sexta-feira, 26 de abril de 2019

Abril Sargos Mil

“Surfcasting”
Boas pessoal!
Nas últimas semanas algumas praias da Costa Sul foram presenteadas por boas ondulações que têm proporcionado algumas jornadas de pesca àqueles que andam mais atentos.


Esta jornada bem recente começou logo pela manhã bem cedo para aproveitar a ondulação que estava, uma manhã negra a prometer chuva, ou seja; um dia lindo e quase perfeito se não fosse mais uma vez o vento forte que se fazia sentir acompanhado de rajadas.


Quando cheguei à praia já lá se encontrava um pescador com três canas e pelo que percebi não dava conta delas, não pela actividade do peixe mas sim porque o vento dificultava a tarefa e o mar ainda com força por baixo enrolava os estralhos, na minha opinião mais canas não significa mais peixe, muitas vezes só atrapalha, servem sim para manter o pescador mais ocupado em momentos de pouca actividade e que seriam uma seca, passei por ele cumprimentei-o e respondeu-me quase por obrigação, para a próxima não te digo nada pensei eu cá para mim, reparei que o gajo tinha uma caixa cheia de chumbadas de todas as cores que aquilo mais parecia o estojo de canetas de feltro de um miúdo da escola primária (Claro que cada um pesca como gosta e com o material que gosta, no entanto acho piada certas manias modernas que o pessoal adopta para tentar apanhar mais peixe)


Bom, mas como eu gosto de pescar é sozinho afastei-me um bocado para o lado esquerdo da praia e montei as minhas duas canitas nas calmas ao mesmo tempo que tentava ignorar o vento que me gritava aos ouvidos que não ia ter um dia nada fácil, mas isso já eu sabia, pois tinha visto nas previsões que ia ter vento o dia todo. A maré estava quase cheia quando comecei a pescar e não havia sinal de peixe, nem a tal roama que costuma triturar as iscas andava por lá, as iscas iam e vinham perfeitas.

O primeiro sargo e para meu espanto saiu já com quase meia vazante, quando vou à outra cana tinha lá outro e a partir daí em uma média de cada dois lançamentos lá vinha um, era tudo Sargos bons o que me deixou muito satisfeito, pois antes disso já antevia uma pesca fraca.

Os lançamentos tinham de ser longos para tentar chegar o mais fora possível, o que não era tarefa fácil devido ao vento, no entanto a cada lançamento que fazia esforçava-me ao máximo que conseguia para tentar meter a pesca por detrás da rebentação, ter boas linhas nos carretos em dias destes é fundamental.

Assim como apareceram também desapareceram, como ainda tinha algum isco para gastar fui ficando a ver se pingava mais algum dos bons, mas não; já no final saíram dois pequenotes que apesar de terem medida legal foram devolvidos, pois já tinha uma pesca bonita e aqueles dois só iam desfigurar a pesca que já estava feita, os pequenos de hoje são os grandes de amanhã, mas entre as redes do profissionais e pescadores lúdicos inconscientes, têm de ter muita sorte para poderem chegar a um bom tamanho.


No final o resultado foi este, uma caixa bem composta de bons Sargos entre as 600/800g e o maior com 1kg



Um saco de lixo e a luta continua.


Mais uma ida à maré aqui na Ria Formosa, estas já são de outra raça 😉


Lá tive que papar um logo ao jantar 😋 um gajo tem de comer alguma coisa 😉


Quando cheguei a casa já elas estavam à minha espera, parece que adivinham, tomara muitos cães de caça terem o olfacto destes bichos.

Palpita-me que o inverno se está despedir aqui no Sul, pelo menos as previsões para os próximos dias assim o indicam, mais cedo ou mais tarde era inevitável.

Pessoal por hoje é tudo, saúde e força aí… 

14 comentários:

  1. Como estás Pescador?
    Eu nao digo que á pala dos Labraxs quem paga sao os sargos hihihihi,bonita caixa ou Pedro assim da gosto ver uma pesca de sargos.Meus parabens
    Olha ai hain é que eu tenho umas chumbadas vermelhas hihihihi,vendo bem axo que nao fazem nenhuma diferença . E tipos mal educados eu trato logo deles hihihi
    Deixa la me adivinhar,fizeste as ameijoas de entrada antes dos sargos nao? hihi
    Até á proxima Pedro um abraço

    João Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé João!
      Neste dia a boa aposta era para os Sargos neste tipo de pesca João ;)
      Prefiro apanhar uma teca assim do que vinte ou trinta a queimar a medida.
      Áhh então na volta eras tu que estavas lá haahhahaha... Manias ;)
      Pois, mas quando não os conheço pelo sim pelo não cumprimento, a mim educaram-me assim...
      Hahaha, errado, as ameijoas não marcharam neste dia :)
      Obrigado João, saúde da boa e força aí...

