sexta-feira, 9 de março de 2018

Tempestade Perfeita

“Surfcasting”
Boas pessoal!
Como eu tinha dito no último relato, o mar cerrou os dentes e bem, nas duas últimas semanas tem feito uma boa invernada e sabe-me tão bem ver as nuvens tomarem conta do céu ao invés do sol, sabe tão bem ver a chuva a cair e tanta falta que ela faz…
Esta foi uma jornada feita no início da maior tempestade que assolou a Costa Sul nos últimos anos, uma zona da Costa que na maior parte do ano é um autêntico lago, foi varrida pela forte ondulação…
As condições neste dia convidavam a ficar em casa, chuva, vento, tempo húmido e desagradável, isto são tudo factores que eu vejo como um aliado do defeso natural na pesca, porque são condições que desencorajam qualquer um a pegar nas trochas e sair de casa para ir pescar sozinho sem saber o que lhe espera.
Pois foi isso que eu fiz, fui dar as boas vindas ao maior temporal dos últimos anos na Costa Sul a que eu apelidei de “Tempestade Perfeita”


Nestas jornadas de pesca a sul o inimigo nrº1 do pescador lúdico é o lixo =(limo, algas) a quantos de nós que pescamos na Costa Sul já não aconteceu chegar à praia dar de caras com um mar de sonho e com aquela ansiedade de meter as canas à pesca e depois não conseguimos pescar por causa do lixo! Por aqui em dias de mar revolto a primeira coisa que um pescador pergunta logo quando se cruza com outro é: (Há lixo!!?) hahahaha grande fantasma que são as algas…
Neste dia quando comecei a pescar ainda não havia lixo mas a meio da jornada apareceu, no entanto nada de especial, desde que deixe pescar e não tape o isco tudo bem…


(A mesa da cozinha bem composta)

Foi uma jornada bastante entretida e cheia de actividade, sempre a trabalhar e a andar de um lado para o outro (lança, puxa, isca, faz estralho novo, guarda o peixe na saca, liberta o pequeno, etc) ainda fiz meia dúzia de devoluções entre bailas e sarguetas. As espécies capturadas foram as que estão à vista (Sargos e Robalos) que no total contabilizaram 14 Kg, tendo o maior Robalo acusado 3,200kg. Foi uma daquelas jornadas de pesca que me deixou completamente satisfeito e de “barriga cheia” como se costuma dizer por aqui, não só por ter feito uma boa pesca mas também porque correu tudo bem do início ao fim. Depois já em casa com um banho tomado, o estômago forrado e o esqueleto cai na cama, xiiiiiiiiiii!!!! Vocês sabem do que estou a falar  😊


A violência do mar nas últimas semanas deixou marcas por toda a Costa, desde praias que ficaram completamente despidas de areia até a infraestruturas que foram destruídas pela força do mar, algumas delas nem deviam lá estar e por isso o mar as cobrou. Não tenho memória de um temporal com esta intensidade destrutiva e duradoura na Costa Sul. Na Praia de Faro o mar deixou a descoberto pedras que eu não as via desde miúdo, pescadores e residentes confirmam que foi o maior temporal dos últimos 20 anos, há quem vá mais longe até e diga que havia 30 anos que não havia uma tormenta assim…
Por outro lado parece-me que querem arranjar a orla costeira com uma sessão de cosmética e isso é duvidar da força da Mãe Natureza e para aqueles que se julgam donos dela, esqueçam; porque a Mãe Natureza nas últimas semanas mostrou que não é de ninguém e que quem manda é ela…


Esta foi uma tempestade que veio mexer os fundos, limpar e lavar as areias velhas das praias e pedras, deslocar e desentocar peixes e comedia para os mesmos, agora ainda não se percebe bem o que o mar fez na fauna e vida marinha, mas certamente que no futuro muitos de nós, os mais atentos talvez vamos lembrar-nos deste grande temporal.

Esta semana foi difícil de conciliar as marés com o tamanho e direcção do mar e como se já não bastasse ainda houve dias de vento forte 30/40 nós e a chuva a dificultar a escolha dos dias para pescar, as águas estão completamente tapadas, eu digo mesmo barrentas até, derivado a vários factores (muita chuva que trouxe bastante água das ribeiras e barreiras, vento forte do lado do mar, e marés de grande amplitude que com a ajuda da ondulação lamberam as barreiras no litoral sul) ainda assim não me posso queixar, pois para mim foi uma "Tempestade Perfeita" e esta semana tive mais uma jornada bastante gratificante… Mas isso ficará para contar na próxima semana 😉

Está aí à porta mais um fim-de-semana de mau tempo e mar forte, mas desta vez a ondulação é diferente e as marés são curtas, vamos ver o que se vai passar, segundo as previsões a chuva vai continuar a cair para bem de todos e mal dos meus vizinhos que ficam à janela aborrecidos e com um ar de tristeza como se fosse o fim do mundo…
Saúde e força aí pessoal.

