terça-feira, 16 de abril de 2019

Coelhinho da Páscoa

“Spinning”
Boas pessoal!
O mar um dia destes deu uma quebra e eu não queria desperdiçá-la, a porra é que coincidia com o fim-de-semana que são os dias que metem mais gente na pesca, uma vez que grande parte dos pescadores andam em sangue para apanhar douradas lembrei-me que todos os bons cantinhos de areia deveriam estar ocupados neste dia por pescadores de surfcasting, como não sou adepto de pescar às douradas nesta altura do ano resolvi debruçar-me sobre o spinning e pensar em algum spot que desse para lançar umas amostras tranquilo sem ninguém me chatear.


Decidi então ir espreitar uma zona que ainda não tinha pescado lá esta temporada, zona de laredos e muita pedra, logo não frequentada por pescadores de surfcasting, quando cheguei estive ali uns minutos a olhar para as condições do pesqueiro e não gostei do que os meus olhos viam, pensei então que o melhor seria não me acomodar a este spot e procurar um que apresentasse melhores condições. Andei umas centenas de metros e lá estava o pesqueiro seguinte, este sim; fazia uma pequena coroa de areia por fora e tinha feição de entrar ali algum peixe comprido.


A beleza incomparável destes pesqueiros.

Desci o laredo ao final do dia auxiliado por alguns cabos já instalados por mariscadores que frequentam a zona, montei a cana e andei por ali a “pentear” o mar com várias amostras a ver se dava com algum Robalo jeitoso, só pensava na coroa que tinha visto lá de cima e no bom aspecto que o spot tinha para entrar ali pelo menos um peixe que fosse.
Os minutos passaram e as horas também, chegou a uma certa altura que prometi fazer apenas mais meia dúzia de lançamentos e parar a pesca.
 Assim foi, mas a jornada não acabava ali, pois tinha em mente que por volta das 2h da manhã iria tentar a sorte novamente.


Cheguei à carrinha e fui tratar do reforço, umas lulas recheadas que aqueci e fizeram companhia a um pão mole com três dias que tinha “práli” um gajo tem de comer alguma coisa 😋


Como gosto de ser pontual às 2h da manhã lá foi o desgraçado (eu) novamente laredo abaixo a ver se entretanto tinha encostado por ali algum Robalo. Começou o ritual do joga e puxa, joga e puxa; não havia sinal de peixe mas estava a gostar, o mar trabalhava a jeito e estava a pescar bem apesar de algum limo que volta e meia se agarrava à amostra, sentia-me bem e até parecia que o ar da maresia me entrava pelas narinas e percorria-me o corpo da cabeça aos pés, há muito que não sentia esta sensação que só nós pescadores sabemos o que é…

Deviam ser para aí umas 4h da manhã e a maré já devia estar quase vazia, a certa altura pensava eu em sei lá o quê, quando sou surpreendido por aquele violento porradão que quase me arrancava a cana das mãos, instintivamente fiz uma ferragem forte e firme, desde o primeiro instante percebi que tinha lá um belo peixe comprido, era um peixe já pesadote e forte, o velhaco estava bruto mas fiz questão de lhe mostrar que quem mandava hoje era eu, sentia-me bem e até me estava nas tintas se perdesse este peixe, ele ainda me pediu linha mas eu não lha dei, a linha é minha e não te a dou pensei eu, a cana sempre dobrada portou-se à altura e aos poucos fui recuperando este Robalo que depois de algum tempo acabou por se render e veio rastejar até aos meus pés, já encalhado entre pedras meti-lhe o grip, levantei-o no ar e pensei em voz alta; eu sabia que isto hoje ia acabar assim (hahahahahah mentira; não sabia nada hahhahaha) só que estava tão relaxado neste dia que acho que sair dali com um bom peixe seria normal, como se saísse dali com um chibo também seria normal, deve ter sido do vinho hahhahahaha…

Por vezes a chave para o sucesso destas jornadas de pesca está na paciência e insistência que aliadas às boas condições do pesqueiro terminam com excelentes capturas, como foi o caso neste dia.

