quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Dia de Tempestade

“Surfcasting”
Boas pessoal!
Espero que tenham passado um bom Natal perto daqueles que mais gostam, sei que nem sempre é assim porque a vida não é como nós queremos, mas; enfim…
Bom, mas com aquelas tempestades que fizeram na semana passada, escolhi um dia para fazer uma jornada de surfcasting aos Sargos, eles não apareceram em grande quantidade mas pelo menos eram bons.


No dia antes dei um saltinho à praia para ver como aquilo estava e escolher uma zona que me agradasse, o mar nesse dia era forte e com muito vento, dei por ali uma voltinha e fiquei logo com uma ideia de onde poderia fazer esta jornada.
Já no dia de pesca, cheguei à hora que achei melhor e montei o material nas calmas, fiquei desanimado porque vi muito limo na areia e antevi uma jornada difícil, até tive as minhas dúvidas se ia conseguir pescar, no dia anterior com mais mar o limo era menos.
Numa jornada de Surfcasting há três coisas muito importantes, o planeamento do pesqueiro, a preparação e verificação do material e a escolha/preparação do isco.


Depois de insistir em pescar com as duas canas fui obrigado a encostar uma devido ao limo que ficava no nó do chicote e me fazia perder bastante tempo a removê-lo.

Na outra cana já não aconteceu isso, apesar de também apanhar limo mas não me dava tanto trabalho.
Entretanto chegaram mais pescadores que também tinham dificuldade em pescar por causa do limo e rapidamente desistiram, para além disso não conseguiam agarrar as pescas no sítio certo e vinham logo parar cá fora, um até já meio desesperado quase que me acertava com a chumbada depois de andar para ali a fazer macacadas (lançamentos OTG).


Aos poucos a pesca foi acontecendo e mesmo a pescar só com uma cana, lá fui juntando uns pexecos porreiros e de boa bitola com alguns Sargos kileiros onde o maior acusou 1,300kg; que saudades que eu tinha de sacar um casmurro destes, gosto de lhes chamar casmurro porque quando chegam ali à borda de água recusam-se a sair dando umas valentes cabeçadas e que me obrigam a trabalhar o peixe com cuidado, principalmente quando estou a pescar fino.
Depois de tirar esta foto ainda apanhei mais três de 500g que já não pousaram para a foto de família, ao todo trouxe dez peixes porreiros para casa numa pesca que quase não acontecia.


A garrafa de água não deixa enganar a qualidade de alguns Sargos que andavam por ali naquele dia.


Como se já não bastasse ter de esperar semanas por mares bons para se fazer umas boas pescas, este ano ainda há mais este obstáculo que teima em permanecer nas praias.


Um dia destes o gang dos petiscos juntou-se para mais uma jantarada de Natal, o João Santana ensinou-me a fazer umas lulas que ficam uma categoria; nesta foto o João mostra quem é o Mestre da cozinha.


Lulas e arroz feito pelo João; um gajo tem de comer alguma coisa 😃



Eu fiz uns periquitos fritos, os moços têm de comer alguma coisa para além das lulas 😂 


O gang dos petiscos no jantar de Natal, aqueles dois carecas até parecem irmãos hahahaha…

Bom pessoal, por hoje é tudo, depois de uma semana de Invernada, agora tem feito uns dias tranquilos e solarengos, infelizmente houve por aí uns estragos mas por mais destruidora que a Natureza seja, ela será sempre melhor e mais perfeita do que a espécie humana.

Se não nos “vermos” mais, um Bom Ano para todos aqueles que me seguem e que gostam de vir aqui ler os meus relatos de pesca.
Saúde e força aí pessoal.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Boas Miguel!
      São mesmo, gosto tanto de apanhar Sargos destes como Robalos :)
      Saude e força aí...

      Eliminar
  2. Boa malha Pedro,
    Os lismos são uma xatice ás vezes vem aos kilos.Esse fio deve ser uma boa opção sim por acaso ainda nao me tinha lembrado desse promenor,nao sei se nao vou aderir a isso tambem sim.
    Caramba pa que tens ai uns sargos mesmo matulões parabéns é uma belissima pescaria e acompanhada de um magnifico relato como sempre,sem faltar o petisco hihihihi até deixa agua na boca.
    É preciso é la ir,um abraço e bom ano Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rafael!
      É e este ano há para dar e vender, até mete nojo :(
      Pescar com esta linha assim pode sair um pouco mais caro do que com o chicote mas por vezes tem as suas vantagens como foi o caso neste dia, estes peixes foram todos apanhados com a mesma cana...

