segunda-feira, 1 de abril de 2019

Trilema

“Surfcasting”
Boas pessoal!
Se há dias atrás andei com um dilema para me decidir o que fazer em relação à pesca, muito recentemente tive outra situação idêntica, tinha três hipóteses em cima da mesa para aquele dia, ou seja; estava perante um “Trilema” 😊 podia fazer surfcasting em duas zonas completamente distintas, ou fazia spinning em outro local, apetecia-me fazer surfcasting e ao mesmo tempo queria manter-me firme à ideia de não gastar dinheiro em isco nas lojas de pesca, então como tinha ali umas iscas velhas na arca, lembrei-me que podia gastar algum daquele isco, ou seja; pescava e não gastava “carcanhol” em isco, ainda por mais a fé também não era muita. Para além disso tinha em mente fazer uma visita relâmpago ao faval antes que fosse tarde de mais  😉 


Depois de escolher o spot que eu tinha visto uns dias antes, que até está bastante desareado mas com bom aspecto, fui descendo o aceiro ao final da tarde e logo me apercebi que tentar a sorte do lado direito do spot era o mesmo que caminhar para (E=Este) à procura do pôr-do-sol. Assim que cheguei lá em baixo montei as canas e estudei como aquilo estava para que assim que se fizesse noite ter noção de onde punha os pés.


Nas minhas últimas jornadas o nrº de capturas tem sido fraco, até um gajo começa a pensar “Mas onde é que andam os peixes, parece que receberam ordem de recolher obrigatório”. Penso que fazem falta umas boas chuvadas para levar águas novas cheias de nutrientes a purificar o mar a ver se isto melhora…

Foi preciso esperar umas horas até aparecer o único protagonista da jornada, nada de anormal, pois quase sempre o resultado é de apenas um ou dois exemplares.
Foi uma captura que nada de especial tem a contar, mas depois disso dei por mim a ter um pensamento de que quando me apercebi não gostei nada (Reclamava eu que ultimamente as capturas não passam da bitola de kilo e tal ou 2kg no máximo) e reclamava sem razão, pois se não apanhasse nada era bem pior, quantos pescadores queriam apanhar hoje um peixe destes e que seria certamente um recorde para muitos…



Bom mas depois da pesca e pela calada da noite quando me vim embora fiz uma paragem para apanhar umas favinhas para acompanhar com o peixe 😂
Por acaso depois até não foram para acompanhar este peixe, mas fizeram umas belas favas à Lobo hahahhahaha… Confesso que esta não foi ideia minha, quem me ensinou esta maneira de fazer/comer favas foi o amigo João Santana, é simples: fazem as favas normalmente e no final metem os ovos, como se fosse ervilhas com ovos, experimentem e vão ver, não se esqueçam daquele copo de vinho a acompanhar 😏 um gajo tem de comer alguma coisa hahahaha…


Gosto de me cruzar com estes cenários quando ando na pesca ou simplesmente a espreitar pesqueiros e a passear…




Este podia ser um cenário lindo à beira mar se não tivesse tão mal tratado por pescadores lúdicos, quem faz isto são pessoas sem qualquer afecto pelo mar, pela Natureza e pelo ambiente e gente desta para mim faz tanta falta como a fome…


Ainda consegui apanhar algum, não apanhei todo porque para isso teria de pôr em risco a minha integridade física.


Um dia destes o João Santana veio ao Algarve resolver uns assuntos e aproveitamos para meter a conversa em dia, petiscar no sítio do costume e mandar uns copos de vinho abaixo, um gajo tem de comer alguma coisa 😏


Pessoal por hoje é tudo, sejam conscientes na pesca, usem o mar mas não abusem dele.
Saúde e força aí…

16 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Verdade seja dita, todos procuramos um exemplar digno de troféu. Ficamos contentes com exemplares acima do limite legal... Mas é realmente difícil fazer pescas em qualidade.
    No meu caso já fico contente quando consigo ir lá cheirar a brisa :D
    Abraço e carga nessas favas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Luis!
      É verdade, mas enquanto o tal exemplar não aparece temos que nos contentar com os que vão aparecendo… Cada vez mais é difícil de dar com eles, enfim; há que ir tentando quando se pode.
      As favas neste spot já deram o que tinham a dar : ) pois já ficaram lá poucas e são para o dono que também tem direito a papar umas poucas hahahha…
      Saúde da boa e força aí Luís.

