á lojas que entao mais valia que fechassem,então só servem para enganar os clientes,olha me isto uma vez encomendei uma dose de ralos e a minha mulher foi buscar porque eu não tive tempo e não é que grande parte já vinham podres,nem eram mortos eram já podres,e não se responsabilizaram esse comigo já era.
    Bom mas não vamos falar de coisas tristes.Olha essas favas estão com um aspeto do catano
    Sempre agradavel ver os teus relatos que venham mais robalos e maiores
    Fica bem e continua.

    Luis Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luis!
      Eu tenho a mesma opinião, há lojas de pesca que parece que é só para se entreterem, isco custa os olhos da cara e material de jeito nada têm...
      Isso se fosse comigo nunca mais lá ia e deixava a dica para todos os amigos fazerem o mesmo, ai podes querer ;)

      E se as provasses logo vias hahahaha, até lambias o prato ;)
      Obrigado Luis, epa maiores agora não é facil, mas a esperança é a ultima a morrer como diz o outro ;)

      Saude e força aí..

      Eliminar
  6. Fantástico amigo a pesca e a relação com toda essa natureza...não limpes as favas todas ao homem😂😂😂😂😂grande abraço Pedro 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Branco :)
      Se não fosse a Natureza a pesca para mim não era a mesma coisa, como tu sabes...
      NãããO, ainda ficaram lá umas poucas ;)
      Obrigado pelo comentário e força aí, saúde...

      Eliminar
  7. Mékié Lobão!
    Nem fales no preço do isco, dass
    Está quase ao preço do peixe que apanhamos.Bem sei que dá trabalho! Irra....
    Tenho tanta pena de morar longe do mar e não ter tempo de fazer a maré para apanhar o isco na zona de pesca.
    Andava num cardume de 1, mas já não foi chibinho. Nã te quêxes :)
    Já andava a estranhar as favas. Estava a ver que o homem não as tinha cultivado. Isso é que é apanhar isca para ti. Convém sempre fazer a maré da noite, para não seres visto, hehehe
    Grande e forte abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Poooorra, tão mas estes gajos pensam que isto é o quê!!!!
      Ai não tenhas duvidas que certos iscos saem mais caro que o preço do peixe, temos que nos deixar disso, não comprar e pronto, ou comprar o mínimo possível...

      Hehehehe, é o tal cardume de um, mesmo; enquanto assim for já nem um gajo pode dizer nada porque isto não anda nada fácil pelo menos cá para o meu lado...

      Opa não digas isso nem a brincar, espero que o velho continue a semeá-las por muitos anos ainda :)))
      Já sabes que eu gosto mesmo é da noite ;)

      Obrigado Chicão, saúde da boa para ti e força aí ;)

      Eliminar
  8. Boas Pedro,
    De facto a isca, não tá fácil... O melhor mesmo é ir apanhar e ir pescar...
    O que vale é que choco, lingueirão, casulo, ralos e lingueirão está logo ali e dão boas cartas...

    Mas pelo menos foi uma aposta bem ganha. Quantas vezes apostamos dessa forma e depois ficamos a pensar:"Epá devia ter trazido o surfcasting..."

    Tens que deixar lá uns peixinhos ao Homem das favas, para contrabalançar a coisa!!!
    Agora é que tá memo bom!!!

    Por acaso tenho reparado, que cada vez há menos pessoal à pesca de noite, tirando aquelas alturas em que o FACE se enche de fotos e parece que vão todos a correr... lol

    Forte Abraço e continua a dar cabo deles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Manel!
      Não está mesmo fácil, mas um gajo precisa e às vezes tem de ser...
      Pois, mas neste dia não eram essas iscas que eu queria ;)
      Yah já tem acontecido, por vezes o mar não é o que esperamos ou o pesqueiro está diferente e a outra opção era a melhor, enfim...

      Hahaha, yah se eu por acaso o conhecesse até podíamos fazer umas trocas na boa ;)

      Pois, isso é porque o pessoal vai pelo que vê nas redes sociais, em vez de ir pela própria cabeça ou pela experiência que vai ganhando ao longo dos anos, só que como estão habituados a irem pelo que vêem dos outros nunca vão ganhar experiência e passam a vida à espera que os outros apanhem para irem à pesca...

      Obrigado e força aí Manel, saúde da boa...

      Eliminar
  9. Viva amigo.
    Epa esse chibo deve ser o que me persegue no surfcasting, ahahahah.
    Pois é por isso que adoro pescar aos sargos, chego lá apanho o isco e pesco, se sobrar isto, como-o eheheh.
    Grandes fotos e um bom robalo, melhor que nada.

    Está na hora da fava, olha que já comi umas favinhas ai de Faro.
    A ver se te arranjo um saco delas quando for ai...
    Força ai amigo um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amig João!

      Eu logo te ensino um bruxo para ires benzer as canas do surfcasting ;)
      Yah esse tipo de pesca como tu fazes tem mais essa vantagem...

      Belas favas estas, também tenho andado a malhar nelas ;)

      ÓÓÓÓhhhhh se esse saco de favas vier como veio o saco dos figos apanho uma barrigada do caraças hahahahahaha....

      Grande abraço amigo ;) força aí...

      Eliminar