terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Bailas Solitárias

“Spinning”

Boas pessoal!

Hoje aproveito para deixar aqui o registo de duas jornadas de spinning em que os Robalos não vieram comigo para casa, mas ainda apareceu a prima Baila, um peixe que eu gosto muito de pescar e também de comer.

Um dia destes com alguma vontade de pescar fui jogar umas amostras contra o mar, fiquei num sítio em que as ondas do set caiam sobre um cabeço e vinham ressacar num fundão que estava relativamente perto de mim, uma feição que achei interessante e decidi ficar por ali. Um spot com todas as condições para se apanhar uns peixes mas que no final apenas esta Baila jeitosa mas solitária acabou por vir comigo, ainda tive um outro peixe por alguns segundos mas desferrou e foi à vida dele, pareceu-me ser pequenéco…

O limo é mais um obstáculo que veio para ficar e para se juntar a muitos outros que já existiam na pesca e que cada vez tornam esta modalidade mais complicada de se praticar em boas condições…

Material utilizado:

Cana: Hunthouse Puncture 2,73m

Carreto: 4500

Multi: 0,16

Amostra: Átila


Quando cheguei à carrinha tinha alguém à minha espera, disse-lhe logo “aqui não te safas que a pesca foi fraca”

A pesca foi fraca mas um gajo tem de comer alguma coisa, atão!!! quando cheguei a casa ainda vim a tempo de comer uma caldeirada de berbigão que tinha feito no dia anterior…

2ª Jornada

Desta vez fiz uma viagem de 2h depois do jantar para apanhar menos trânsito e cheguei ao pesqueiro de noite, amalhei-me na carrinha como costumo fazer tantas vezes, às 3h da manhã toca o despertador e o vento de leste gelado tirava-me a vontade de sair do saco cama e quase que conseguia se não fosse o velhinho pensamento de guerra “És um Lobo ou és um rato!!!?” e quando dei por mim já estava lá fora com o CD mágico a tocar.

Um café com uns bolinhos de amêndoa e um medronho ajudavam a aquecer o motor e às 4h certinhas deixava a carrinha para atacar qualquer coisa que tivesse naquele pesqueiro.

Só não estava à espera que ao primeiro lançamento uma coisa qualquer viesse brincar com a minha amostra, brincar como quem diz, ao início pensei que fosse uma baila com aqueles característicos toques nervosos e nem me importei com o drag, mas de repente aquela coisa obrigou-me a dar uns passos em frente com uma investida que parecia não ter fim e quando ia abrir um pouco o drag o peixe mudou de rumo e vem em direção a terra, recuperei o mais rápido que consegui para tentar acompanhar e por momentos até parecia que tinha desferrado mas não, e nisto o peixe ganhava novo folgo e lá vai ele outra vez para fora sem pedir licença levando forçadamente uma boa mão cheia de metros de multi e de repente deu-se um vazio e o pior pesadelo acontecia de novo……………… Nem queria acreditar, quando a amostra me chegou às mãos tinha duas fateixas de qualidade (das mais afamadas) abertas.

Respirei fundo com uma sensação de vazio e frustração, as pernas perderam a força e ajoelhei-me sem querer ficando a olhar para aquele o céu estrelado que testemunhou tudo o que ali acabara de se passar, tudo isto aconteceu por volta das 4h da manhã enquanto a maior parte das pessoas deste País dormia…

É frustrante perder Grandes Robalos assim, mas ao mesmo tempo dá-me alento por saber que ainda existem, nesta temporada que já vai longa, este foi o maior que perdi até agora…

Parece mentira mas depois de ter sido recebido daquela maneira ao primeiro lançamento seguiram-se um par de horas sem sentir um único peixe até ao amanhecer quando apareceu esta bonita e solitária baila que tentou alegrar-me mas que não conseguiu fazer-me esquecer o que acontecera umas horas antes…
Material utilizado:

Cana: Hunthouse Puncture 2,73m

Carreto: 4500

Multi: 0,18

Amostra: Átila


Naquele dia resolvi comer baila cozida

Com um copo de vinho ao lado é claro, não vá um gajo engolir alguma espinha 

Quando se dorme na carrinha e se levanta às 3h da manhã, depois do almoço sabe sempre bem fechar os olhos um bocado, mesmo com o acontecimento recente ainda presente na minha mente a todo e qualquer instante, enfim…

Bom pessoal por hoje é tudo, fica aqui mais uma história neste blogue que já é parte de mim, saúde e força aí...


 

8 comentários:

  1. Vexo que é tempo de bailas. Moi boas para facer unha bonita xornada de pesca.
    Un saúdo Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josiño!
      Vão aparecendo algumas, mesmo que poucas mas se forem de bom tamanho já valem a pena ;)
      Obrigado e saude, força aí...

