terça-feira, 2 de maio de 2017

Suestão de Sargalhões

“Surfcasting”

Boas pessoal!
Há pouco mais de uma semana meteu-se aí um Suestão muita bruto, não tenho memória de alguma vez ter entrado um tão forte…
Fez alguns estragos não só na Costa mas também na Ria destruindo um pontão de apoio flutuante e levando alguns barcos à garra, a coisa só não correu pior porque as marés eram mortas…

Bem mas este não foi um mar inesperado, pois já havia uns dias que as previsões anunciavam tais condições e eu esperava ansioso por esse mar, só faltava decidir o dia, a hora e o spot onde iria atacar…

Guiei-me pela minha intuição e sem saber se conseguia pescar ou não lá fui eu com a tralha às costas, acho que em outra vida devo ter sido xerpa ou coisa parecida.
Ir pescar com aquele mar seria um risco (não risco de integridade física mas de todo aquele trabalho e logística ter sido em vão) mas também o que é a pesca ou a vida sem “riscos” 


De início e apenas com uma cana montada para sondar o que havia debaixo daquela capa de água tapada, lá fui pescando umas coisas “interessantes” tais como; sacos de plástico, árvores, cordéis, até uma camisa de flanela, etc, etc, havia de tudo um pouco a dar à Costa, mas peixe nem sinal. Andei por ali entretido e como via a coisa mal parada estabeleci um prazo, se não desse nada até certa hora levantava ferro e ia-me embora…

À hora marcada para arrumar vejo a cana dar uns toques e quando recolho tinha lá um Sr.Sargo de 1,3kg… bom vou fazer mais um lançamento para descargo de consciência e vou-me embora porque isto deve ser um Sargo perdido só para me fazer criar raízes aqui na praia, passados quinze minutos tiro o sargo mais pequeno que guardei nesta jornada, 500g e a partir daí foi um ver se te avias…

Montei a outra vara à pressa e foi uma correria de uma cana para outra, volta e meia sacava um Sargo que guardava ou um sarguete que devolvia, entre algumas iscadas havia estralhos para substituir, havia sargos embuchados que me faziam perder tempo, sacos de plástico que faziam a pesca encostar a terra e ainda um chicote partido com uma árvore que o mar trouxe, satisfeito com a pesca que estava a fazer e ao mesmo tempo irritado e stressado com aqueles pequenos contratempos que iam surgindo e que faziam com que as pescas ficassem demasiado tempo fora de água.

 Chegou uma altura que até já me doía a “padaria” de tanto patinar naquela areia e passado pouco tempo assim como apareceram desapareceram num abrir e fechar de olhos. Foi uma jornada 100% Sargueira, pois apenas esta espécie marcou presença no pesqueiro com exemplares de boa bitola (sete Sargos entre 1kg e 1,4kg)  e a soma total da faina foram 12 kg…


A presença de “nuvens” de espuma na praia indicava que o mar bateu forte durante algum tempo, o que normalmente faz com que os Sargos de bom tamanho venham a terra em busca de alguma comedia que o mar revolto tenha depositado junto à praia…

Saúde da boa e força aí pessoal

30 comentários:

  1. Mékié Lobão!!
    Tu estás um terror dos sargos com esse Suestão!!
    Cá por cima temos um velho ditado que diz, com Sueste não caces nem pesques.
    Mas por terras Algarvias, as condições são bem diferentes :)
    Ainda bem que estás habituado a limpar os pesqueiros. Se outro fosse a tirar tanto lixo ao inicio da pesca, tinha arrumado a trouxa e não tinha feito essa pesca tão bonita e de excelente bitola. Muitos parabéns pela pesca!
    Grande e forte abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Opa ás vezes calha assim, mas para calhar um dia assim há muitos que correm mal por aqui, neste dia houve amigos que tu conheces que vieram embora umas horas antes com a geleira vazia e a mim quase que me acontecia o mesmo, esperei porque estava com fé e olha, deu nisto ;)
      Também já tinha ouvido esse ditado, acho que por aqui também há que o diga, mas nem sempre é assim :)

      Hahahahaha pois assim já não estranhei né, ia apanhando o lixo que vinha do mar, foi por isso que fui ficando, a pescar lixo hehehehe

      Obrigado e um abraço, força aí Chicão.

      Eliminar
  2. Boas Pedro

    Nem nunca pensei que fosse possivel fazer uma pesca de sargos dessa categoria na praia e muito menos com sueste,pois sempre ouvi dizer que esse mar trás sempre bastante lismo e dificulta bastante a pesca,agora deixaste-me baralhado.Mas pêlo que percebi havia bastantes lixos
    Bom de qualquer das formas o meus parabens por tal feito é uma pesca de sargos de sonho sem duvida de sombras.
    Felicidades

    Miguel Carrapato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Miguel!
      Por vezes acontece com certas condições e marés eles encostarem na praia, este é um mar lixado e que normalmente entra com muita corrente e lixo, por isso nem todos os mares que entram são bons...
      Sim havia lixo para dar, vender e oferecer :)
      Obrigado Miguel :) saude da boa e força aí.

