quinta-feira, 23 de maio de 2019

Manhã Alegre

“Spinning”
Boas pessoal!
A minha época está a chegar ao fim e tenho de aproveitar ao máximo todas as oportunidades para queimar os últimos cartuchos, então programei fazer mais uma investida enquanto o homem não acaba com a Natureza, digo isto porque a cada ano que passa vejo que o excesso de turismo tem crescido monstruosamente e que de uma maneira ou outra é prejudicial para a Natureza e bom para encher os bolsos de alguns que exploram, escravizam e manipulam os pequenos, ao contrário do que muitos pensam o excesso de turismo só vem empobrecer e destruir as nossas paisagens, as nossas praias, os nossos cantinhos, a nossa Natureza.
É uma vergonha passarem-se licenças para se construir complexos turísticos nos ditos “Parques Naturais” e as pessoas da terra que sempre lá viveram não poderem construir uma capoeira ou um simples canil. Desculpem-me este desabafo mas se há coisas que me revoltam esta situação é uma delas…


Bom, mas vamos lá à jornada então. Com o mar a quebrar fiquei tentado em fazer mais uma investida ao spinning, se o mar estava de bom tamanho o mesmo não se podia dizer do vento que do quadrante norte dificultava bastante os lançamentos, com uma pequena investida durante a noite fui obrigado a render-me devido ao vento que não me deixava lançar bem as minhas amostras, como se já não bastasse a presença de limo em suspensão também era outra pedra no sapato, resolvi então dar descanso ao esqueleto e atacar no aceio da manhã quando o vento ia abrandar e assim foi.

Depois de meia garrafinha de vinho e um bom descanso levantei-me às 5h da manhã, lavei a cara para acordar e lá fui eu por ali a baixo, comecei a pescar ainda de noite mas foi já naquela transição da noite para o dia que cravei este lindo Robalo que me deu uma prazeria do caraças, pois no momento que ferrei o velhaco este começou a estrebuchar à tona de água como se tivesse sido ferrado com um passeante, o pesqueiro tinha bastante pedra e tive de estar bem atento durante a recuperação, no final tudo acabou bem para mim e com a ajuda de duas ondécas lá o encalhei nas pedras. 


Depois disto fiz mais uma meia dúzia de lançamentos mas sem sucesso, parei a pesca tirei uma foto com o peixe e guardei-o, voltei a fazer mais uns lançamentos com outra amostra e até alarguei a zona de ataque mas confirmava-se que este era filho único naquele spot…


Depois fez-se horas do pequeno-almoço, um café e umas torradas com mel vieram mesmo a calhar, um gajo tem de comer alguma coisa 😊


Paisagens como esta são para mim um elemento importante nas minhas idas à pesca…


Quase tão importante como estar junto ao mar…


Alguém tem de apanhar o lixo, já que as autarquias só se importam com o turismo e com aqueles que têm dinheiro para gastar, quem não tem dinheiro para gastar em estadias caras e restaurantes parece que não são bem-vindos por estas bandas…

Pessoal por hoje é tudo, aproveitem para fazer umas jornadas de pesca (conscientes) enquanto os gananciosos não acabam de vez com os Oceanos e Natureza à pala do excesso de modernização, do excesso de desenvolvimento e do excesso de turismo a que eles até lhes chamam de sustentável, hehehehe, esta última então até dá vontade de rir…
Saúde e força aí.

16 comentários:

  1. Boas Pedro,

    Fossem assim todos os cardumes de um :D

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Luis!
      É verdade, um destes já tem outro sabor ;)
      Tu também lhes andas a dar ;) força aí...
      Obrigado e saude.

      Eliminar
  2. Como estás pescador?
    Desta vez foi a amanhecer a faturar e logo com um belo Labrax,
    Até o pequeno almoço soube melhor hihihihi.Realmente há dias em que é dificil de dar um passeio mais socegado onde em outros tempos não havia turistas,os tempos estão mudados e penso que para pior e quem paga é o meio ambiente.
    Até á próxima e não desanimes Pescador.
    Abraço

    João Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João!
      Vai-se andando :)
      Sim, andei lá de noite mas quase não consegui pescar, se bem que já me palpitava isso e tinha fé era mesmo no nascer do dia, pelo menos as condições eram melhores a essa hora ;)
      Este pequeno almoço soube mesmo bem a olhar para o peixe ;)

      O que foi já não volta a ser, e cada vez ha-de ser pior :(
      Eu não estou desanimado, só não gosto é de ver certas coisas que me revoltam :/
      Saude e obrigado João, força aí...

