segunda-feira, 22 de abril de 2019

Ovinhos da Páscoa

 “Surfcasting”
Boas pessoal!
Estando na época da Páscoa, altura do ano em que não me entusiasma nada ir à pesca, pois são as duas semanas que mais se parecem com o mês de Agosto aqui no Algarve, é gente por todo lado e como muitos de vós já devem ter percebido não gosto de confusão… 


No entanto com a primeira semana da Páscoa a fazer uns dias lindos de chuva e vento aproveitei e arrisquei fazer uma jornada de surfcasting, com a confusão que se fazia sentir devido à falta de combustível e sem se saber ainda bem no que aquilo ia dar, pensei que houvesse pouca gente a deambular por aí. Levam o tempo todo a reclamar do preço dos combustíveis e naqueles dias que não havia gota e podiam aproveitar para poupar uns trocos foi o caos total.
Eu quero lá saber que não haja combustível, eu ficava preocupado era se não houvesse vinho hahahha…


Esta jornada começou com algum vento que foi diminuindo de intensidade ao longo da manhã, houve momentos de algumas pancadas de chuva mas com abertas pelo meio, no final ainda apareceu o sol que espreitou por entre as nuvens e nada de pescadores, mesmo como eu gosto. 


Os Sargos foram os protagonistas desta jornada, não foram muitos mas estavam bonitos e cheinhos tal como os ovinhos da Páscoa, neste dia apesar de haver alguma roama= (peixe miúdo) até se pescava bem e só devolvi uma bailinha.


Fui ali dar uma porradinha e trouxe os ovinhos da Páscoa.


Para mim a Páscoa sem folar não é Páscoa e folar sem ovo não é a mesma coisa, logo não podia fazer uma pesca nesta altura do ano sem levar o bendito folar com ovo, um gajo tem de comer alguma coisa.


Hahahahaha… Já sei o que vocês estão a pensar 😃 nada disso, estas foram oferecidas… Um gajo tem de comer alguma coisa 😋


Neste dia como havia favas e tinha também aqui algum isco para gastar apanhado por mim e como isco com favas não combina lá muito bem fui ali ao quintal apanhar alguma coisa que desse para fritar e comer com as favas empurradas por um copo de vinho, neste spot já era de esperar que o peixe fosse pequeno, retive-o todo dentro de um saco de rede até ao final da pesca e em oito capturas aproveitei apenas quatro para as sopas, um gajo tem de comer alguma coisa 😉


Um dia destes com boas marés resolvi dobrar as costas numa regueira que eu conheço bem aqui na Ria Formosa e andei por lá um par de horas entretido, neste dia dediquei-me às ameijoinhas…  Ir à maré apanhar um mariscote sempre dá para limpar a cabeça com o ar da ria e sujar os pés com o lodo 😊


Pessoal por hoje é tudo.
Saúde e força aí.

16 comentários:

  1. Como estás Pescador?
    Desta vez nao foram os labraxs os o alvo a abater mas foram os sargos a pagar a fatura e que bonitos eles são,meus parabens Pedro
    Mesmo assim com ou sem peixe por ai já via que não ha fome hihihihi
    Por cá tambem lhe dei nos folares ja que nao pesca não consegui ir :(
    Até á proxima e um grande abraco.

    João Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João!
      Vai se andando e tu?
      Pois, nem eram os Robalos o alvo, eram as bailas e os sargos, mas só os sargos apareceram ;)
      Um homem com fome não pode ser nada hahaha
      Olha pelo menos também não passaste fome hahaha
      Obrigado João, saúde e força aí.

      Eliminar
  2. Olá Pedro,
    Então sem gasolina como é que tu vais há pesca hein HaHaHaHa.Eu tambem ficava mais preocupado mas era se acabasse a cerveja HaHaHaHa
    O que é importante é que apanhaste uns bons sargos para comer com as favas do visinho e o resto são cantigas.Tu mesmo que noa apanhes peixe tens sempre o 2ºplano e vais apanhar marisco que tambem é excelente

    Força com eles amigo e um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Jorge!
      Opa em ultimo caso ia de bike :)) assim o fazia quando era puto ;)
      Claro, cerveja também era preocupante, mas ultimamente tenho dado mais no vinho ;)
      Estes não foram para comer com as favas, tiveram outro destino ;)
      Os que acompanharam as favas foram uns peixinhos que apanhei aqui à porta de casa para gastar o resto do isco que tinha ali ;)
      Sim, apanhar o marisco dá sempre jeito e faz-se uns bons petiscos ;)
      Saúde e força aí Jorge.

      Eliminar
  3. Boas Pedro,
    Belos sargos, sim senhor! Aqui por Sintra, tem estado mau (têm saido uns sargos à chumbica)tirando isso, a coisa está preta!!! Felizmente tirei um sargo que me bateu o recorde de 40 anos; um sargo de 1,8Kg que embora tivesse ovas, estava magro que nem um cão! De resto o pouco peixe que tenho sentido, têm sido uns tarolos que ou partem tudo ou se desferram (é o que dá pescar nas alturas e mesmo com 0,60 de estralho e anzóis 6/0, os maganos não querem vir.
    Abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé José!
      O peixe não tem sido em muita quantidade em alguns sítios, mas há zonas do País onde tem saído umas boas tecas de bons sargos...
      Eu como também não sou muito exigente, tanto faz desde que traga uns peixes já é bom...
      1,8kg é muito bom para um Sargo :) Parabéns, o meu maior foi de 1,550kg mas já tirei uns poucos de 1,5kg. Nesta espécie e com este peso 50g conta muito.

