quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Robalo Natalício

“Surfcasting”
Boas pessoal, já havia uns dias que não publicava nada, poucas têm sido as vezes que o mar faz feição de se apanhar uns peixes e quando o faz o peixe não comparece ao encontro.
Nesta altura do ano há muitos pescadores que procuram o tão cobiçado Robalo Natalício, eu não sou excepção e também fui procurar o meu, aproveitei uma pequena quebra que as condições meteorológicas deram entre duas tempestades e fui tentar a sorte.

Esta tem sido uma semana de Invernada que já fazia muita falta, pelo menos aqui no sul, mares de tormenta são bons para mexer e remexer os fundos. Estamos num ano atípico no que diz respeito ao limo na Costa Sul e estes mares podem ajudar um pouco na eliminação desse limo (lixo). Vejo por aí pessoal a queixar-se que não tem sorte na pesca por causa do mau tempo e do estado do mar, pois a meu ver esse mau tempo e mares grandes são a nossa sorte para se poder apanhar uns bons peixes no futuro seja ele próximo ou longínquo, isto sim é um verdadeiro defeso natural e para TODOS, também me custa ficar sem pescar nos sítios que mais gosto durante semanas ou meses, pois levo o ano inteiro à espera do Inverno para pescar e por aqui o Inverno resume-se a quatro meses que passam num abrir e fechar de olhos, há quem diga que os Algarvios têm sorte porque podem pescar quase todos os dias, desenganem-se porque mar chão não é sinónimo de peixe e muito menos de grandes pescarias, o mar tem de fazer feição em determinadas alturas para o peixe abeirar para comer, se não o mais certo são chibos atrás de chibos como se costuma ver por aí o pessoal a falar nas redes sociais.

Finalmente a chuva chegou, seja ela bem-vinda pois tanta falta faz para a vida na terra e também para a vida no Mar, embora hoje em dia já dê por a mim a pensar que as ribeiras e riachos que desaguam para o Mar e que antigamente levavam muitos e bons nutrientes, hoje levam também agroquímicos das hortas e plantações assim como os óleos e combustíveis dos automóveis que estão nas estradas e que com as chuvas acaba tudo por ir parar ao Mar, entre outras tantas coisas que usamos em nossa casa no dia-a-dia e que nem nos lembramos que no final tudo acabará no Mar, “Áh e tal essas águas passam nas estações de tratamento” tretas, desculpem lá mas a mim não me enfiam os dedos no olhos porque eu não deixo…


Bom pessoal mas vamos lá à jornada e vou tentar resumir ao máximo para não esticar muito o relato. Depois de estudar as condições e pensar no spot em que ia apostar e já saber que ia apanhar chuva, claro; não estou a reclamar, pois ela faz tanta falta que nem tenho o direito de reclamar, cheguei cedo para ver como aquilo estava e embora não estivesse um luxo dava para desenrascar e antes que chegasse alguém e me “roubasse” o lugar apressei-me a montar as canas, depois tudo o resto já terminei nas calmas. 

A actividade de peixe aceitável era fraca e ainda devolvi três bailas pequenecas, já noite fora tive a felicidade de ferrar este Robalo que para variar era filho único mas pelo menos era dos bons, na mesma cana e mais tarde ainda tive uma boa porrada mas não ficou.
Posso dizer que fiquei satisfeito com o resultado, pois nos dias que correm não se pode pedir muito, fiz o que pude para rentabilizar ao máximo o tempo que estive a pescar mas não consegui aproveitei mais nenhum peixe, o único ponto negativo foi o limo que continua a não dar tréguas…



Pode ser que não chova!! Hahahahaha deve ser isso deve, fia-te na virgem e não vistas o corta-vento não…


Depois da pesca aconcheguei o estômago com umas broas de amêndoa e um JB 15 anos, um gajo tem de comer alguma coisa, atão!!!


