quinta-feira, 16 de maio de 2019

Capturas a Bom Ritmo

“Spinning”
Boas pessoal!
O tempo quente esteve presente nos últimos dias, dias esses que já convidaram a umas idas à praia e agora que os frios foram embora já começam a aparecer mais pescadores um pouco por todo lado, alguns pescadores que hibernaram na força do Inverno estão de volta e por vezes é complicado encontrar um sítio para pescar descansado, digo isso porque muitos desses pescadores não sabem comporta-se no terreno, ou não sabem ou não querem saber…


Esta tem sido uma Primavera produtiva para mim, pois nas últimas investidas que tenho feito aos Robalos tenho safado a pesca nem que seja apenas com um bonito peixe.
Então com o mar a dar uma quebra de um dia apenas resolvi atacar novamente, estavam reunidas as condições e a água revelava cores que indicavam uma boa pesca, se eles iam colaborar ou não, só mesmo experimentando para saber.
As escolhas que faço em busca dos melhores spots por vezes começam um ou dois dias antes da jornada, pois o spot que estava bom há 15 dias hoje pode já não estar ou vice-versa.


Nesta jornada a minha escolha foi para um spot (laredo) de entrilhados de pedra que garantem a segurança da vida marinha e presas de que o Robalo se alimenta, por essa razão este é um bom local para pescar nesta altura do ano, pois estas presas que o Robalo procura normalmente não saem muito para além da periferia destes esconderijos de rocha.

A água naquele local normalmente tem boa oxigenação, fiz um estudo muito apurado do pesqueiro durante o dia que se mostrou quente e ao final da tarde quando me equipei para atacar achei a temperatura tão acima do que estou habituado na pesca que desta vez até troquei o Wader pelo fato de neoprene. Um pormenor que não me agradou nada foi a existência de algas em suspensão, o que se veio a confirmar mais tarde com alguns lançamentos sem efeito devido às algas que se agarravam à linha.


“ Bom mas vamos lá embora que há muita pedra pa partir esta noite” pensei eu em voz alta no início da jornada. Comecei a pescar no aceio da tarde e rapidamente se fez noite, com o mapa do pesqueiro gravado na minha memória insisti nas zonas que mais me pareciam propícias a aparecer um peixe comprido. Já tinha à vontade 1h de pesca quando fui surpreendido por o tal ataque surpresa típico de um Robalo.
Com um bonito Robalo acima dos 2kg encalhado nas pedras tirei-lhe a amostra e guardei-o na saca junto ao ceirão, já estava satisfeito com aquela captura e mesmo que não apanhasse mais nada estava tranquilo.
Passado algum tempo tive um pequeno toque que pareceu-me típico de uma baila, talvez fosse não sei e alguns lançamentos depois sinto a amostra prender numa pedra, mas era daquelas pedras que se movem 😊 e começou aquela luta de que nós spinners tanto gostamos, cana bem dobrada e peixe a pedir linha, ainda lhe dei o beneficio da duvida e abri um pouco o drag, pois nunca se sabe qual o tamanho do bicho que está na ponta da linha e quando assim é mais vale jogar pelo seguro, depois de duas investidas por parte do peixe pensei que não fosse necessário ceder linha e comecei a recuperação daquele teimoso que insistia em nadar na lateral e isso a mim não me agradava nada porque tinha pedras molhadas e escorregadias para passar, lá consegui fazer com que o velhaco mudasse de rumo e viesse na minha direcção, aqui a contar parece rápido mas no momento cada segundo que passava parecia um minuto e cada minuto uma eternidade, no final tudo acabou bem para mim e este também encalhou nas pedras onde foi só meter-lhe o grip e puxá-lo para uma zona onde o mar não já lhe pegasse, dei por mim a rir quando acendi a luz para ver bem o peixe, se alguma vez eu estava à espera de apanhar um peixe destes (acima dos 4kg) nesta altura do ano… Ainda voltei à luta mas não apareceu mais nenhum e feliz da vida subi aquele laredo um pouco mais pesado mas sorridente 😊

Para acabar em beleza só faltava mesmo ter apanhado uma sereia loira de olhos azuis, mas assim sendo fica para a próxima  😉