Agora já na Primavera é que estou a conseguir apanhar uns bons peixes, das três uma; ou estou com sorte, ou estou a ser recompensado por tanta dedicação ou então eles andem mesmo aí…


A seguir à perda de um grande exemplar este é o pior momento nas minhas jornadas de pesca por estas bandas, quando acordo para a realidade e tenho de voltar para casa, até dói  😐


Ainda houve tempo para retribuir à Mãe Natureza estes momentos tão bem passados, alguns minutos chegaram para fazer esta apanha.

Pessoal, por hoje é tudo, desejo uma boa Páscoa a todos aqueles que me estimam e me seguem e que perdem um pouco do vosso tempo para ler estas minhas histórias/aventuras 😉
Saúde da boa e força aí…

16 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Essa história das douradas soa-me a música!🎸🎼 LOOOL
    Belo reforço, um dos meus pratos favoritos! ; )
    Depois de 24hrs a corricar lá conseguiste enganar um rebale, parabéns, já não foi chibo! ; ) LOL
    Mô nessa foto pareces um velhe de 70 anos, tás um bocade descascade...

    Haja saúde e tudo a correr bem! 😉👍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé PJ!
      Não percebi o quiseste dizer com a música das douradas…
      Como sabes os reforços na pesca não podem faltar, o ar do mar abre o apetite ;)
      Não foram 24h mas foram muitas e quem quiser apanhar Robalos hoje em dia nesta Costa vai ter de dar ao cabedal, ou então arrisca-se a passar o ano sem tocar da xixa porque o tempo da fartura já foi, mais vale 24h a corricar do que 1h enfiado num gabinete ;)

      Hehehehe… Eu não me vejo ao espelho antes de tirar fotos, sou ao contrario dos novos vaidosos da pesca, pensei que já soubesses disse ;) Isso é cara de quem não dormiu para ir à pergunta deles em vez de ficar á espera que os outros apanhem para depois ir a seguir ;)
      Muita saúde também para ti e bom fds de Páscoa ;)

      Eliminar
  2. -Boas Pedro Lobo
    -Olha olha bem diseste tu ke essa amostra ia fazer estragos Rsssss
    -Olha por aki tem saido é umas avárias bem boas.Ao fundo e ao pingalin
    -Gostei do pão mole com 3 dias Rsssss
    -Parabenss pelo tronco da Pascoafoi bem merecido Lobo
    -Xau Pedro Lobo e já agora uma boa Pascoa Abraçço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rui!
      Sempre tive fé nesta cor desde que a vi pela primeira vez, só tenho pena de não a conseguir usar mais vezes devido a vários factores…
      Então tem saído e tu não vais!!? Força aí Rui…
      Opa o pão às vezes engana hehehehe
      Obrigado Rui, este foi mesmo bem merecido, parece que por vezes faz bem um gajo ir descontraído para a pesca.
      Obrigado e igualmente, saúde da boa e força aí nessas bailas.

      Eliminar
  3. Sempre forte :) Foi um bom cardume-de-um!

    A melhor dica que se pode ter é esta: "a chave para o sucesso destas jornadas de pesca está na paciência e insistência que aliadas às boas condições do pesqueiro terminam com excelentes capturas"

    E o resto, é música ;)

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Morais!
      Tens andado desaparecido pá, cá pra mim que andas enterrado em Robalos até ao pescoço e por isso não dizes nada hahahahaha…
      Isto aqui para baixo os cardumes são assim : )
      E é mesmo, pelo menos nas minhas pescas tem sido assim, mas há pessoal que ainda pensa que isto é chegar e embarcar, só porque um dia chegaram lá e deram com meia dúzia deles : )
      Obrigado Morais, saúde da boa e força aí ; )

      Eliminar
  4. Bom dia Pedro
    Pelo menos não foi grade,esse já dá um belo dum almoço para o domingo de pascoa.Esse pesqueiro é na costa alentejana? Parece que conheço essas vistas lol
    Este fio multifilamanto que usa há em medida de 0,20?
    Sempre a boa iniciativa de limpar o pesqueiro,hoje em dia já fazem algumas organizadas em grupos,penso que é um bom começo.
    Cumprimentos