      Eliminar
  2. Grande pesca! Eu gosto muito de surfcasting e pesco aqui do Brasil, mais precisamente da regiao nordeste, para nós aqui, no inverno o surfcasting se torna difícil. Porem como sou um viciado em pescar, acabo pescando o ano todo 😂 forte abraço amigo Pedro Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Fabio!
      O surfcasting é uma pesca muito interessante e entretida, oferece a oportunidade de apanhar várias espécies, aqui no inverno também não é fácil, porque nem sempre o mar oferece condições propicias a fazer encostar uns peixes bons...
      Obrigado pelo teu comentário Fabio, saúde e força aí nessas pescas ;)

      Eliminar
  3. Grande Pedro,
    Assim como tu eu também tentei no feriado mas nao tive tanta sorte,apenas um sarguinho e um robalo sem medida,mas ao meu lado estava um senhor que apanhaou uma bela baila daquelas que ha pocas.É assim umas vezes uns outras vezes outros e tal como tu dizes em casa e que não se apanha
    Diz-me uma coisa a linha da cinetic que usas nos carretos é a branca ou a vermelha,axas que pode fazer alguma diferença a cor neste caso?

    Que belas ameijoas Pedro eu axo que as gaivotas estão mas é á espera delas porque de peixe estão elas fartas lol
    Parabens pelos sargos espetaculares que tu apanhas ao surfcasting
    Grande abraço

    XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Sandro!
      Pois, eles não encostam em todo lado, se não seria fácil de mais ;) mas deixa lá que para a próxima acertas no sitio e vais ver que corre melhor ;)

      Eu uso a vermelha (red inferno) a única diferença que faz é ao nossos olhos, porque aos peixes tanto faz, pois eles nem a chegam a ver, é uma questão de gosto ou preferência apenas, não te preocupes com a cor da linha do carreto Sandro ;)

      hahhaha Olha eu acho é que elas papam é tudo, porrrra...
      Muito obrigado ;) saúde da boa e força aí...

      Eliminar
  4. -Boas Pedro Lobo
    -Assim vale a pena trocar os robalos pe los sargos porquê desses há poucos,cá para mim ke andastes a escolhe-los a dedo Rssssss
    -É lixado pescar com vento de frente parece ke as canas não lançam
    -Para não variar presenteias nos com um lindo relato e uns belos manjares dos deuses ke deixam agua na boca Rsssss
    -Xau Pedro Lobo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rui!
      Neste dia as condições eram para os sargos, mas podia vir um Robalo que eu não me importava ;)
      Neste caso o vento era lateral, não sei qual dos dois o pior...
      Óh Rui já tens idade pa saber que um gajo tem de comer alguma coisa :))
      Saude e obrigado, força aí ;)

      Eliminar
  5. Que bela caixa de sargos amigo, parecem as minhas aqui de casa, ahahahhahah.
    Estas bruto nos anzóis para os sargos;)

    Não posso ver esses bichos com língua de fora, dá logo vontade de dar um morro numa cabeça de alhos, rega-los com azeite e coentros e finalizar com um borrifo de whisky :) e pão torrado para limpar a travessa:)

    Aproveita bem que o calor já está a espreitar, eu ando entretido a preparar aqui a varanda para o verão, quando vieres cá nem vais conhece-la, só arranjo trabalho, eheheheheh...

    Não é preciso muito para fazer um bom relato de pesca, parabéns amigo, força, vamos lá ver se abrimos a época da unha para a semana, de conseguir alguma coisa apito com tempo... abraço.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      É mesmo, por acaso quando meti os peixes nesta caixa lembrei-me das tuas caixas de Sargos :))
      Já sabes que eu não brinco com os anzóis, daí fazer estas pescas selectivas, podia apanhar muitos mais se pescasse com anzóis mais pequenos, mas não me interessa sargos pequenos mesmo que por vezes traga um ou outro para compor a refeição...

      Hahaha, fiz aí umas marés porreiras, já sabes tem de ser ;)

      Porrra não me digas nada, hoje já fez um calor do caraças :(
      Força aí nessa esplanada ;)

      Ok, avisa-me com antecedência pq eu tenho aí umas combinações pendentes...
      Obrigado e força aí amig, grande abraço.

      Eliminar
  6. Boas Pedro,
    Tá sargaria a monte... Esses já não marcham fritos... :)
    Esses dias com vento têm sido tramados, é preciso ter muita paciência, mas prontos se não formos lá, é que não damos com eles!
    O Inverno está a ir embora é hora do Lobo atacar as burras!

    Forte Abraço e aperta com elas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Manel!
      Sim neste dia safei uns bons Sargos, estes por acaso nem sei como é que eles marcharam ;)
      Pois, o vento dificulta um bocado as pescas, mas sem ele o peixe também não encosta, pelo menos os bons Sargos, isto não é como nós queremos...
      Sim, infelizmente o Inverno acho que já foi, humm não ando virado para as Douradas, é uma espécie que cada ano que passa me desinteresso mais...
      Saúde e obrigado, força aí Manel...

      Eliminar
  7. Boas Pedro!

    Boa teca deles! Essa vazante correu bem, eles às vezes aparecem quando menos se espera e com condições difíceis…!
    O próximo mês é bom para continuar com o olhar atento!
    Daqui pra frente aqui por cima também costuma ser bom, volta e meia aparecem uns bem bigs!
    Aproveita sempre que possas!
    Grande abraço :)
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé J.Pedro!
      Yah esta fou uma caixa bem composta e bonita, dá-me um gosto do caraças fazer uma pesca de Sargos assim como esta :)
      Aqui por baixo agora já está tempo de verão, começa a ficar complicado andar por aí na pesca, mas nunca se sabe :)
      Pois, aí pela tua zona e mais para cima costuma sair uns peixes bons nesta altura, fica atento e da-lhe aí ;)
      Obrigado e força aí J.Pedro.
      Saude.

      Eliminar