A apanha do lixo desta vez não foi muita, mas sempre ouvi dizer que mais vale pouco do que nada…
Eu pelo menos ainda apanhei este agora a “Greta” aquela é boa é pa falar, discursos e palestras que até faz lembrar os políticos, eu não tenho nada contra a miúda mas nunca vi um vídeo ou uma foto sua a apanhar lixo marinho, nem vou dizer mais nada…


Aí um dia destes combinou-se um jantar de Natal com uns amigos da pesca aqui do Sul como já vem sendo hábito nos últimos anos, tudo malta simples e porreira, muitas gargalhadas e galhofa neste convívio onde comida e bebida não faltou, e o medronho caseiro até foi de mais 😂


Enquanto o pessoal falava e esperava pelo prato principal eu resolvi garantir logo a pesca ali com uma travessa de camarões que ninguém lhe tocava, a mim ensinaram-me que primeiro come-se e depois logo se fala, aí não 😉 



Bom pessoal por hoje é tudo, não é que eu ligue muito ao Natal, mas Natal é Natal e por isso desejo um Bom Natal a todos aqueles que me seguem e que gostam de ler os meus relatos de pesca, uns bons e outros menos bons, pois isto não é como eu quero é como a vida e a Natureza manda.

Quando puderem apanhem algum lixo na orla costeira para ajudar o meio ambiente, mesmo que seja pouco sempre ajuda mais do que falar da boca para fora ou discutir o assunto nas redes sociais, entretanto pode ser que o Pai Natal lhes ponha umas escamas na bota 😏
Saúde e força aí pessoal.

14 comentários:

  1. Olá Pedro,
    Já te estranhava e vi logo que devias estar a arranjar alguma HaHaHaHa
    Belo tronco de natal ou Pedro meus parabéms,já foi um bom presente de natal com escamas grandes HaHaHa
    Qu chuva que tem caiudo por todo pais fora,ja fazia falta sim ainda bem,epa Whisky de reserva na pesca é TOP HaHaHa,
    esse jantar com tanto pescador junto n coisa boa nao deve ter saido dai não HaHaHa
    Olha um excelente natal para ti e tua familia
    Força com eles
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Jorge!
      Hahahaha... Opa um gajo tem de ir tentando a sorte, mesmo que os chibos andem por aí ;) sabes como é..
      Sim, já foi uma boa prenda, não me posso queixar ;)
      A chuva é sempre bem vinda, e o Whisky nesta altura do ano na pesca também ;)
      O jantar foi muito bom, uma boa equipa, pessoal porreiro e muita risada com boa comida e sempre bem regado :)
      Obrigado Jorge, para ti também e para os teus.
      Saude e força aí..

      Eliminar
  2. Oh Oh Oh Pedro,
    Só faltava a barbicha branca e o trenó com as renas e parecias o Pai Natal... :)
    Pena o outro que deu a cacetada e não ficou, seria uma excelente pesca, mas ainda assim veio este para já marinado para o Natal e outro fica para a passagem de ano... lol
    O que é preciso é lá ir e desde que se pesque bem já não é mau, porque o limo e o mar têm andando esquisitos, pode ser que depois da Elsa ir embora a coisa normalize, vamos ver!
    A travessa dos camaranitos ficou logo na cova do Lobo... não perdoas!
    Que haja muita saúde para todos, para se manterem esses convívios durante muitos anos.
    Boas Festas e umas boas entradas cuidado com os doces... lol

    Forte abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel na foste à pesca!!? Tá tãmm bom!!!
      A barbicha branca com o tempo vai aparecer, agora o trenó com as renas é que já não sei :))
      Pois, opa até podia não ser grande peixe, mas já devia ser bonsinho para encostar daquela maneira...

      O limo este ano não dá tréguas e o mar é o que a gente já sabe, nada de novidade... Pois, deixa la ver como é que isto vai ficar...
      Atão a malta nao queria os camarões olha, lá tive de me jogar a eles, bem bons que estavam ;)
      É isso, é preciso é saúde e boa onda para o pessoal ir fazendo umas brincadeiras destas...
      Epa isso dos doces é que é uma tentação sempre :) e este ano vai ser igual, pode ser que depois dê pa fazer uns laredos e queimar calorias :)

      Bom Natal para ti também e para os teus, saude e força aí Manel...

      Eliminar
  3. Bom Natal, Pedro!
    Efectivamente, trata-se de um bom tronco de Natal e a minha "ponta de inveja" é que faz duas semanas que o mar por aqui (Sintra) não me deixa "tocar na chincha" :(:(:(
    É importante que estes temporais façam mexer os fundos, mas, tudo o que é demais cheira mal. Vamos a essa chuva, tão necessária.
    Abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé José :) não falhas...
      Sim já é um peixinho jeitoso e nos dias que correm então melhor ainda.
      Pois isso aí na tua zona tem estado agreste, quando o mar está assim como tem estado, por aqui há uns cantinhos para tentar apanhar um peixe ou outro, mas nem sempre eles aparecem...
      Eu gosto deste tempo assim, mesmo que tenha de ficar uns dias sem ir pescar, este ano o limo por aqui tem sido uma praga :(

      Obrigado, um Bom Natal para ti também e para os teus, saude e força aí José.

