terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Limo = Defeso

“Surfcasting”

Boas pessoal!

A essência de escrever e contar uma jornada de pesca aqui no blogue é para mim muito mais do que fazer uma boa pescaria ou pescar um grande troféu e postar de qualquer maneira em outras redes sociais sem saber transmitir aos amigos e seguidores o prazer que deu viver tal momento, momento esse que pode ter sido bastante especial e que passados uns dias cairá em esquecimento, eu próprio fico maravilhado quando leio algumas das minhas jornadas de pesca com vários anos que estão guardadas aqui no blogue e com momentos que já nem me lembrava…

Este é um relato que quase não partilhava, mas quis aproveitar as fotos que tirei e gravar aqui um dia que não foi nada mas que tinha tudo para ser um daqueles dias memoráveis se não fosse o limo a agoirar-me a pesca.

Com um mar do quadrante sul aqui no sul do sul, comecei a fazer planos e programei algumas jornadas de surfcasting que ao longo da semana foram sendo alteradas e adiadas devido à mudança das previsões que se alteravam a cada dia, chegou a uma certa altura que já tinha a cabeça virada do avesso com tanta alteração.

Naquele dia quando cheguei ao sítio escolhido reparei que uma antiga duna que lá havia tinha sido violada pelo Mar sem dó nem piedade, quando olho para a areia estava repleta de limo ao longo da praia, logo me apercebi que ia ter um dia impossível ou na melhor das hipóteses bastante difícil de pescar, o limo nos últimos anos tem sido um autentico defeso natural e uma grande dor de cabeça para nós pescadores de Surfcasting…

A pesca não é uma festa, é uma guerra, e esta foi mais uma batalha difícil de encarar, o mar neste dia já era pouco mas ainda tinha bastante corrente e as malditas algas permaneciam na praia e tornava-se impossível pescar, houve alturas em que as montagens e a madre ficavam cheias de limo em apenas dois minutos.

Pesquei apenas 1h mais ou menos quando a maré ainda estava parada e ainda guardei estes três Sargos, foram devolvidos dois palmeiros e depois disso foi o resto do dia praticamente com as canas fora de água, volta e meia lançava para ver se havia alguma novidade mas a resposta era negativa.

Lá consegui juntar uns pexecos para enfeitar a foto com um Sr.Sargo acima de kg, isto apenas em 1h de pesca, se tivesse pescado o dia todo com certeza teria sido um dia daqueles memoráveis, pois o peixe estava lá.

Desta vez levei o meu amigo Zé, parceiro de pesca há mais de 30 anos e volta e meia quando o bichinho desperta lá consigo arrastá-lo comigo, foi ele que me levou à pesca pela primeira vez na vida quando era puto, neste dia quase não pescamos mas tivemos tempo para falar de tudo e mais alguma coisa, até daquilo que não interessa hahaha…

Estava visto que não valia a pena insistir, pois de uma torneira de água fria dificilmente sairá água quente.

O Zé com a sua persistência ainda insistiu ao final do dia tentando manter a cana ao alto para o limo lhe pegar menos mas nem mesmo assim.

Chegou a hora mágica e a minha cana mantinha-se recolhida, ainda ficamos um pouco pela noite mas tivemos que nos render, neste dia quem ganhou foi a Mãe Natureza.

No dia seguinte fui fazer uma maré de berbigão para me vingar

Por hoje é tudo, haja saúde e força aí pessoal…

4 comentários:

  1. Viva!

    Mesmo nessas condições ainda vieram uns peixinhos o que já não é mau! O limo é tramado, aqui na minha zona quando aparece já se sabe que durante uns dias vai ser complicado lançar as amostras.

    Já por aqui o mar tem estado bruto, há uma aberta dia 26 e depois fecha outra vez a loja durante quase uma semana... é assim a Natureza!

    Obrigado pelo relato!

    Grande abraço, muita força e tudo a correr bem!
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Pois eles estavam lá, tinha sido dia para fazer uma bela pesca, mas não aconteceu infelizmente para mim e felizmente para eles :)

      Respondendo à tua frase, são os tais defesos naturais, para os pescadores apeados, ainda querem mais!!!!!

      Obrigado eu pelo teu comentário ;) a ver vamos se o mar ou o limo deixa o pessoal fazer um dia de pesca como deve ser...
      Abraço e força aí.

      Eliminar
  2. Viva amigo.

    O inimigo nº1 da costa sul é o limo, se não fosse isso , farias pescas de sargos de luxo, mas na pesca há sempre um contra tempo. quando estamos bem a fazer uns peixes do nada algo muda e fica tudo de pantanas.

    Certamente passas-te um dia a maneira com o teu amigo Zé, como tu dizes e bem a pesca é mais do que os peixes que apanhamos ;)

    Belo berbigão para fazer um arroz, com sargos fritos:)
    Saúde amigo um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo João!
      É verdade, o limo a mim já me impediu de apanhar muito e muito peixe por aqui, com certeza que a outros pescadores também... É mais um obstáculo na pesca que veio para ficar :( enfim...

      Yah com o Zé os dias são sempre bem passados, com ele é sempre tudo muito tranquilo, um da vais conhecê-lo...

      Hahaha é mesmo, por acaso gosto muito desse menu ;)
      Abraço e força aí amigo.

      Eliminar