Isto do spinning aqui no Sul um gajo não se pode habituar mal, pois o normal aqui é zero, um já é bom, dois é muito bom, três é excelente e quatro para cima se por acaso acontecer é a melhor pesca do ano ou da década…



Mas uma jornada de pesca para mim só acaba depois de forrar o estômago e nesta noite uma fatia de lasanha aquecida sabe sempre melhor do que fria, um gajo tem de comer alguma coisa 😋


Desta vez não foi preciso procurar muito para encontrar lixo, mesmo ali onde parei a carrinha fiz esta apanha, algumas garrafas de plástico estavam tão ressequidas e queimadas do sol que até de desfaziam, sabe-se lá ao tempo que estavam ali. Nos últimos anos tenho feito umas apanhas de lixo já bastante deteriorado do sol no cimo das falésias por onde passo ou onde paro a carrinha e tenho notado que até se vão mantendo mais ou menos limpas, fico feliz por isso, afinal de contas o trabalho não é em vão, das duas uma, ou as mentalidades estão mudando aos poucos ou quem fazia este tipo de lixo já não vai ao mar por várias razões, uns porque já estão velhos e outros porque já foram desta para melhor e como eu costumo dizer gente dessa faz por cá tanta falta como a fome…

Por hoje é tudo pessoal, curtam o mar e façam uma pesca consciente em todos os aspectos.
Saúde e força aí.

16 comentários:

  1. -Boas Pedro Lobo
    -Pelo que vejo isso vai mesmo bem de pescarias para o teu lado ultimamente tens pescado uns bonitos robalos sim senhor,parabens Pedro
    -Ou Lobo entao tu até levas tu lasanaha para a pesca Rssssssss Ke belo manjar Rsssss fartei-me de rir
    -Só é pena o lixo mas segundo as tuas contas se está a se manter os pesqueiros limpos já é bom sinal Pedr
    -Xau Pedro Lobo abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rui!
      Opá já tenho saudades da foto do burrinho hahahhha vê lá se metes isso como deve de ser que isto assim não tem piada ;)

      Sim este ano até tou meio confuso com isto tudo, é quando eles querem e pronto...
      Opá era o que estava à mão para a refeição principal e olha que soube me mesmo bem ;)
      Sim há spots que eu tenho feito umas limpezas e até se têm aguentado razoavelmente limpos excepto uns maços de tabaco ou alguns outros objectos, mas nada de mais, a primeira apanha é sempre a mais trabalhosa, depois é só ir mantendo a cada vez que lá vou...

      Obrigado Rui, saude e força aí.

      Eliminar
  2. Viva Pedro
    mais um excelente relato como sempre já nos habituaste com tudo o que envolve uma ida á pesca
    Parabéns
    Agora com o verão a chegar é cada vez mais dificl de fazer umas pescarias pois começa as praias com muita gente e concesso~es o que nos obriga a não pescar onde queremos. Eu só com esse mais pequeno já ficava satisfeito lol.
    Tu tens que comer sempre alguma coisa lol lol
    Cumprimentos Pedro

    André Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas André!
      Obrigado ;)
      Sim, isto é só o calor apertar um bocado e já é difícil de se pescar à vontade nas praias :(

      Hehehehe... Então vai-te a eles porque a casa eles não vêm ter ;)
      Opa pois já sabes como é, um gajo tem de comer alguma coisa ;)
      Saude e força aí André.

      Eliminar
  3. Grande Pedro,
    Mais dois babalus de peso a encher o olho há malta.Assim também eu subia as escadas da minha casa com gosto mesmo que vieses pesado kekeke
    O conhecimento dos pesqueiros conta muito e tu mostras que sabes onde andas a pisar,dai so pode memso sair babalus desses.Na minha mochila da pesca está sempre um saco do lixo para o lixo e vem sempre cheio
    Grande abraço

    XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Sandro!
      Estes até a mim me encheram o olho, pois nesta altura do ano acho que nunca apanhei peixe deste calibre...
      Sim, essa é uma verdade, quando começamos a conhecer alguns pesqueiros as coisas começam a correr melhor ;)
      Muito bem Sandro, temos de fazer frente a essa praga que é o lixo ;)
      Saude da boa e força aí...