      Eliminar
  2. Boas Pedro,
    Esses teus dilemas... :)
    Eu acho que tens que ir mesmo é sem "FÉ" nenhuma... Safas-te sempre... lol
    Esse robalo?! É pouco bom é!! Naquelas noites que um gajo batalha para caraças e não sente nada. Tomara sempre que um gajo foste à pesca desse com um peixe desses. Olha eu não me importava nada...

    O mar leva embalagem nessa 1ª foto, mas depois caiu que nem gingas na última! :)

    O lixo que podemos fazer, para mudar mentalidades?!? Pelo menos tu cumpres bem com a tua parte!

    Esses memés, são fixes de se ver o problema é quando queremos ir para o pesqueiro e eles estão no meio da estrada...

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Manel!
      Isto às vezes não é fácil um gajo escolher a opção : )
      Se queres que te diga não tenho ido com muita fé não, pois um gajo já sabe o que a casa gasta… Verdade, trazer um destes a cada vez que lá vou já é bem bom e para pior antes assim.
      Sim ao início o mar tinha tamanho ainda, mas a previsão era cair e por isso eu apostei ali, depois ficou bonsinho, mas só apareceu este.
      Eu acho que estas mentalidades não mudam, só quando esses gajos desaparecerem para sempre.
      Os mémés quando eu passo eles afastam-se sempre para a berma ; )
      Obrigado Manel, saúde da boa e força aí.

      Eliminar
  3. Boas Pedro,
    Mô má que grande confusão que vai nessa cabeça quando chega a hora da pesca! LOL
    Das três, uma: ou tás a ficar um velho caquenho ou isso é falta de ires à pesca com mais frequência ou o cardume de um anda a atormentar-te LOOOL ; )
    Bem bom, já apanhaste um rabalote, qé melhor que chibo, e umas favas pró petisco, qé o que se quer ; )
    Esses treinos de levantamento do copo é já pró Verão? LOL Ver se combinamos este ano uma noitada no MED ; )

    Haja saúde e tudo a correr bem! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé PJ!
      É assim, quando as ofertas são muitas um gajo tem que escolher qual poderá ser a mais produtiva, não gosto de fazer uma escolha à papo-seco…

      Hahahahaha… Eu é que estou velho!!!! O que me disseram a mim é que tu já nem vais à pesca e muito menos pá Costa norte pq fica muito longe, olha que isso quando começa assim a seguir é pa vender o material todo hahahahaha… Com mais frequência só se eu for morar pó pesqueiro ;)
      O cardume de um sim, esse toda a vida me tem atormentado, já o trato por tu hahahaha…
      As favas já tão do fim, a ver se o gajo pó ano faz uma 2ª semeia ;)
      A gente treina o ano todo não somos como as gajas que só na primavera é que vão pó ginásio pa ficarem boas pó verão ;)
      No MED!!! Esses a mim já não me enganam mais, mas o João é moço dessas andanças, fala com ele ;)
      Obrigado e igualmente, força aí.

      Eliminar
  4. Boas amigo Pedro.

    Por vezes as opções que temos para fazer um ataque, deixam-nos baralhados...
    Ainda safas-te um robalote, eu como te disse este ano não passei de 3 peixes, mas pronto melhores épocas virão.

    Favinhas é um luxo de comer, depois com arroz branco e uma saladinha de alface, combina na perfeição;)

    Foi pena o Mata Chibos não poder ir ter connosco, senão vazavamos o pack ao Amílcar, ehehehehe...

    Aqui nesta altura também é um abuso de lixo nos pesqueiros, porcos do caraças, concordo contigo fazem tanta falta como a fome...
    Cada vez gosto mais dos animais.
    Força ai Lobo das favas, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amig!
      A mim acontece de vez em quando, um gajo tem de escolher a que pareça mais produtiva, mesmo que por vezes não seja a escolha mais acertada…
      Vá lá vá lá que ainda tirei este, pois há anos e anos, olha é como nos sargos, ele há anos bons e outros menos bons e ainda há os maus, enfim…
      Gosto muito de umas favinhas, seja ele de que maneira for ; )
      Foi um bom petisco este como sempre, o Mata Chibos cada vez que o convido está no Alentejo à da sogra, ainda ele começa a pescar aos achigãs da barragem ou então às trutas no rio hahahaha…
      Porra lixo é por todo o lado, já não basta o que o mar trás para as praias que ainda deixam nas falésias também : (
      Um abraço e força aí amig.