    Manuel Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel!
      O chibo queria vir mas eu não o trouxe, deixei-o lá para outro carregar com ele hahahaha
      Este foi um do melhores desta temporada para mim…
      Este spot fica entre Setúbal e Albufeira ; )
      Sim o RAYBRAID existe em 0.20…. Podes consultar o catálogo da Cinnetic, é só clicar em cima do logo que está aqui mesmo ao lado ; )
      Eu quando posso, costumo apanhar sempre e gosto de deixar o spot melhor do que o encontrei, é sempre bom esse tipo de iniciativas, mas melhor ainda era sempre que alguém vai a algum lado junto à Costa apanhar algum lixo, porque há por aí muito, não é preciso ficar à espera de iniciativas nem de apanhas organizadas, mas sim já é um bom começo ; )
      Saúde da boa e força aí Manuel…

      Eliminar
  5. Boas Pedro,
    Epa quando vi o titulo pensei que tivesses apanhado uma lebre com as amostras... lol
    Assim é que é tudo perfeito, escolhes o spot dás com um coelhinho, trazes uma pazada de lixo e tudo feito sem stresses!
    Seja em que época for, se não fores lá é que não dás com eles...
    Uma boa Páscoa como muita saúde!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Manel!
      Não, as lebres não querem nada comigo, mas era bom uma lebrezita para desenjoar dos Robalos ;)))
      Nesta altura do ano há gente por todo lado, ainda por mais agora que anda toda gente à procura das douradecas, por isso fui a um spot mais refundido para estar tranquilo, como bem sabes não gosto de pescar com desconhecidos ao lado…
      Agora por isso deves estar aí a fazer o relato da primeira burrinha do ano hahahhaha…
      É isso mesmo, nada como ir ver o que se passa ; )
      Boa Páscoa para ti também, saúde e força aí.

      Eliminar
  6. Grande Pedro,
    Mais uma voltinha e sai mais uma linda historia de pesca,muito bem Pedro lindo robalo da pascoa parabems
    Apanhas os outros distraidos nas douradas e jogas-te aos robalos,com estrategias assim é por isso que tens tirado uns bons ultimamente.
    Parabens mais uma vez pela atitude que é sempre de louvar a apanha de lixo,às vezes também levo um saco só para o lixo.

    Grande abraço Pedro e uma excelente pascoa.

    XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sandro!
      Tem de ser, quando posso não gosto de desperdiçar oportunidades como esta que estava neste dia. Não sou apologista de pescar às primeiras Douradas, nunca fui…
      Assim sendo vou tentando uns Robalos.
      A apanha do lixo já faz parte das minhas pescas, não gosto de ver os pesqueiros sujos, alguns até metem nojo…
      Obrigado Sandro, saúde e força aí…

      Eliminar
  7. Mékié Lobão!
    Foste ao spining, não gastaste € em isca para a pedrada e ainda trazes um coelhinho de escama. Muito nice!
    Grande pitéu, que aí tens para forrar o estômago....
    Boa Páscoa para ti Pedro
    Abraço Grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Hehehehehe... Já viste como é que é!!!!! :))
      Podes querer, estas lulinhas são um luxo mesmo ;)
      Muito obrigado Chicão, um abraço e uma boa Páscoa também para ti e tua família.

      Eliminar
  8. Viva amigo.
    Parabéns por mais um robalo à Lobo... pelo menos foi um cardume de um mad pesado:)
    Já provei esse petisco, ehehehe é mesmo bom.
    Tenho tido pouco tempo... mas não é por causa da pesca... nem ao blog tenho vindo, mas sabe sempre bem ver um post à Lobo... força ai amigo... um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amig!
      Só agora é que vi este comentário que estava para aqui perdido...
      Pois este foi um mas dos bons :)
      Obrigado e um abraço, força aí...

      Eliminar