      Eliminar
  4. Como é que isso vai Pedro
    Já me fartei de rir pá.Então tu mesmo com uma pesca de luxo dessas ainda querias uma Sereia lololol
    Tomara muitos fazerem uma pescaça dessas lol
    Já vi que com essa matadoura é tiro e queda também tenho uma na minha caixinha lol.O jantar de luxo é que não podia faltar lol
    Obrigado pela apanha do lixo pedro,espero que se mantenha limpo por muios e muitos anos
    Fica bem e continua,abraço

    Luis Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luis!
      Cá se vai ;)
      Tão!! Era pa acabar a noite em beleza ;) hahahha
      Esta amostra tem me dado uns poucos Robalos já, nem sempre funciona devido aos pesqueiros e condições do mar, mas quando está mar para ela é a que eu mais aposto ;)

      Tem de ser, alguém tem de apanhar...
      Saude e força aí Luis ;)

      Eliminar
  5. Boas Pedro,
    Parabéns pelas capturas!!! Eles querem é LUA e CALOR!!! lol
    Pelo que vejo a tua temporada começou agora, vais ter que mudar o OFF para o INVERNO e o ON para o VERÃO. lol
    O que interessa é lá ir sem stresses, fazer as coisas bem e o resto vem por acréscimo!
    A ver vamos se esse lixo vai desaparecendo, mas não acredito muito, pois cada vez mais vê-se pessoal (turismo) em todo o lado, ás vezes até aparecem em spots que eu fico maluco!!! lol

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Manel!
      Eu já não sei o que eles querem, este ano até estou confuso com tudo isto...
      Hahaahha, nada disso, sabes bem que não gosto de pescar no verão por várias razões, se eu morasse lá a cena era bem diferente, mas...
      Eu estou é mesmo quase a meter OFF e não sei se não é já esta semana...

      Eu tenho visto algumas melhorias em termos de "reincidência" nos spots que já limpei, aparece sempre qualquer coisa mas nada como estava antes, por um lado deixa-me satisfeito por poder fazer alguma coisa por um sitio de que eu tanto gosto, deixa ver até quando...
      O turismo está a destruir aquela zona a olhos vistos, a Rota Vicentina é a maior culpada, é só interesses camuflados...

      Saude e obrigado Manel, força aí...

      Eliminar
  6. Epah... Deve ser a bucha mais fraca dos últimos relatos :D :D :D

    Belos peixes... Deixas-te o cardume de um para trás :D

    Abraço e força nisso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Luis!
      Achas!!! hahahaha, confesso que prefiro os petiscos mais típicos, mas este também me soube bem, com a fome que já tinha ainda melhor ;)

      É verdade, deixa lá ver até quando é que o cardume de um se mantém ao largo ;)
      Obrigado e força aí Luis, saude.

      Eliminar
  7. Boa malha amigo.Caramba que isso agora é por aqueles que não apanhaste no inverno hihihi.Olha é preciso é la ir porquê como tu dizes e bem em casa não se apanha nenhum.
    Só um áparte quanto custa essa amostra amigo ?
    Abraço e continua ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rafael!
      Parece que sim hahahhah, já me tinham dito isso :) olha mais vale tarde que nunca ;)
      É mesmo, já sabes disso ;)

      Esta amostra ronda os 11€....

      Saude da boa e força aí ;)

      Eliminar
  8. Viva amigo.
    Porra no inverno papas-te chibatas, agora com a tua época a acabar deste com eles e de peso, belos peixes sim senhor, logo na modalidade que mais gostas spinning, até a lasanha soube a lagosta, eheheheheheh ...
    Foi uma noite a Lobão do Mar, parabéns grande relato,
    Eu tenho andado a tratar da prancha nova, hoje acabei a obra e a partir de amanhã não dependo de ninguém para fazer o que quero, finalmente era uma coisa que sonhava a uns anos :)

    Bem força ai, e aproveita a boa maré que estás, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amig João!
      Já viste! Isto é quando um gajo menos espera ;)
      Este ano foi mais dedicado ao spinning por varias razões, o spinning é muito viciante :)
      Lasanhasita na pesca, hãm!! Quentinha ;)

      Depois logo me contas com correram essas coisas ;)
      Um abraço e obrigado amig João, força aí..

      Eliminar