      Eliminar
  3. Mékié Pedro,Agora com a tua epoca a acabar como tu proprio dizes é kue estás a dar com eles chiça e com a mesma matadora outra vez.Kuando eles estão virados para uma amostra é essa kue eles kerem e o resto são brincadeiras.
    Olha o mais importante foi teres livrado a grade e trazeres um robalo para casa ;}
    Apanhalos ou Pedro
    Parabens
    Saude e um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Gualter!
      É verdade, até um gajo fica com pena de fazer uma paragem, yah com a mesma amostra, esta já tem lugar cativo na mala ;)
      Neste dia fui entusiasmado mas ao mesmo tempo a pensar que ia trazer um chibo e olha deu nisto :)))
      Obrigado, saude e força aí...

      Eliminar
  4. Viva amigo.
    Estás mesmo em altas, é com cada tarolo de peso, é pena estar ai a época que menos gostas e terminas as tuas investidas, senão calhando ainda davas com uns bons.
    Pois a mim também me mete impressão esta massa de gente que aparece por ai e por o resto do mundo, cada vez o mais simples me dá mais prazer, hoje tive a ver aqueles programas do Alasca, espectacular... eu adaptava-me a uma vida assim...
    Parabéns por mais um belo exemplar, força ai amigo, abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amig João!
      Foi como te disse, ou isto está tudo trocado ou então já não percebo nada disto, se é que alguma vez percebi haahhahaha :)

      Hahahahaha, tá caladinho tá que tu gostas mais de confusão que eu gosto do petisco hahhahahahaha...
      É verdade amigo, cada ano que passa parece que custa mais passar o verão, nem quero pensar muito nisso este ano, deixa ver...
      Também curto ver esses programas, adaptavas-te, ok mas tinhas de tirar essas aplicações todas do TLM e ficar só com o Windguru assim como eu hahahaha...

      Obrigado amigo João, um abraço e força aí ;)

      Eliminar
  5. É un bo premio Pedro. Noraboa¡¡¡
    Reflexionando sobre o que fai o ser humano, tes toda a razón. E tamén é unha pena que teñas que recoller a basura dos demáis. Co fácil que é, non ensuciar.
    Saúdos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Josiño!
      Obrigado :)
      O futuro é incerto, deixa ver no que dá...
      Aqui no verão para mim é complicado e cada ano que passa é pior e não tenho paciência, prefiro parar uns tempos...
      Saude e força aí Josiño ;)

      Eliminar
  6. Boas Pedro,
    Parabéns por mais uma bela captura!
    É de valor, fazer a viagem sabendo de antemão que o mar vai estar bom mas o limo nesta altura pode aparecer e o vento não vai colaborar. Mas com a tua persistência lá safaste o tarolo de manhã...
    É como te digo agora é que a tua época está ON!!! lol
    No Inverno tiveram umas condições espectaculares para a prática de spinning e tu não deste com eles, agora estão a pagar por essas noites...

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Manel!
      Acho que o limo não só aparece como já está lá, agora é complicado, eu já tinha previsto que não ia pescar bem de noite mas agradava-me o amanhecer e por isso arrisquei, como tenho acertado ultimamente apostei mais uma vez e correu bem, não me posso queixar destes últimos tempos.
      Pois está ON mas vai passar já a OFF, vou deixá-los para ti ;) vai-te a eles ;)
      Epa no inverno tiveram condições espectaculares salvo seja, fez uns mares de feição mas algumas vezes havia ali periodo a mais e uns cms de onda a mais também, ás vezes 30 cms de onda é o suficiente para estar grande ou pequeno demais....

      Obrigado e força aí, vai-te a eles que ainda tens alguma surpresa, se é que já não tiveste :)

      Eliminar
  7. Boas Pedro Nunes;
    Mais um grande babalou e um escelente relato como já me habituaste a mim e aos outros.Esta visto de que com material de qualidade só sai peixe de qualidade parabens.
    Um dia desses ainda trazes uma vaca dessas na mochila kekekeke
    Até a proxima
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Tiago!
      Desde já obrigado ;)
      Depende, se eles estiverem lá o material de qualidade faz estragos, se não estiverem não serve de nada :) mas com material de qualidade dá sempre outro prazer pescar, com ou sem peixe ;)

      Hehehehehe, porrra isso tinha de ter uma mochila gigante hehehehe
      Saude e força aí Tiago.

      Eliminar
  8. Mékié Lobão!
    O 'Cão' safa-se sempre e o pequeno aguenta tudo. É uma tristeza! O compadrio no seu melhor cá no Burgo :(
    Bonito comprido esse, homem!
    Não apanhaste nenhuma horta para compor a pesca....
    Grande e forte abraço Pedrão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão dos Safios :))

      Agora disseste uma verdade, o pior é que os anos passam e não se vêem melhoras, é sempre a piorar :(

      Desta vez não fui à horta, estou à espera do cabaz que o João Santana me vai trazer :))))))
      Obrigado e um abraço, saude e força aí Chicão...

      Eliminar