26 comentários:

  1. Olá Pedro,
    Tu estas atento a todas as circustancias amigo,mesmo antes da tempestade EMA chegar nao perdoastes e fostes logo encher a arca HaHaHaHa
    Uma pesca de luxo para muitos inclusive para mim HaHaHaHa meus parabens.
    Cinseramente ja me aconteceu arranjar o material para ir á pesca e depoois desistir á ultima hora,por isso que eu te admiro como pescador.

    Ja estao a alertar as pessoas para mais um fim de semana perigoso mesmo assim vai haver muitas pessoas a tirar selfies por aí parace que estou a ver, nao acatam os avisos e depois ademiram-se.
    Força com eles
    Abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Jorge!
      Costumo andar em cima do acontecimento ;) para se apanhar uns peixes tem de ser assim...
      É verdade já aconteceu um gajo ter tudo pronto e estar na duvida se vai ou não hahhaha, é lixado...
      As pessoas são umas parvas, não têm juízo e é por isso que volta e meia elas acontecem...
      Muito obrigado pelas tuas palavras Jorge
      Saúde e força aí...

      Eliminar
  2. Como estás Pescador?
    Sempre a dar neles não falhas campeao,belos exemplares de sargos e Labraxs os meus parabens,nem a chuva e o vento te para hihihihi os outros em casa há espera que o tempo melhore para fazer umas pescarias e tue toma hihihihi
    Bem dizes tu Pedro que o mar cerrou os dentes e está aí outtra vez mar forte,espero que nao faça estragos.
    Até á proxima e bom aproveita para afinar o material hihihihi
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sr. Anónimo! Para a próxima assine sff...
      Tento tirar partido das jornadas, nem sempre acontece mas outras até corre bem.
      O mar é forte mas é diferente da semana passada e as marés são mortas, mas vamos ver o que ele faz por aí...
      O material está sempre afinado ;)
      Saúde e força aí.

      Eliminar
    2. Upsssss desculpa Pedro.
      Sou o João Correia :)
      Abraço Pescador

      Eliminar
    3. Desta vez tás desculpado mas pá próxima não sei :)

      Eliminar
  3. Boas Pedro!
    Ganda pesca! Aqui para os lados de Sintra, tem estado muito complicado! Faz hoje 15 dias que fui umas horitas à pesca e que não correu mal (2 várias, 1 sargo e 1 robalo médio), podia ter corrido melhor se um matulão não tivesse desferrado e outro quando tentava levantar, o estralho 0,47 não tivesse tocado uma pedra e cortasse...:(
    Durante estas duas semanas, houve apenas 3 dias que o mar deixou ir, mas um gajo tem de trabalhar e não dá mesmo para ir durante a semana:(. Por isso tenho "uma pontinha de inveja" para quem tem uns mares mais favoráveis! No entanto, nos próximos dias o alerta laranja, vai deixar toda a gente no sofá. E eu que gosto tanto de Março para pescar!...
    Abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé José!
      Pois a Norte tem sido impossível nas ultimas semanas... É a pior sensação para mim na pesca é perder peixe bom assim dessa maneira :/ no ano passado tive uma cena parecida mas na praia, devia ser peixe para bater recorde :( só de me lembrar até me dá suores, é daquelas que nuca mais me vou esquecer...
      Quase sempre é complicado para conciliar condições e trabalho, ou se tem muita sorte ou então esquece...
      Deixa estar que logo compensas quando fores ;)
      Saúde da boa e força aí José.

      Eliminar
  4. Boas Pedro

    Sacaste aí uns peixes bem bons! Essa tempestade perfeita como lhe chamas veio mesmo a calhar... Mas é isso como dizes amigo, esta chuvinha e este tempo fazem mesmo muitaaaa falta! Continue a cair!
    Vejo e ouço muitos pescadores a fugir das águas turvas ou barrentas, mas pela tua pescaria se vê que os peixes não se importam com isso..

    Sei que raramente tiras fotos de dia porque pescas mais de noite, mas estas ficaram mesmo à maneira, aquela da gaivota tá muito boa!

    Aproveita para ir fazendo por aí as tuas pescas, eu se pudesse fazia o mesmo, porque aqui na costa oeste está impossível pescar..

    um abraço e ate breve ;)
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas J.Pedro!
      Sim, desta vez deu para trazer mais uns Robalos para casa, pois quase sempre é 1 ou 2 :) neste dia eles estavam lá e aproveitei enquanto pude ;)
      É mesmo, este tempo já veio atrasado mas pelo menos veio e faz muita falta para varias coisas, só que a malta parece que por vezes não pensa e esquece disso...
      Já hoje respondi a um comentário a respeito disso, umas vezes é bom com temporal outras não, depende de muitos factores e dos locais também... Mas desde que o mar deixe pescar só apanha quem lá vai, porque a pesca não é uma Ciência exacta :)
      O próprio pescador por vezes é que não quer ir apanhar chuva, vento e talvez um belo de um chibo e depois inventa desculpas para ficar de consciência tranquila...