      Eliminar
  4. Olá Pedro, o robalo natalicio este ano tirou lugar ao peru lol.Olha que a escolha é fificííl,não é por nada mas essas broas deviam estar mesmo boas e depois de uma pescaria dessas entao ainda melhor amigo,gostei da tua arvore de natal e também do bolo do silvio.
    Apanhas os teus amigos destraidos e atacas logo nos camarões malandro lol

    Abraço amigo e dalhe com força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Tito!
      Olha que não sei, Robalo é bom mas um Peru recheado no forno ui ui :))
      Aquelas broas souberam-me pela vida depois de safar a pesca e com um 15 anos então melhor ainda ;)
      A Árvore de Natal foi a minha Mãe que fez :) Já o bolo do Silvio a ver se para o ano que vem aquilo cresce hahahha
      Eles não estavam distraídos, estavam era a apanhar peixe :))
      Obrigado Tito, saude da boa e Bom Natal.

      Eliminar
  5. Boas Pedro

    Então toda a gente a fazer planos para viver no Algarve para pescar todos os dias e tu dizes k não kekekeke assim estragas os planos ao people man kekekeke
    Já tens o tronco de natal,ja estas descansado e ainda por cima com broas e pinga da boa kekeke muito fixe Pedro
    Parabens por mais um excelente relato k nos faz viajar nestes dias k é impossivel ir ao mar
    Esse deve ter sido um jantar á maneira com amigos da pesca
    Obrigado por mais uma apanha do lixo,pois pois ha por aì muita gentetinha k sao bons é para falar e meter maos à obra é k nada infelizmente

    Um abraço meu amigo e boas festas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Carlos!
      Hahahaha, venham venham, depois não digam que não avisei :)
      Lá consegui safar este para matar o chibo, as bailinhas nem valiam a pena, era só para sujar a saca...
      Yah, por acaso também gosto de ler uns bons relatos de pesca nestes dias assim, mas o pessoal hoje em dia não gosta de escrever, metem uma foto no facebook e escrevem uma frase sem nexo e siga :(
      Este jantar por norma é fixe, no ano passado não gostei do espaço, mas este ano voltamos à base, come-se bem ali...
      Tu que costumas ler os meus relatos sabes que quando posso e me dá jeito apanho sempre algum lixo.
      Obrigado pelo teu comentário e Bom Natal também para ti Carlos.

      Eliminar
  6. Mékié Pedro,parabens pelo bacalhau de natal.Esse já deve dar para toda a famili a.
    Com este tempo foi uma boa pescaria sp foi pena o outro kue fez o toca e foge,o rapaz axou kue keria engordar mais um pouco para depois te vir xatear ;}
    Olha uma coisa tu pescas sempre com esses anzois para os robalos ?Não customo usar anzois tão bigs :/
    Parabens também pela arvore de natal ;}
    Bom Natal para tua familia e bom apetite para o bacalhau ;}
    Apanhalo e um grande abraco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Gualter :)
      Por acaso até dá, a família cá em casa no Natal até nem é muito numerosa :)
      No dia em que fiz esta pesca até nem estava assim tão mau ;) só chuva...
      Deixa-o engordar e se não for para mim que seja para alguém que o mereça.
      Depende do tipo de isco que estou a usar, mas sim pesco muitas vezes com este anzol ;)
      Obrigado, pelo teu comentario, um Bom Natal para ti também e para os teus, depois logo te digo se o bacalhau estava bom :)
      Saude e força aí..

      Eliminar
  7. Boas amigo

    Esse veio a tempo da consoada para degustar com a familia.Um belo exemplar.
    Se ess grupo todo se junta para ir pescar em vez de jantar não há peixe que chegue :)
    Parabéns por tudo e boas festas Pedro
    Felicidades

    Miguel Carrapato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Miguel!
      Este veio mesmo a tempo ;)
      Aquele grupo até lá na mesa apanhou peixe hahahha e Grandes :))
      Obrigado pelo comentário, Boas Festas e força aí Miguel ;)

      Eliminar