sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Dia de Aguídão, Robalo no Ceirão

“Surfcasting”
Boas pessoal!
Estava ansioso por meter novamente os olhos nesta Costa, assim que cheguei à beira da falésia e vi o mar até onde a minha vista alcançava senti um consolo inexplicável, saí da carrinha e sentei-me numa pedra a matar saudades disto tudo enquanto olhava à minha volta, e que saudades que eu tinha de me sentar em cima de uma pedra daquelas tão confortável.

O Mar mostrava boa cor mas era um pouco forte, no entanto a tendência era para descer gradualmente ao longo da tarde e até lá tinha tempo para estudar bem a coisa, logo detectei um pequeno problema, é que nesse sítio exacto onde eu queria meter as canas a pescar tinha alguma “carência” de areia, o que não é normal nesta altura do ano, pois ainda mal não começou o “Inverno” e já isto está assim, pensei que meter as canas a pescar ali no meio de tantas pedras seria o mesmo que entrar numa rua perigosa, então acabei por ficar um pouco mais ao lado num fundãosito que mais parecia uma daquelas piscinas naturais em que os putos brincam no verão quando a maré está vazia.


Bom, mas já em acção de pesca o tempo foi passando e a actividade era nula, com o mar bom, maré boa, spot bom e peixe nada, é o mesmo que dizer (o canário é bonito mas não canta), cerca de 30 minutos mais tarde reparei que uma das canas afrouxara um pouco, bom afinal parece que já “pia” qualquer coisa. Peguei na cana e ao sentir que tinha lá peixe fui recuperando aos poucos, deu umas cabeçadas mas nada de mais e só ali na borda de água é que o Robalo teimou um pouco em separar-se do mar, mas teve de ser, vinha embuchado e por isso não lutou enquanto estava mais fora, Robalo guardado no ceirão e continuei a pescar mais algum tempo.

Um peixe solitário livrou-me o chibo nesta jornada, embora tivesse pescado cerca de mais uma hora e meia a seguir à captura a noite estava feita e não valia a pena pedir satisfações ao mar. Fiquei satisfeito, pois já precisava de uma noite destas, ar puro, paz e tranquilidade.
Agora anseio pelas noites húmidas e madrugadas frias de Inverno, noites de sofrimento mas que no fundo eu até gosto…



Aguídões
Nesta altura do ano quando chove e no dia seguinte faz sol, normalmente dá-se o “desabelhar” das aguídas e aguídões, e foi o que aconteceu neste dia assim que o sol espreitou com força num ambiente ainda meio húmido e quente. Nos tempos em pescava em Vila Real de S.António conheci um velhote que me disse que nos dias que as aguídas desabelhavam ele apanhava sempre um bom peixe, como desde puto sempre gostei de conversar com os mais velhos porque acho que com eles aprende-se muita coisa sobre a Natureza nunca mais me esqueci de tal conversa, se é verdade ou não isso já não sei, mas o que é certo é que neste dia aconteceu…


Aguída


Aguídas


Com tanto tempo sem vir para estas bandas é claro que vinha cheio de força de vontade de fazer alguma coisa de útil pela Natureza, como sei que poucos ou nenhuns por aqui são capazes de apanhar lixo tive de calçar as luvas e meter mãos à obra.
Foi com toda a certeza a maior apanha de lixo que alguma vez fiz no mesmo dia.
É caso para dizer que é o meu record em lixo apanhado.


Neste dia a carrinha veio cheia, mas não foi de peixe.



Um dia destes combinei uma petiscada com os amigos João Santana e o Bruno Cavaco (Capitão) meti o avental e preparei uns “periquitos fritos à Lobo” 😂  afinal o pessoal tem de comer alguma coisa 😉 


Mesa pronta e tudo apostos para trincar uns tordos 😋


Neste final de dia ainda quente eu e o Capitão optamos por varrer ali uma boa teca de cervejolas enquanto o João lá teve que despachar a garrafa do tinto. Os petiscos com os amigos da pesca é outra forma de pescar e neste dia não foi excepção, também contámos velhas histórias e relembramos outros tempos, isto tudo claro sempre bem regado.
Pessoal por hoje é tudo, haja saúde e força aí…

16 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Um peixe solitário, mas como tu dizes deu para livrar o chibo. Mas isso agora começas em modo "ECO" e depois metes o "TURBO"... :)
    Bem esse spot já estava mesmo a precisar de um bom carregamento, era bom que o pessoal levasse sempre qualquer coisa, mas lá está, em vez de levarem, deixam, o que é mau!
    Petiscada com os amigos é sempre bom, neste caso foi uma periquitada"... só faltava ai um "arroz à moda do Lobo".

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel!
      Yah, um solitário que andava perdido, e vá lá porque ainda pensei que fosse pior, onde eu queria ficar estava muito desareado e não pude lá ficar, fiquei mais ao lado só para desenrascar...
      Não sei se chego a meter o TURBO este ano, isto não anda nada fácil...

      Já sabes como é, o mar vai trazendo lixo e mais lixo e ninguém se dá ao trabalho de apanhar nada e depois vai ficando por lá, há sítios que aquilo parece não sei o quê, enfim...E depois é isso, ainda há alguns que para além de não apanharam uma palhinha que seja ainda deixam lá o deles pensando que aquilo não vai fazer mal, cambada de burros...

      Poiiiis! Já sabes que isso não pode faltar, petisco é sempre bom mas tem de ser bem regado ;)
      Auuuuuui mãe um arroz daqueles, até eles se lambiam, já não sei fazer arroz daquele, só naquela casa em Sagres é que o arroz me saia bem, é mesmo verdade hamm, porrrra...

      Saúde e força aí Manel.