      Eliminar
  2. Mékie Lobão!
    Tu andas de mão quente com os compridos de pintas :)
    Pois, essas fateixas são XPTO mas os peixes é que mandam. Eles para chegarem ao tamanho XXL, já têm muita sabedoria nas escamas!
    E apanhando um drague mal afinado e sem hipótese de o regular, por acontecer tudo tão rápido, levam a melhor...
    Em breve dás com outro :)
    Não te esqueças das favas, hahahaha
    Grande e forte abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão :)
      Hehehe é verdade lá de volta e meia lá engato umas compridas de pintas :))
      Epa nunca pensei, são tão boas são tão boas são do melhor que há e depois toma, tanta coisa que podia falhar mas nunca pensei que fossem aquelas fateixas :(
      Com o drag eu até me oriento bem embora esta já não esteja assim tão afinado, o problema mesmo fui eu que subestimei a força e o tamanho do bichinho, enfim, não tinha de ser :(

      Hahaha as favas estão lá só não sei se o mar me vai chamar para aqueles lados, não está fácil...
      Abraço e obrigado óh Chicão ;)

      Eliminar
  3. Viva!

    Belas bailas! Concordo contigo é um peixe que dá gozo pescar e que é bem bom de saborear! Até agora ainda não dei com elas mas mais semana, menos semana devem começar a dar um da sua graça aqui por estas bandas... no ano passado só lá para meio de Fevereiro é que comecei a tirar umas jeitosas.

    Que pena o robalão ter escapado... para abrir assim as fateixas devia ser um daqueles bichos já com 20 anos e que já não se vão vendo com muita frequência. Esses que escampam são sempre os que ficam a remoer a cabeça a um gajo... Esta semana aconteceu-me duas vezes, uma na segunda feira e outra hoje. Não eram monstros, mas pelo olhómetro (e pelo que a cana vergou a tirar um deles da água) eram peixes para andar pelos 2kg, 2kg e pouco. O de segunda perdi-o com um erro de principiante que já não acontecia há algum tempo... vinha preso apenas por um anzol da fateixa de trás na parte mole da boca, quando o meti na pedra dei demasiada folga à linha, a amostra soltou-se, ainda saltei para a pedra mas quando ia a meter a mão para o apanhar, veio uma onda e nunca mais o vi (a onda também levou a amostra para baixo de uns calhaus e já não saiu de lá). O de hoje atacou mesmo colado a uma laje, consegui descolá-lo da parede de pedra e quando já lhe estava a ver a cabeçorra, entrou um set mais forte, empurrou-o para uma fenda entre as pedras e a linha rebentou... lá se foi mais um robalo e mais uma amostra (mas ao menos hoje ainda trouxe um quileiro para casa).

    Obrigado por mais um relato que faz uma pessoa sonhar com o rumar ao Sul!

    Grande abraço, muita força e tudo a correr bem!
    Filipe



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé grande Filipe!!
      É um peixe sempre muito energético quando apanhado ao spinning e em termos de sabor acho que até prefiro ao Robalo.....

      Porrra nem me digas nada, aquele devia ser dos matulões, estes se não tiverem bem ferrados por mais cuidado que tenhamos acabam sempre por desferrar, e a mim já me escaparam uns poucos :(
      E mesmo esses de 2 kg já doi quando desferram, por melhor que seja a pesca que tenha feito fico sempre a pensar nesses malandros :)

      Porrrra essa maldita onda lixou-te duas vezes hamm!! E a outra igual, também andas com falta de sorte, já não basta perderes o peixe que ainda por cima com a amostra :(

      Obrigado eu também a ti pelos teus comentários Filipe ;)
      Um abraço e força aí...

      Eliminar
  4. Viva Amigo.

    Mais um para te tirar o sono, esses peixes só vem com uma pontinha de sorte, e essa para ti não te tem calhado, mas acho que um dia és premiado.
    Bailas boas como essas já há poucas.
    Esses petiscos é que são bons, belos:) coisas tão simples e tão saborosas, certamente só farão bem à saúde.
    Este ano nem Inverno há, ando de manga curta aqui em Janeiro e Fevereiro, parece que os robalos são poucos este Ano.
    Força amigo e um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo João!
      Pois como tu bem sabes a sorte não costuma vir ter comigo nessas coisas, tenho de insistir e investir muito para me calhar um desses, mas olha coisas piores não aconteçam....

      Este Inverno tem saído umas bailas bem boas de vez em quando ;)

      É verdade este ano não fez os frios de outros anos, o frio nem faz muita falta, faz falta é a chuva...

      Obrigado e um abraço, força aí...

      Eliminar