      Eliminar
  5. Boas amigo,
    Não tem havido muitos mas volta e meia lá aparece um,vejo me nesse contexto e quem me dera pescar um robalo dsses por mês,quantas e quantas sao as vezes que eu vou lá sem tocar escama.Parabéns po mais um bonito robalo amigo Pedro.
    Não costumo apanhar o lixo deixado pelos porcos mas o meu trago sempre,se todos fizessem o mesmo tinhamos um mundo muito melhor.
    Felicidades

    Miguel Carrapato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Miguel!
      São poucos, este não tem sido um ano bom para eles, nem para nós :))
      Trazer o próprio lixo já é muito bom, se todos os fizessem era uma mais valia.
      Obrigado Miguel ;)
      Saúde da boa e força aí...

      Eliminar
  6. Boa malha Pedro,tu com dilemas ou trilemas safas sempre a coisa hihihihi.
    Um bonito peixe e um bom de um taxo de favas hihihi,caramba que apanhas as favas todas ao gajo hihihi ainda ele te faz uma espera um destes dias
    Não trouxeste uma ovelha destas para o petisco hihihi ese é que era um belo de um manjar hihi
    Olha fazes bem e apanhar esses objetos que os badalhocos deixam ai espalhado pois temos de ser nós a fazer qlguma coisa que já que esses porcos se é que se pode chamar porcos a quem faz isso,eu axo que eles são mais do que isso.
    É preciso é lá ir e tu mais uma vez mostraste que nao fazes por menos.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rafael!
      Lá vou safando mas com muito trabalho, não está fácil.
      As favas agora já acabaram hahahaha, a ver se o gajo para o ano semeia mais ; )
      Olha que um dia destes nunca se sabe se não trago um bicho destes para o petisco hehehehe… Pouuuurra..
      Eu tenho um defeito, que é não consigo ver lixo nestes locais, e como poucos são os que apanham lá tenho de meter mãos à obra.
      Obrigado Rafael, saúde da boa e força aí..

      Eliminar
  7. Olá Lobo du mar
    Mais um relato five stars comojá nos hábituaste,com peixe,favas e ovelhas LOL,agora fora de brincadeira Pedro,éra muito bom que o resultado fosse sempre esse com um belo peixe e ainda fizeste um tacho de favas,que bom que existem pessoas como tu e com coragem para apanhar essa javardice que os outros deixam nos pesqueiros.
    Espero que continuas a escrever estes relatos para eu me entreter a ler.
    Um abraço e dalhe Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Tito!
      Desde já obrigado pelo que escreveste aqui ;) é sempre bom saber que o pessoal gosta… Pois era bom que fosse sempre assim, pelo menos naqueles dias em que o chibo anda por perto :)
      Eu não gosto de ver os meus pesqueiros ou os sítios que frequento com lixo, por isso apanho sempre que posso.
      Pois, se apanhar uns peixes vou fazendo uns relatos, se não apanhar chapéu hehehe
      Saúde e força aí Tito.

      Eliminar
  8. Mékié Lobão!
    Andas-te tu a construir uma mega arca e agora é só cardumes de 1! Catano....
    O que vale é que as favas não ficam apertadas com o robalo. Vem tudo à larga.
    Mô, tu tens que deixar 1 ou 2 garrafinhas das boas, para o homem que te anda a semear a tua horta partilhada. Ele bem merece :)
    Mais um grande relato dos teus. Mais tarde ou mais cedo, tens daquelas pescas de estar sempre a virar peixe para seco...
    Grande e forte abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      O problema não é ser cardumes de um, a arca nem é para meter muitos porque isso dos cardumes grandes aqui no sul não existe, mas se fosse um e fosse dos grandes já lhe dava uso, assim olha vai servindo de baú :))

      As favinhas têm sido a safa da pesca hahahahha, assim trago um peixinho e o acompanhamento logo de uma empreitada ;)

      Lá isso é verdade sim Sr. eu até já pensei nisso, levar uma garrafinha para lhe oferecer, mas tenho receio da reacção dele, ainda sou mas é corrido a tiros de caçadeira ;)

      Muito obrigado Chicão... saúde da boa e força aí...

      Eliminar