      Eliminar
  2. Boas Pedro
    Ao que veijo andaste em cima do coiso e tal kekekeke
    Nao fizeste a coisa por menos,sim porquê o menos podia ter sido a tal grade que tu consegues sempre dar a volta amigo
    Bonito robalo muitos parabens
    Xiii o meu velho apanhava muitas formigas dessas com asas para meter nas armadilhas dos pardais,tambem comi umas boas patiscadas dessas agora piriquitos nunca comi kekekekeke tu comes tudo granda lobo kekekeke
    É isso que se quere uns petiscos e uns copos com os amigos porreiro
    Deixo te um abraço e carrega amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Carlos!
      Opá mais ou menos, aquilo não estava lá muito ao meu gosto, mas ainda safei um peixe bom. Opá nem sempre, às vezes lá trago um valente chibo pensas o quê hahaha...
      Eu quando era puto também apanhava aguídas para armar :) e apanhei muitos pássaros, na altura já fazia uns petiscos com os amigos :)
      Logo experimentas uns periquitos fritos e depois logo me dizes se são bons hhahahahha..
      Obrigado Carlos, saude e força aí..

      Eliminar
  3. Como estás Pescador?
    Trocaste a grade anunciada por um bonito Labrax ou Pedro. Náo sei como não apanhaste lismo anda ai por aqui todo o pessoal a queixar-de do lismo e tu toma hihihihi
    . Obrigado pela dedicação em manter as praias linpmas pois isso é um favor que fazes nao so há natureza e a ti como a todos nós Pedro.
    E claro que nao podia faltar o tal petisco,fogo que agora até eu fiquei com agua na bouca hihihihi
    Até á próxima e forca nesses Labraxas um abraco.

    João Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João!
      Vai-se andando :)
      Eu quando tenho oportunidade troco sempre um Chibo por um Robalo :))
      Não apanhei não, não tenho apanhado pouco limo não, porra que esta ano tá demais...
      Praias e não só, por vezes são laredos e falésias que estão cheios de lixo :(
      Se ficaste com agua na boca só de ver nem queiras imaginar se tivesses sentido o cheirinho deles haahhaha
      Obrigado João e até à próxima, saúde e força aí..

      Eliminar
  4. Olá amigo. Mais um excelente relato como já nos habituaste,5 estrelas e com um magnifico exemplar.
    Logo quando olhei para a foto das aguidas pensei que fossem passaros a esvoaçar lol. Mas os passaros vieram depois e já fritos e tudo lol,só mas la está tens que comer algo

    Abraço amigo,e dalhe,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Tito!
      Obrigado :)
      Hahaha, eram os aguídões pousados em cima da minha carrinha, não sei o que eles viram naquilo, deve ter mel, já os gatos aqui na rua é o mesmo...
      Hehe, é mesmo, já sabes que um gajo tem de comer alguma coisa ;)
      Obrigado mais uma vez e força aí.

      Eliminar
  5. Grande Pedro,
    Começaste em grande com esse tronco digno de registo.Até da gosto ver.
    Tenho impressao mas é que tu apanhaste esses formigões para apanhares os passaros e dizes que eram piriquitos he he he
    Excelente relato
    Grande abraço

    XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sandro!
      Opa eu não o considero um tronco, mas pronto já um bom Robalo e olha, que seja sempre assim que já não fico mal servido ;)
      Hehehehe, nada disso, por acaso quando vejo as aguídas dá-me ganas de as apanhar porque faz-me lembrar de quando era puto e armava aos pássaros ;)
      Eu mais à frente no relato depois disse que eram tordos, não sei se viste ;)
      Obrigado e saude para ti, força aí Sandro.

      Eliminar
  6. Mékié Pedro,kuando ficamos algum tempo sem lá irbate uma saudade infinita,para começar a tua epoca nao foi mau já,chiça quem me dera apanhar um metade desses ;}
    O kue interessas é lá ir a divertir kue o resto a-de vir com o seu tempo,
    Bela equipe que tens tu para os lanxes ;}
    Ja com o lixo eu sei kue nao falhas e fazes sempre a tua parte,obrigado
    Agora é apanhalos ;} Um abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Gualter!
      É verdade e eu nesse caso melhor que ninguém sei disso :)
      Sim era bom trazer pelo menos um destes, e era bom sinal :)
      Haha, yah esta equipa para os petiscos é terrivél ;)
      Desta vez trouxe umas quantas partes, e olha que ainda ficaram lá mais umas poucas :(
      Saude e obrigado, força aí...

      Eliminar
  7. Mékié Pedro,olha para a proxima também vou só pedir um igual a este que tu apanhastes ;}
    Apanhalos Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e chega, não se pode pedir muito não o feitiço virar contra o feiticeiro ;)

      Eliminar
  8. Viva amigo.
    Ai esta a abertura da época, para começar nada mau, um mas bem bom.
    O problema do lixo vai ser interno, já apanhei lixo dos pesqueiros, mas como tu, nunca, grande atitude amigo.
    Os tordos fritos à Lobo é mesmo para beber uma de tinto, eheheheh, o capitão tem que tirar notas para começar a cozinhar, grande patuscada à maneira ;) vocês estavam fortes na cerveja...
    Grande abraço e força ai, rei do tordo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amig João!
      Sim, sempre é melhor que nada, já sabes que isto um gajo não pode pedir muito ;)
      Pois amigo eu tenho lutado bastante por manter os meus spots limpos, ás vezes não é facil, mas alguém tem de se fazer alguma coisa...

      Talvez da próxima petiscada de periquitos eu já beba um tintol para te acompanhar ;)
      Epa a gente este ano tivemos em forma na cerveja, fomos aos treinos ;)
      Hehehehe abraço amigo...

      Eliminar