      Essas fotos que falas foram me cedidas pelo amigo Zé Dias e é verdade que estão umas fotos bonitas :)
      Deixa lá ver o que é que isto vai dar...
      Obrigado e força aí J.Pedro, saúde....

      Eliminar
  5. Boas Pedro,
    The Perfect Storm... :)
    Pois é de aproveitar, não é todos os dias que temos aqui estas condições a SUL, para quem gosta, por que há outros que preferem o mar paradinho... :)
    Parabéns pela faina! Lá está só quem sai do sofá é que dá valor a essas coisas.
    Agora venham os próximos capítulos, porque tem dado ai umas abertas boas! :)

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Manel!
      É de aproveitar mas olha que não tem sido fácil de acertar, a não ser que faças uma investida às cegas... Epa mar paradinho para surfcasting não, isso é que é preciso ter uma paciência do outro mundo até já me faz lembrar umas vedetas de revista que nem vou falar o nome, parado paradinho aproveito para fazer outro tipo de pesca...
      Tem havido umas abertas boas mas não para os spots que eu gosto de ir, como sabes eu não pesco em todo lado porque não gosto e não me dá prazer...
      Saúde e força aí que este fds tá bom para fazeres uma ilhada :)

      Eliminar
    2. Na Fuzeta está espectáculo, para ilhada... lol

      Aperta com eles

      Eliminar
  6. -Boas Pedro Lobo
    -Alertas disto e alertas dakilo e tu fazes uma pesca desta categoria o ke vai um tipo pensar disto tudo é ke nos andam a enganar Rssssss
    -Pois so apanha kem la vai mesmo e é mais ke merecida pois ir á pesca com estes tempos não é para kualker um,belos peixes ;)
    -Agora deixaste mem curioso com o resto rssssss
    -Andaste a safar bem ;)
    -Xau Pedro Lobo e venha de lá o resto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rui, tás com um visual do caraças hoje :))
      Hehehehe, calma pá, acho que neste dia ainda não davam alerta :)
      Ás vezes custa, um gajo sair de casa com tempo da treta e principalmente quando não se tem muita fé :)
      Hahahahaha... Calma!!!! Cada coisa a seu tempo ;)
      Obrigado e força aí Rui, saúde...

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Boas Pedro!
      Ás vezes calha e um gajo tem de aproveitar ;)
      Saúde e força aí...

      Eliminar
  8. És aquela máquina,pelo menos na pesca e assadura de chouriças.
    Abraço e "Go For It"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Quebra!
      Hahahaha De vez enquanto consigo enganar os gajos :)
      Áh isso a assar chouriças sou um especialista, muito melhor que na pesca hahahahaha, até com agua ardente eu as asso ;)
      Abraço e força aí....

      Eliminar
  9. Viva amigo.
    Isso é que foi aproveitar a pré tempestade, que bela pesca, muitos parabéns.
    O mar tá feito num cão, ehehehehe, aqui a areia está a ir embora também, mas nada como ficou a praia de Faro.
    Por acaso espera que estive maior hoje, mas mesmo assim está muito bruto.
    Parece que o defeso do sargo está a acabar e não valia a pena que o mar fazia a lei dele e não era preciso tanta proibição.
    Foste dormir a casa já não houve petisco no final da pesca Pedro?
    Força ai amigo e aproveita bem o Inverno que está para ficar;)
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Hahaha pré tempestade é fixe :)
      Tá de empreitada este ano, é assim, o que vale é que vou conseguindo fazer uma pesca ou outra nas abertas ;)
      Descascou a sul e agora descasca a norte e fica tudo descascado e pronto...
      Eu aqui previa que não fosse nada de mais e não foi, o pessoal aqui da praia é que estava aqui todo com medo não sei do quê...
      O mar faz sempre o trabalho dele e o próprio defeso, se as entidades querem proteger têm é que andar em cima dos profissionais que esses sim, esses é que vão acabar com tudo e só não vê quem não quer...

      O petisco desta vez não foi assim nada de mais hehehe
      Olha deixa lá ver, se está para ficar não sei, era bom, mas isto quando acalmar numa semana está aí o verão com temperaturas de 30º quase de certeza :((
      Abraço e força aí amigo, obrigado ;)

      Eliminar
  10. Meus parabéns pela bonita pesca com bons peixes amigo Pedro
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo Alexandre! Mudaste de nome pa veres se enganas os peixes não!! Áh magano :))
      Obrigado e força aí amigo, abraço...

      Eliminar
  11. Mékié Lobão!
    Sempre à espreita da oportunidade perfeita para atacar!
    Mô, tu já levas tijolos e iogurtes de Kg para a pesca :)
    Bonita pesca essa. Força aí nessas tempestades....
    Grande e forte abraço Pedrão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Isto eu já cheguei à conclusão que se um gajo quer safar umas pescas tem de andar à espreita ;) ou então não mama nada :)
      Os tijolos vieram da Madeira com o mar e o iogurte é para molhar as iscas a ver se eles pegam melhor ;)

      Obrigado Chicão, deixa lá ver se me safo ;))
      Saúde e força aí.

      Eliminar