      Perder esses grandes é que é mau :( um gajo fica esmorecido..
      Obrigado José ;) Saúde e força aí.

      Eliminar
  4. Olá Pedro,,
    Sempre a impressionar com a qualidade de capturas,bonitos sargos,parecem que são imãos. Fazer pescarias assim é que dá prazer ,nao foram muitos mas foram bons e gordinhos,um luxo
    Agora deste-me uma ideia,ainda tenho um folar cá em casa e vou cozer um ovo para lhe juntar kekeke,
    É só bom material para a engorda,abraço amigo e dalhe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Tito!
      Não são assim tão grandes mas são bonitos ;) e estão gordinhos...
      Hahahaaha, então não te descuides se não o folar ainda fica duro pá, joga-te a ele ;)
      Isto aqui não há engorda, os abusos não podem ser todos os dias ;)
      Obrigado, saúde da boa e força aí Tito.

      Eliminar
  5. Viva Pedro. Sempre gostei bastante da epoca da Pascoa pois faz me lembrar de quando era miudo .)
    Quando a minha tia fazia folares no monte e depois até os benzia,que saudades desses tempos
    Tambem nao dispenso um bom folar com ovo há pois é lol.Melhor ainda se o almoço for uns sargos desses lol

    Obrigado por mais um bonito relato dos teus pedro com tudo o que abraça a pesca.
    Cumprimentos
    André Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé André!
      Yah, a mim é mais o Natal :)
      Folares desses assim 100% caseiros humm pouco bom sim ;)
      Obrigado eu André, continua aí, saúde e obrigado.

      Eliminar
  6. Boas Pedro,
    É coelhinhos, é ovinhos, só falta umas coelhinhas... Será na próxima faina... lol

    Pois essa cena do combustível, é complicado mas algumas pessoas que foram atestar e encher jerricans, apenas gastam um depósito por mês... Mas agora outros que têm que trabalhar todos os dias fica complicado...
    Imagina que estava com condições durante uma semana na Costa Vicentina... Terias que fazer contas à vida... lol

    Peixe frito também é bom para desenjoar e apanhado com material ultra leve ás vezes ainda dá mais pica... :)
    Ameijoinhas da boa, não é bom... Com molhinho e pão marcham que nem um TGV...

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Manel!
      As coelhinhas é mais difícil, comem de faca e garfo, mas com jeitinho ainda se ferra alguma ;)

      Cada um atesta-se como pode Manel, independentemente de gastar um deposito por mês ou por ano, já aprendi que aqui em Portugal quem não olha por si está feito ao bife... Quem vai trabalhar todos os dias tem de ser ainda mais atento a estas situações, o pensar só em trabalhar para ganhar dinheiro que por vezes se gasta em coisas desnecessárias leva a que as pessoas por vezes que a vida é fácil, e eu já aprendi que não é...
      Se estivessem essas tais condições tinha de escolher os dias que me rendessem mais e quando acabasse parava a carrinha, no entanto ficava sempre do lado dos camionistas, porque já trabalhei numa empresa que se está a borrifar para os seus trabalhadores e sei o que isso é.......
      E já agora vai atestando mas é uns garrafões de agua aos poucos e vai guardando onde puderes, depois não digas que ninguém te avisou...

      Olha que eu estou um adepto de peixe frito, até mesmo alguns Robalos de forno têm ido para à frigideira em filetes, se queres que te diga desliguei-me do peixe no forno...

      Tenho aproveitado aí umas marés para apanhar o marisco, dá sempre jeito ;)
      Saúde e obrigado, força aí Manel.

      Eliminar
  7. Viva amigo.
    Um dia de inverno como gostas, bem aproveitado pelos vistos, com esses sargos redondos, belos peixinhos para fazeres os teus petiscos.
    Eheheheh, e vá favas, aqui o meu vizinho também me abasteceu já este ano e eu já as cozinhei a minha maneira;)

    Que saudades de ir a ria apanhar umas ameijoas, epa estive ai , mas foi mesmo de fugida, nem tempo tive para me coçar...
    O Manel a apanhar robalos e tu sargos, como é que eu me posso safar aqui amigo?? ahahahahahah... não me calha nada:):)

    Parabéns por mais um post com a marca Lobo, saúde amigo e força ai, um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Tem feito uns dias assim volta e meia nos últimos tempos, tento aproveitar a ver se faço uns pexecos ;)
      Porra este ano tb tenho comido umas belas favas, ainda não provei foi as tuas hahhahahahahahahahhaha...

      Volta e meia tenho feito umas marés, já sabes que no verão escasseia tudo...
      Hahahahahaha... Chora chora, tá a Dourada em monte aí na tua zona que eu já sei ;)
      Obrigado amigo João, um abraço e força aí...

      Eliminar
  8. Um relato muito completo amigo Pedro Nunes, também sou um apaixonado pelo surfcasting aqui do Brasil. Acompanho seu blog a tempos e, só a pouco comecei a relatar minhas faínas. Um forte abraço amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Fabio!
      Obrigado, é bom saber que alguém do outro lado do mundo lê os meus relatos de pesca ;)
      Saúde e força aí...

      Eliminar