      Eliminar
  3. Mékié Pedro,ja andavas a perceguir o o mar á distancia e nem os sargos imaginavam o kue lhes espera ;}
    Chiça kue pesca de sargos óh Lobo ;}
    Eu seu kue ás vezes esses mares de tempestade trazem peixe mas nao tenho grande feling para estar a pescar com algas e tudo mais kue dá á costa,tiro o chapéu a ti Pedro parabens,linda pescaria de sargos.
    Também nao é á toua,desta vez ja nao pescaste com o 0,18 mas meteste 0,24 skyline kue para mim é a melhor linha kue anda por aí

    Apanhalos Pedro,abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Gualter!
      Hehehehe mais ou menos isso, um gajo tem de estar atento, como disse atrás nem sempre se consegue fazer pescas destas, mas ás vezes.........
      Na pesca um gajo tem de ter paciência Gualter, ou então é melhor vender as canas e ir jogar golfe ou ténis em dias de sol e sem vento :)

      Sim desta vez usei o 0,24 porque vi logo que o mar tinha muito lixo e ainda bem que o fiz se não com certeza que mais tarde teria de trocar na mesma. A SkyLine é daquelas linhas que quem usa já não troca por outra, é forte, resistente e duradoira...

      Saude da boa e força aí Gualter.

      Eliminar
  4. É Lobo sargueiro, belo lote;)
    Bem dito Sueste, um marzão ai e aqui nem mexia.
    Depois de estares a limpar o mar foste recompensado amigo, belos dentuças, assim tá bem:)
    Nessas alturas é bom teres a 3ª cana, para quando tirares uma teres outra logo em ação.
    Mas 12 Kg já tinha o peso certo para não te chatearem.
    Parabéns pela pesca amigo, fico contente que tenhas dado com eles:)
    Grande abraço e força ai Lobo dos dentuças:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Cowboy das ilhas :)
      Não tás bem a ver o suestão que teve amigo, o mar era grande mas não tanto como davam, agora a força ada corrente e o vento era uma coisa maluca, na noite antes levou a roupa toda aqui da vizinhança hehehehehhe e até árvores partiu e eu só pensava "Ai Sargalhões Ai Sargalhões" devem andar malucos hehehehehe e andavam mesmo :)
      Mas mais um pouco não apanhava era nada, quase que me vinha embora quando o peixe entrou na praia :)
      Como sabes não sou muito adepto da 3ªcana excepto umas poucas vezes, neste caso era só para dar mais trabalho e ainda me ia roubar mais tempo às outras duas canas, já pesquei assim no passado e cheguei à conclusão que não compensa...Atenção que tou a falar deste dia e deste pesqueiro...

      Estava difícil de acertar, mas alguma vez tinha de ser :)
      Obrigado e força aí óh Cowboy das ilhas hehehehehe

      Eliminar
  5. Como estás Pescador?
    Fonix desta vez nao foram os Labraxs mas foram os sargalhões que pagaram a fatura hihihihihihi compemsou teres ficado a pescar as coisas interessantes hihihihihi
    Os meus cinseros parabéns e até á Proxima

    João Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João!
      É verdade desta vez dediquei-me aos redondos :)
      Primeiro tive de limpar o mar para poder apanhar os peixes hehehehe
      Obrigado João, saude e força aí.

      Eliminar
  6. Grande Mestre Lobo, epah não fazias isso por menos Heheheh venha mais suestes assim bonita pesca que aí tens parabéns. Pena é a lixarada senão ainda tinhas carregado mais. Mais uma vez parabéns. Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Gonçalo!
      Epa tenho feito tantas vezes por menos que desta vez foi assim pa ser diferente :)
      Com estes mares na Costa Sul aparece sempre muito lixo, é normal, estranho é quando não aparece...
      Se não fossem aqueles pequenos azares talvez tivesse apanhado mais dois ou três bons, mas ficam a crescer não faz mal ;)
      Abraço e obrigado :) força aí Gonçalo.

      Eliminar
  7. Boas Pedro,
    Apertaste bem com o Sueste, isso é que é preciso!
    Valeu a pena andar com a casa às costas e bem dita a hora que o matateu foi lá caso contrário era só trapos, árvores, sacos... lol
    Escuta uma coisa? Não eras tu que já andavas de calções e chinelos à um mês??!

    Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel!
      Estes mares são sempre um pau de dois bicos, de vez enquanto corre bem, o mar deu-me um sinal e disse-me para ficar ;)
      E depois aquele Sargalhão foi o culpado de tudo, já não é a primeira vez que isto me acontece, abençoado Sargalhão…

      Afirmativo, andava e ando Manuel, se perguntas isso por causa da Sweat vais ter de descobrir sozinho porque estou com ela vestida, mas eu acho que tu consegues hahahahaha… Ai Manel Manel!!!!

      Vai mas é apanhar Robalos barrigudos porque com a quantidade de caranguejo que está na outra Costa devem tar com o bucho a rebentar pelas costuras…
      Saúde e força aí.

      Eliminar
  8. Boas Pedro, belas chapas meus parabéns😃
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Alexandre!
      Desta vez dei com eles, eu é que não tinha a tua lata se não logo vias como era :)
      Abraço e força aí.

      Eliminar
  9. É Lobo tá visto que com suestão é mêmo bom pro sargalhão alimpa.te moço!!!
    Deves ter acabado a faina " acabado " :D com tanta correria.
    Afinal nem só em terra se apanha lixo eheheh
    Grandes chapas Pedro. Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Paulo!
      Tem vezes, algumas correm bem, mas outras é pa esquecer...
      Acabado!!!!! Quando me deitei na cama com o banho tomado nem queria acreditar :)
      É mesmo, eu acho que o lixo me persegue, para onde eu vou lá está ele...
      Obrigado Paulo :) saude da boa e força aí.

      Eliminar
  10. Oi Pedro grande pescaria de sargos, quais foram os iscos utilizados?
    Olha estou a comentar com especial gosto, pois se há pesca que gosto de fazer na minha zona é surfcasting aos sargos após um marzão, pescas sofridas, lixo, estralhos enrolados, e como dizes muitas percas de tempo, .. mas a tua pesca compensou e o resultado está à vista.
    Abraço e boas pescas
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro!
      O surfcasting é sempre uma pesca que pode render porque estamos abertos a varias espécies, o que não quer dizer que não nos dê uns valentes chibos :) e acontece muitas vezes...
      Há sempre trabalho a fazer neste tipo de pesca, ao contrario do que muita gente diz ou pensa...
      Neste dia compensou mas para trás ficaram muitos dias maus, mas já os esqueci :)

      Saude da boa e força aí.

      Eliminar
  11. Boas Pedro,
    É verdade, ainda no outro dia estive a comentar a valente suestada que fez aqui ao sul com um amigo que trabalha no clube naval (montes de estragos nos barcos e passadiços) e com outro amigo viveirista, que perdeu barco e motor : (
    Essa zona ai prás tuas bandas tem praias muito espraiadas e o lixo corre muito com as águagens de leste mas mesmo assim ainda conseguiste arrabanhar uma bela teca dum bom lote, parabéns! ; )

    Haja saúde! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Paulo!
      Andas desaparecido, não me digas que foste a Fátima de bicicleta pagar alguma promessa :)

      Pois os estragos não foram mais porque as marés eram mortas, se não havia aí muito menino do turismo a chorar baba e ranho, mas esses porcos que têm a mania que são donos das praias safam-se sempre...

      Assentei no pesqueiro e esperei esperei esperei, até que no ultimo momento eles apareceram e lá apanhei uns sarguinhos...

      Obrigado e saude da boa, força aí.

      Eliminar
  12. Belos sargos Pedro.
    Deste literalmente com cardume, parabens
    boas continuações e saúde da boa.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Miguel!
      Porra desta vez vinguei-me :) já havia umas poucas vezes que me fazia a este spot e era sempre a chumbar, alguma vez tinha de correr bem :)
      Obrigado e um abraço, força aí.

      Eliminar
  13. Madre mia vaya pesca!!! jejej
    Enhorabuena Pedro...
    Un abrazo amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Alex :)
      Uma pesca de Sargos que nem tão cedo devo repetir...
      Obrigado, saude e força aí.

      Eliminar
  14. Atopáchelos na praia Pedro.
    Moi bonitos sargos, para amenizar unha xornada.
    Noraboa e que saian máis próximamente.

    Saúdos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josiño!
      É verdade, de vez enquanto lá aparecem uns dos bons, são raras estas pescas mas de vez enquanto acontecem ;)
      Obrigado e força aí, saude....

      Eliminar
  15. Bom dIa grande LOBO!!!!

    Deixa que te diga que isso não é uma pesca...isso é um pescão!!!Mts parabéns por tão belos exemplares e que venham mais sueste desses.Um grande abraço!!!!PJPESCADOR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro!
      Tens andado desaparecido :)
      É verdade, neste dia safei-me bem, mas a coisa quase não acabava assim... Valeu-me a fé que tinha naquele mar em apanhar uns Sargos bons, só não pensei que fossem tantos...
      Ainda ontem comentei que um dia ainda gostava de fazer outra proeza destas :)
      Abraço e obrigado, força aí.

      Eliminar