      Obrigado Rafael ;) saude e força aí, bom ano.

      Eliminar
  3. Olá Pedro
    Sao esses mares que tu tanto gostas para ires pescar uns sargos desses que ate fazem aregalar o olho de qualquer pescador HaHaHaHa
    Bons momentos que devem de ser estes a ver sair esses tais casmurros como tu lhe chamas.Ainda trouxeste umas alfaces para a salada etudo nao HaHaHaHa
    Cada vez que lei os teus relatos fico com fome HasHaHaHa
    Força com eles Pedro e boas festas
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Jorge!
      Por acaso gosto de pescar assim aos Sargos, mas nem sempre há condições para isso e este ano para ajudar à festa ainda tenho de levar com o limo :(

      As alfaces ficaram foi lá, porrrrra podia ter feito uma pesca muito melhor se não fosse o limo...
      hahahaha, então olha a ver se começas a comer qualquer coisa antes de leres os meus relatos :))
      Obrigado e igualmente, saude e força aí...

      Eliminar
  4. Boas Pedro

    Antes que me esqueça um bom ano para ti e familia.
    Bom se no Natal foi robalo prara consoada tou mesmo a ver que no ano novo vai haver sargos kekekeke
    Bonita pesca de sargos amigo sem duvida parabens,faltava ai um robalo no topo do bolo kekekeke
    Olha lá onde é que eu posso encontrar esa linha é que isso secalhar dava-me jeito porque tambem tenho pescado sempre com muito limo

    Com uns petiscos desses é que eu não não conseguia ir para a pesca nao kekekeke
    Um grande abraço e bom ano novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ÓÓÓhhhhhhh Leão branco tás de volta hahahaha
      Olha nem uma nem outra hahahha... Neste tipo de mar e no sitio onde foi é difícil de aparecer Robalos, mas não é impossível... Fico satisfeito só com os Sargos...

      A linha SkyLeader procura num agente Cinnetic, se não tiver eles mandam vir... Neste dia fez toda a diferença ;)

      Opa mas eu não levei estes petiscos para a pesca, mas nunca se sabe se um dia lá terá de ser hahahaha...

      Obrigado e igualmente para ti, saude da boa e bom anao.

      Eliminar
  5. Boas Pedro,
    Parece que os matateus encostaram, ainda bem já não era sem tempo, vamos lá ver se mantêm por perto...
    O gang não falha e agora com o Natal é bom para a engorda, o que vale é que na passagem de ano vai ser tudo remoido durante 4 dias que até estala... 😋
    Devias ter emprestado uma bobina dessas aos outros pescadores, mas tb já não tinhas para ti... 😀
    Boas saídas e grandes entradas com muito saúde!
    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel comé!
      Pois, neste dia estavam as condições que eles gostam...
      Porra este gang quando se junta para petiscar é até rebolar :)
      Pois isso queria eu, ter ali mais uma bobinesinha para meter no outro carreto, tinha apanhado mais uns poucos Sargos para juntar a estes, agora já tenho, nunca se sabe quando vai fazer falta ;)

      Obrigado Manel, espero que sim, igualmente para ti...
      Saúde e força aí ;)

      Eliminar
  6. Viva Pedro lobo!
    Ora aí estão os mares e os sargos que tu gostas…
    Vá se lá saber porquê os sargos grandes que eu tiro são quase sempre no verão/outono…
    Mas esses são um luxo, sei bem do que falas… até te digo mais, prefiro os sargos aos robalos no prato, aquele travo a marisco...uii´´
    Aproveita este inverno que eu acho que a coisa vai por se a jeito…
    Um forte abraço e um excelente 2020 amigo pescador!
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas J.Pedro!
      É verdade, quando vem um mar assim destes gosto sempre de ir à procura destes maganos ;)

      Pode ter a ver com a zona, também no verão saem muitos robalos e grandes no norte a pescar na praia e aqui nada, sai um lá quando sai...

      Entre Sargo e Robalo dificilmente consigo escolher, mas gosto de variar para não estar sempre a comer a mesma qualidade, também há sempre a alternativa de fazer de maneira diferente...

      A ver vamos no que o inverno vai dar ;)
      Obrigado pela tua passagem por aqui, igualmente para ti J.Pedro
      Saude e força aí

      Eliminar